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PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

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01
Set06

O Canal de Suez

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O Canal de Suez



O Canal de Suez  é um canal longo de 163 km que liga Port-Saïd, porto egípcio no
Mar Mediterrâneo, a Suez, no Mar Vermelho.
 
Ele permite às embarcações irem da Europa à Ásia sem terem que contornar a África pelo
Cabo da Boa Esperança
. Antes da sua construção, as mercadorias tinham que ser transportadas por terra entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.
 
História
Antiguidade
 
Possivelmente no começo da 12ª Dinastia o faraó Senuseret III (1878 a.C. - 1839 a.C.) deve ter construído um canal oeste-leste escavado através do Wadi Tumilat, unindo o
Rio Nilo ao Mar Vermelho, para o comércio directo com Punt. Evidências indicam a sua existência pelo menos no século 13 a.C. durante o reinado de Ramsés II. Mais tarde entrou em decadência, e de acordo com a História do historiador grego Heródoto, o canal foi re-escavado por volta de 600 a.C. por Necho II, embora Necho II não tenha completado o seu projecto.
 
O canal foi finalmente completado em cerca de 500 a.C. pelo rei Dario I, o conquistador persa do Egipto. Dario comemorou o seu feito com inúmeras estelas de granito que ele ergue às margens do Nilo, incluindo uma próximo a Kabret, a 130 km de Suez, onde se lê:
Diz o rei Dario: Eu sou um persa. Partindo da Pérsia, conquistei o Egipto. Eu ordenei que esse canal fosse escavado a partir do rio chamado Nilo que corre no Egipto, até ao mar que começa na Pérsia. Quando o canal foi escavado como eu ordenei, navios vieram do Egipto através deste canal para a Pérsia, como era a minha intenção.
O canal foi novamente restaurado por Ptolomeu II Filadelfo por volta de 250 a.C. Nos próximos 1000 anos ele será sucessivamente modificado, destruído, e reconstruído, até ser totalmente abandonado no século VIII pelo califa abássida Al-Mansur.
 
  
O moderno Canal de Suez
 
A Companhia Suez de Ferdinand de Lesseps construiu o canal entre 1859 e 1869. No final dos trabalhos, o Egipto e a França eram os proprietários do canal.
 
Estima-se que 1,5 milhões de egípcios tenham participado à construção do canal e que 125.000 morreram, principalmente da cólera.
 
Em 17 de Fevereiro de 1867, o primeiro navio atravessou o canal, mas a inauguração oficial foi em 17 de Novembro de 1869. O imperador Napoleão III estava presente, e foi a première da ópera Aïda.Também presente como jornalista convidado, o escritor português
Eça de Queirós escreveu uma reportagem para o Diário de Notícias de Lisboa.
 
A dívida externa do Egipto obrigou o país a vender a sua parte do canal ao Reino Unido, que garantia assim a sua rota para as Índias. Essa compra, conduzida pelo primeiro-ministro Disraeli, foi financiada por um empréstimo do banco Rotschild. As tropas britânicas instalaram-se nas margens do canal, para o proteger, em 1882.
 
Mais tarde, durante a Primeira Guerra Mundial, os ingleses negociaram o Acordo Sykes-Picot, que dividia o Médio Oriente, de modo a afastar a influência francesa do canal.
 
Em 26 de Julho de 1956, Nasser nacionaliza a Companhia do Canal com o intuito de financiar a construção da Barragem de Assuão, após a recusa dos Estados Unidos de fornecer os fundos necessários. Em represália, os bens egípcios foram congelados e a ajuda alimentar suprimida. Os principais accionistas do canal eram, então, os britânicos e os franceses. Além disso, Nasser denuncia a presença colonial do Reino Unido no Médio Oriente e apoia os nacionalistas na Guerra da Argélia. O Reino Unido, a França e Israel lançam-se então numa operação militar, baptizada "operação mosqueteiro", em 29 de Outubro de 1956. A Crise do Canal de Suez durou uma semana. A Nações Unidas confirmaram a legitimidade egípcia e condenaram a expedição franco-israelo-britânica com uma resolução.
 
Após a Guerra dos Seis Dias de 1967, o canal permaneceu fechado até 1975, com uma força de manutenção da paz da ONU permanecendo lá estacionada até 1974.
 
Características
 
O canal não possui eclusas, pois todo o trajecto está ao nível do mar, contrariamente ao
Canal do Panamá. O seu traçado apoia-se em três planos de água, os lagos Manzala, Timsah e Amer.
 
O canal permite a passagem de navios de 15 m de quilha submersa, mas estão previstos trabalhos a fim de permitir a passagem de superpetroleiros até 22 metros no ano de 2010. Actualmente, esses enormes navios devem descarregar uma parte da carga num barco que pertence ao canal para o poderem atravessar.
 
A sua largura média é de 365 metros, dos quais 190 m são navegáveis. Inicialmente, esses dois valores eram de 52 e 44 m. Situados dos dois lados do canal, os canais de derivação atingem a largura total da obra a 195 km.
 
Aproximadamente 15.000 navios por ano atravessam o canal, representando 14% do transporte mundial de mercadorias. Uma travessia demora de 11 a 16 horas.

Zona do Canal de Suez
  • 25 de Abril 1859  - início da construção do canal.
  • 16 de Novembro de 1869  - o Canal de Suez é aberto; operado e pertencente à Companhia do Canal de Suez (Compagnie Universelle du Canal Maritime de Suez).
  • 25 de Novembro de 1875  - o Reino Unido torna-se accionista maioritário do Canal de Suez (172.602 acções de um total de 400.000 acções ordinárias).
  • 25 de Agosto de 1882  - os britânicos tomam o controle do canal.
  • 14 de Novembro de 1936  - a Zona do Canal de Suez é estabelecida, sob controle britânico.
  • 13 de Junho de 1956  - a Zona do Canal de Suez é devolvida ao Egipto.
  • 26 de Julho de 1956  - o Egipto nacionaliza o Canal de Suez.
  • 5 de Novembro de 1956 - 22 de Novembro de 1956 - forças francesas, britânicas e israelitas ocupam a Zona do Canal de Suez.
  • 22 de Dezembro de 1956  - o canal é novamente devolvido ao Egipto.
  • 10 de Abril de 1957  - o canal é reaberto.
  • 5 de Junho de 1967 - 5 de Junho de 1975 - o canal é fechado e bloqueado pelo Egipto.
Fonte: Wikipédia.

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