Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

13
Jan06

Portal do Astrónomo (205)

Praia da Claridade

www.portaldoastronomo.org


NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia
Newsletter n.º 205


Se está interessado em iniciar-se na observação astronómica, não deixe de ler o nosso Tema do Mês. Depois de na semana passada ter sido salientada a importância de conhecer o céu a olho nu, esta semana são fornecidas algumas pistas sobre a utilização de binóculos e telescópio nas observações.

Durante a próxima semana a Lua vai reinar os céus, uma vez que já amanhã às 9h48 UT ela chega à fase de Cheia. A partir dai a Lua vai "minguando", passando a surgir progressivamente mais tarde no céu nocturno. Mas no próximo dia 15, a Lua vai passar bastante perto de Saturno e do Presépio, também conhecido como Enxame da Colmeia. A maior aproximação não vai ser visível em Portugal, uma vez que ocorre durante o dia e com a Lua abaixo do horizonte, mas ao inicio da noite vai ser possível observar o contraste entre a brilhante Lua com quase 100% de iluminação, e o mais modesto Saturno, com magnitude -0,2.
Quando for noite em Portugal já a separação será bastante grande, sendo necessário uns binóculos com no máximo 8x de ampliação para observar o grande enxame, Saturno, e a Lua no mesmo campo.

---

25 anos à espera para medir Caronte


http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=609 

A ocultação estelar por Caronte, que ocorreu no passado dia 11 de Julho de 2005, permitiu aos astrónomos determinarem, com uma precisão sem precedentes, o raio e a densidade da maior lua de Plutão, assim como concluir que não existe uma atmosfera significativa neste satélite. Caronte tem um raio aproximado de 606 km, e uma densidade cerca de um terço da densidade da Terra, o que reflecte a sua composição de rocha e gelo: a sua fracção de massa rochosa é 0,63. Os resultados são a favor de um cenário de formação de Caronte por impacto.

O regresso da Missão Stardust

http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=610

Nas primeiras horas da manhã do dia 15 de Janeiro, a Missão Stardust (NASA) regressará à Terra, depois de uma jornada de 4,63 mil milhões de quilómetros, em que descreveu várias voltas em torno do Sol. A missão transporta consigo uma preciosa bagagem constituída por partículas de cometa, resultantes do seu encontro com o cometa Wild 2, em Janeiro de 2004, e também de partículas de poeira interestelar. Os cientistas acreditam que a análise deste material irá ajudar a encontrar as respostas para uma série de perguntas fundamentais acerca do Sistema Solar.

Fontewww.portaldoastronomo.org  -  O Portal do Astrónomo.




</a>







1 comentário

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D