Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

16
Set06

O Ozono

Praia da Claridade

 
16 de Setembro
Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono

 
Buraco na camada de ozono em 01 de outubro de 2001. Cortesia NASA. 
 
Buraco na camada de ozono em 01 de outubro de 2001. Cortesia NASA.
 
 

O Ozono é de composição molecular (O3), forma-se quando as moléculas de oxigénio (O2) se rompem devido à radiação ultravioleta e os átomos separados se combinam individualmente com outras moléculas de oxigénio.
 
Ozonosfera
 
A camada de ozono situa-se entre 16 a 30 quilómetros de altitude. Nesta região a camada é tão rarefeita que, se fosse comprimida à pressão atmosférica ao nível do mar, a sua espessura não ultrapassaria três milímetros. Esta camada tem a propriedade de absorver a radiação ultravioleta do Sol, por este motivo, sem a protecção do Ozono, as radiações causam graves danos aos organismos vivos que habitam a superfície do planeta Terra.
 
O que é Ozono
 
O Ozono (O3), é uma variedade alotrópica do elemento oxigénio (O), que ao invés de dois átomos contém três. A sua coloração é azul pálida. Este gás é extremamente oxidante e reactivo e a sua ocorrência natural é em pequenas quantidades na estratosfera.
 
Produção, liquefacção, solidificação e decomposição
 
Para produzir Ozono artificialmente, o processo dá-se com a passagem de um arco voltaico de alta tensão através de uma corrente de Oxigénio ou ar seco. A composição química do Ozono foi estabelecida em 1872. Naquela época descobriu-se que é cinquenta por cento mais denso que o oxigénio. O gás liquefaz-se à temperatura de -112° C, o seu congelamento dá-se a -251,4° C e a sua decomposição ocorre acima de 100° C, ou em temperatura ambiente quando usados catalisadores. Liquefeito, a sua coloração é azul-escura.
 
Existem vários métodos para a obtenção do Ozono industrial, um destes é a liquefacção, onde se utiliza uma mistura de Oxigénio-Ozono. No processo, esta separa-se em duas camadas, das quais a mais densa contém cerca de 75% de Ozono. Devido à sua extrema instabilidade e reactividade, os processos de produção são extremamente delicados e trabalhosos.
 
Utilização comercial
 
Na indústria, o Ozono é utilizado em misturas com outros gases devido à sua poderosa capacidade como agente oxidante, sobretudo na transformação de alcenos em aldeídos, cetonas ou ácidos carboxílicos. Também é um poderoso germicida, empregado na esterilização de água potável e na remoção de sabores e odores indesejáveis. Também serve como agente branqueador para compostos orgânicos.
 
Ocorrência na Atmosfera
 
Sabe-se que na atmosfera, a maior ocorrência de ozono natural se dá entre trinta e cinquenta quilómetros de altitude. No final do século XX foram constatadas formações e ampliações de buracos na camada de ozono, principalmente sobre o Pólo Sul. Acredita-se que grande parte do aumento do buraco da camada de Ozono, ocorre pelo uso desenfreado de produtos à base clorofluorcarbonetos (CFCs) e hidrocarbonetos alifáticos halogenados (halons), que liberam gases destruidores do Ozono.
 
Ozono como poluente
 
Curiosamente o ozono presente na troposfera é um perigoso poluente que, para além de provocar problemas respiratórios e o smog, degrada tecidos e danifica plantas, o que contrasta com o papel protector que geralmente é atribuído ao ozono estractosférico. O Ozono é produzido, principalmente, por motores. Isso inclui tanto os motores a combustão como os eléctricos.
 
Névoa seca (também conhecida por haze, smog ou nevoeiro fotoquímico) é formada quando há a condensação de vapor de água, porém, em associação com a poeira, fumaça e outros poluentes, o que dá um aspecto acinzentado ao ar. É muito comum a ocorrência desse fenómeno nas grandes cidades e metrópoles, sobretudo nos dias frios de Inverno, quando ocorrem associados à presença de uma inversão térmica.
Fonte: Wikipédia.
 
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D