Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

23
Set06

O TVG

Praia da Claridade

 
O TGV na estação de Montparnasse, em Paris, França
 
O TGV na estação de Montparnasse, em Paris, França
 
 
 

A França foi o maior impulsionador deste tipo de comboios, com o seu TGV “Train Grand Vitesse”.
 
Em 23 de Setembro de 1981 (já faz hoje 25 anos !...) foi inaugurado o primeiro troço da linha Paris – Lyon e em 18 de Maio de 1990, um TGV, atinge os 515 km por hora na nova linha Paris-Tours, batendo o anterior recorde de velocidade ferroviário que era de 406 km por hora (1988, na Alemanha). Em 1993 é inaugurada a linha que une Paris à Bélgica, Holanda, Alemanha e ao Reino Unido através do Túnel da Mancha.
 
O TGV é o comboio a grande velocidade francês. Ele é um símbolo nacional na França e, até o momento, o comboio a grande velocidade de maior sucesso na Europa.
 
O TGV é construído pela empresa francesa Alstom, e TGV é uma marca registrada da SNCF (Société nationale des chemins de fer français), empresa pública de transporte ferroviário francesa.
 
Velocidades
 
O TGV viaja em linhas especiais conhecidas como LGV (ligne à grande vitesse, "linha de alta velocidade"), permitindo velocidades de 320 km/h em operação normal nas linhas mais recentes. O TGV também pode usar linhas convencionais, mas neste caso a velocidades mais baixas. O TGV tem um total de aproximadamente 200 destinos na França e no estrangeiro.
 
Durante um teste sem passageiros em 1990, o TGV alcançou a velocidade de 515,3 km/h. Com isso, o TGV é o comboio mais rápido do mundo.
 
Rede
 
A França tem aproximadamente 1.200 km de linhas TGV, construídas durante os últimos 20 anos, com quatro novas linhas propostas ou em construção.
 
Amesterdão e Colónia já são servidas pelos comboios TGV Thalys, circulando em linhas normais, apesar dessas linhas estarem a ser transformadas em linhas de alta velocidade. Londres é servida actualmente pelos comboios Eurostar, que circulam a alta velocidade pela linha do Eurotúnel e pela linha a alta velocidade inglesa (CTRL) até Londres.
 
TGV fora da França
 
A tecnologia do TGV foi adoptada por vários outros países:
  • Thalys, ligando a França à Bélgica, Alemanha e Países Baixos
  • Eurostar, ligando a Grã-Bretanha à França e Bélgica
  • Alfa Pendular, a linha de Alta Velocidade Portuguesa
  • AVE, a linha de alta velocidade na Espanha
  • KTX, a linha de alta velocidade na Coreia do Sul
  • Acela Express, comboio de alta velocidade construído por Bombardier, associado de Alstom, para os Estados Unidos da América, que usa a tecnologia motriz do TGV (apesar de o resto do comboio ser independente).
Alfa Pendular é o nome do comboio de alta velocidade pendolino dos Caminhos de Ferro Portugueses - CP. Liga as cidades de Braga, Porto, Coimbra, Lisboa, e Faro, entre outras. Atinge uma velocidade máxima de 220 km/h (136,7 mph). A sua tecnologia de pendolino permite-lhe fazer curvas a velocidades mais elevadas que os comboios convencionais. A combinação de alta velocidade ao virar com o movimento pendular das carruagens assegura uma experiência dinâmica. As carruagens foram desenhadas para operar na bitola ibérica, utilizada em Portugal. Os comboios são montados pela Alstom na fábrica da Amadora.
 
Impacto
 
As linhas de TGV reduziram consideravelmente o tráfego aéreo entre as cidades. Bruxelas–Paris em 90 minutos incrementou o intercâmbio entre as duas capitais, e, do mesmo modo, a linha Paris–Marselha reduziu o tempo de viagem em relação ao avião de maneira significativa.
Fonte: Wikipédia.
 
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D