Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

15
Jan06

Astronáutica: Actividade Extra-Veicular

Praia da Claridade

Primeiro passeio no espaço
Primeiro "passeio no espaço" dos Estados Unidos
executado pelo astronauta Ed White da missão Gemini IV - 3 de Junho de 1965




EVA
(Extra-vehicular Activity, ou em português, Actividade Extra-Veicular) é um acrónimo  (sigla, agrupamento das iniciais de várias palavras, formando uma abreviatura geralmente pronunciável)  na gíria da Astronáutica para designar operações desenvolvidas no espaço pelos astronautas em espaço aberto. O termo geralmente refere-se a caminhadas no espaço fora do veículo ou estação espacial em órbita da Terra, embora também se aplique a operações na superfície da Lua.

A primeira actividade extra-veicular da história foi na missão Voskhod 2. Após 90 minutos do início da missão, no final da primeira órbita, o cosmonauta Alexei Leonov vestiu um traje espacial, e enquanto o seu companheiro de voo permanecia dentro da nave espacial, ele "caminhou" no espaço durante 20 minutos. Iniciou o seu passeio no espaço sobre o norte da África, próximo ao Sudão, e terminou no este da Sibéria.

A primeira actividade extra-veicular dos Estados Unidos ocorreu na missão Gemini IV, em Junho de 1965, com o astronauta Edward H. White II. A primeira e única actividade extra-veicular em espaço aberto, fora da órbita terrestre, ocorreu na missão Apollo 15, com o astronauta Alfred Worden, durante a viagem de retorno da Lua.

Uma estação espacial é uma estrutura artificial concebida para a permanência humana no espaço. A distinção entre uma estação espacial e uma nave espacial reside na ausência de sistemas de propulsão ou de aterragem — em vez disso, são necessários outros veículos para transportes de e para a estação. As estações espaciais são desenhadas para suportar a vida em órbita a médio prazo, por períodos de semanas, meses, ou mesmo anos.

As estações espaciais são utilizadas para estudar os efeitos no corpo humano de longos períodos de permanência no espaço, bem como para proporcionar melhores plataformas para investigação científica, comparativamente a outros veículos espaciais.

A expressão "estação espacial" foi cunhada pelo alemão Hermann Oberth em 1923 para descrever uma estrutura que serviria como ponto de partida para viagens à Lua e Marte.


Estações espaciais do passado e actuais:

  • Programa Salyut: Salyut 1, Salyut 4, Salyut 6 e Salyut 7
  • Programa Almaz: Salyut 2, Salyut 3 e Salyut 5
  • Skylab
  • Mir
  • Estação Espacial Internacional (ISS)

  • Adicionalmente, a Bigelow Aerospace encontra-se a desenvolver módulos habitacionais insufláveis, destinados à construção de estações espaciais.

    Desde o voo da
    Soyuz 11 à Salyut 11, todas as missões tripuladas ultrapassaram o seu recorde no embarque com estações espaciais. O recorde actual de 437,7 dias foi estabelecido por Valeri Polyakov na MIR de 1994 a 1995. Em 2000, 3 astronautas completaram missões de mais de um ano de duração, todas na MIR.

    Mir (Мир, que tanto significa mundo como paz em russo) é o nome de uma famosa estação espacial soviética (e, mais tarde, Russa). Foi a primeira estação de pesquisa científica habitada permanentemente e a longo prazo no espaço. Depois de várias colaborações conjuntas, tornou-se internacional, ao permitir a acessibilidade a cosmonautas e astronautas de diferentes países. A Mir foi construída a partir da junção de vários módulos, enviados separadamente para o local, de 19 de Fevereiro de 1986 a 1996. Originalmente concebida para se manter no espaço até 1991, ela continuou em funcionamento até 23 de Março de 2001.

    Alguns desenhos de estações espaciais foram propostos como
    habitats espaciais de longo prazo para grandes quantidades de pessoas, essencialmente "cidades no espaço", onde as pessoas se instalassem permanentemente. No entanto estas concepções não passam de hipotéticas, e nunca foram consideradas para implementação.
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

















1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D