
Dália Fada do Outono
Dahlia, nome comum dália, é um género botânico pertencente à família Asteraceae. É uma herbácea de porte médio, perene. Quando adulta, a planta chega a atingir até 1,50 m.
É originária do México, onde é muito popular. Os índios daquela região foram os primeiros a cultivar dálias, ainda no período do Império Asteca. Por volta do final do século XVIII, o director do Jardim Botânico de Madrid encantou-se com a flor, durante uma visita ao México. Foi o suficiente para que a dália atravessasse o oceano e chegasse à Europa, onde se adaptou muito bem ao clima temperado.
Foi o botânico sueco A. Dahl, responsável pela expansão das dálias pela região nórdica da Europa, que inspirou o nome da flor. Os holandeses e os franceses foram os maiores incentivadores do cultivo e da produção de inúmeras espécies híbridas de dálias. Foi a imigração holandesa que contribuiu muito para a propagação desta flor no Brasil.
Hoje, graças ao surgimento de vários híbridos, podemos encontrar diversos tipos de dálias, o que resulta numa grande variedade de formas (pompom, bola, decorativa, etc.) e cores (branca, alaranjada, vermelha, amarela, pink). São mais de três mil variedades resultantes de cruzamentos com outras espécies, como os crisântemos, por exemplo.
- Reprodução: por meio de sementes, estacas das pontas dos ramos ou divisão das raízes do tubérculo; sendo que esta última permite a propagação de um exemplar com características idênticas às da planta-mãe.
- Substrato ideal para o plantio: 2 partes de terra comum, 2 partes de terra vegetal e 1 parte de areia.
- Clima ideal: ameno.
- Luminosidade: Em locais de clima frio, precisa de no mínimo 4 horas de sol pleno; já em clima quente, recomenda-se o cultivo à meia-sombra.
- Regas: manter o solo sempre húmido, sem encharcar.
- Floração: produz flores isoladas na Primavera e no Verão, em várias cores.
- Cuidados: necessita de protecção contra ventos e adubação orgânica a cada 3 meses.
Fonte: Wikipédia.
De
smareis a 8 de Agosto de 2006 às 04:25
Olá meu amigo!
Vim agradecer pela visita e pelo carinho. Eu adorei essa Dália. Me fez lembrar de minha mamãe que adorava essa flôr. Muito interessante a característica da Dália. É bom aprender sobre flôres, faz bem pra alma.Ótimo começo de semana pra vc!
Voltarei!
Abraço!
Se eu tivesse um jardim havia de cultivar dálias porque as acho umas flores lindas.
Quanto ao nascer e pôr do sol, é uma das razões porque não gosto do Algarve é porque o sol nasce no mar e se põe, lá para trás, para as serras. E eu quando estou na praia não dispenso um belo pôr do sol em pleno mar.
mais vale dália que comprália...mas enfim !
Um abração ó Filipão !
Dálias! São uma beleza para o Ventor e também para mim, mas este mundo é muito complicado e não só com as flores. Até para produzir ervas para mim, o Ventor vê-se aflito, mas as flores, basta olhá-las e esqueço logo as ervas.
Gosto muito de Dálias. Fiquei a saber mais sobre o seu cultivo.
Olha, já publiquei um poema: "O efeito de uma flor", em que o mote foi precisamente, uma Dália!
Está postado no meu blog, em poemas, só não me lembro se foi no mês passado ou no anterior.
Beijos
chicailheu
Ol á outro dia sai sem comentar as D á lias por isso aqui estou hoje.
Este ano coloquei muitas batatas de D á lias e elas começaram a nascer primeiro umas amarelas grandes e despenteadas, depois umas cor de vinho mais pequenas, tem estado lindo uma meu jardim, claro que a noite rego, e as vezes mesmo de manhã acontece que á alguns dias atr á s os botões das cor de vinho que estavam meios abertos com o calor parece que cozeram, ficaram mesmo cozidos e secos agoram parecem que foram queimadas com um maçarico, estou um pouco triste, estavam carregadas de botões. as que tinha aberto estam bonitas mas as outras.
Beijinhos.
Aldora
De Maria Elisa a 11 de Agosto de 2006 às 15:55
Olá meu amigo Filipe! Pois como sempre na corrida,mas eu venho é sagrado,sobre as Dálias adoro,já tive de todas as qualidades em casas a onde tinha terreno,agora não mas sempre que posso tenho flores!Pois as Flores são como as crianças o melhor deste mundo sem maldade,inveja,igoísmo,pois se tudo fosse sem,a maldade dos homems que beleza seria este mundo para todos,todos diferentes mas todos iguais.
Amigo Filipe um beijinho do coração
Maria Elisa
De Dália a 5 de Agosto de 2008 às 00:16
são lindas estas flores
modesta parte tambem me chamo DÁLIA
DÁLIA... uma linda flor para nome de Mulher.
Agradeço a visita a este blog e o comentário.
Comentar Artigo