Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

17
Ago06

Transporte público urbano

Praia da Claridade
 
Faz hoje precisamente 59 anos, que se estreou em Coimbra, e no país, um novo tipo de viatura, movido a electricidade, que prometia revolucionar a rede de transportes públicos da cidade, o trólei.
 
Com a devida vénia, transcrevo um comentário inserido hoje, neste blog, nas comemorações do 100.º aniversário do nascimento de Marcello Caetano:
 
De
Ricardo
a 17 de Agosto de 2006 às 10:16
Já agora, hoje não é só o 100º aniversário do nascimento de Marcelo Caetano, é também o 59º aniversário do trólei de Coimbra. Numa altura em que se fala de metros e TGV, convém relembrar este veículo histórico.
Um abraço.
http://www.diariocoimbra.pt/13245.htm
http://paginas.fe.up.pt/histel/fhistre/NOT_trolei.pdf#search=%22trolei%22
 
Aproveitando este comentário, que agradeço, e aconselhando uma visita aos dois endereços indicado acima, e também ao blog
http://chavedespedro.blogspot.com/, de Ricardo, completo com mais alguns pormenores:
 
Os transportes públicos numa cidade providenciam o deslocamento de pessoas de um ponto a outro na área dessa cidade. A grande maioria das áreas urbanas de médio e grande porte possuem algum tipo de transporte público urbano. O seu fornecimento adequado é, geralmente, de responsabilidade municipal, embora o município possa conceder licenças, às vezes acompanhadas de subsídios, a companhias particulares.
 
O transporte público urbano é parte essencial de uma cidade. Diminui a poluição, uma vez que menos carros são utilizados para a locomoção de pessoas.
 

Os «autocarros movidos a electricidade», contribuem, como os tróleis, geralmente chamados "tróleis" ou " troleicarros", uma tradição na cidade de Coimbra,  para "um melhor ambiente na cidade", pois «a poluição destas viaturas é praticamente nenhuma".
 

5 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D