Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

27
Set06

A Batalha do Buçaco

Praia da Claridade

 
A Batalha do Buçaco, foi uma batalha travada durante a Guerra Peninsular, próxima do Luso, na Mealhada, a 27 de Setembro de 1810, faz hoje 196 anos, combatendo por um lado forças coligados portuguesas e britânicas, sob o comando de Arthur Wellesley, primeiro Duque de Wellington, e por outro as forças francesas lideradas pelo marechal André Massena.
 
Wellesley começou por ocupar a montanha do Buçaco com as suas forças (cerca de 25 mil portugueses e outros tantos ingleses), esperando aí pelos franceses que se retiravam das Linhas de Torres
, de onde saíram derrotados. Denominam-se Linhas de Torres Vedras, ou simplesmente Linhas de Torres, o extenso conjunto de linhas fortificadas que, à época da Guerra Peninsular, visava a defesa de Lisboa e o seu porto diante das tropas invasoras napoleónicas.
 
Foi atacado por cinco vezes sucessivas pelos 65 mil homens do marechal André Massena, mas não cedeu a posição. Massena não pôde ser bem sucedido no seu objectivo dado que desconhecia a disposição do inimigo no terreno, bem como o seu número – Wellington havia disposto as suas forças na outra vertente da Serra do Buçaco
, onde não podiam nem ser vistos nem facilmente atingidos com artilharia.
 
A Serra do Buçaco (antigamente usava-se também a grafia Bussaco, em tempos foi também chamada Serra de Alcoba) é uma elevação de Portugal Continental, com 549 metros de altitude. Situa-se no Luso, Mealhada, Distrito de Aveiro, região Centro.
 
O último assalto foi comandado pelas forças do Marechal Ney
e do general Reynier, mas foram incapazes de desalojar as forças anglo-lusas da sua posição, tendo perdido pelo menos 4.500 homens, mortos ou gravemente feridos, sendo que as perdas dos luso-britânicos ascendiam apenas a 1.250.
 
Após a batalha Wellesley retirou o seu exército em direcção às Linhas de Torres, em 10 de Outubro. Massena, por seu turno, iniciou a sua marcha de retirada de Portugal. Sem víveres para os seus homens, e constantemente perseguido por alguns esquadrões ingleses, bem como por grupos de guerrilha portugueses, que utilizando a táctica da terra queimada, inviabilizavam a sua sobrevivência - com efeito, Massena perdeu pelo menos mais 25 mil homens, capturados ou mortos pela fome, antes de chegar a Espanha no início de 1811. Por essa altura, todo o território português estava livre das forças francesas, excepto a Praça de Almeida, no Ribacôa, próxima da fronteira.
 
O Ribacôa é uma região da Beira Alta, situada entre a margem direita do rio Côa (este localizado na margem esquerda do rio Douro, perto de Vila Nova de Foz Côa, é dos poucos rios portugueses que efectua um percurso na direcção Sul-Norte) e a margem esquerda do rio Águeda
 (rio internacional que nasce em Espanha na Serra das Mesas, irmão gémeo do rio Côa, tem uma extensão de 130 quilómetros e desagua no Douro junto a Barca de Alva no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.
 
Refira-se ainda que a Batalha do Buçaco foi a primeira batalha da Guerra Peninsular em que as forças do reconstituído e reorganizado exército português participaram (o exército havia sido desmobilizado por Junot em Dezembro de 1807 e parte dele enviado para servir Napoleão como a Legião Portuguesa; só em 1809 havia sido restaurado e treinado pelo marechal inglês William Carr Beresford
).
 
Legião Portuguesa
 (organização miliciana portuguesa fundada em 1936 e que perdurou até ao 25 de Abril de 1974).
  
William Carr Beresford (Irlanda, 1768 — 8 de Janeiro de 1854), militar britânico, marechal (1809) e depois marechal-general (1816) do Exército português foi comandante durante toda a Guerra Peninsular, desde Março de 1809 até à revolução liberal de 1820, gozando de poderes de governação dada a ausência da Corte portuguesa, então refugiada no Brasil (1808-1821).
Fonte: Wikipédia.
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D