Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

28
Jul06

O Mar da Galileia

Praia da Claridade

 
O Mar da Galileia
 
 
 

O Mar da Galileia, também dito Mar de Tiberíades (cidade no norte de Israel, situada às margens do Mar da Galileia) ou Lago de Genesaré, é um extenso lago de água doce, o maior de Israel, com comprimento máximo de cerca de dezanove quilómetros e largura máxima de cerca de treze. Na moderna língua hebraica é conhecido por Yam Kinneret. Desagua nele o rio Jordão, que vem do Monte Hérmon (nas águas do mar da Galileia pode-se, por vezes, ver o reflexo do cume do Monte Hérmon toucado de neve) e de Cesareia de Filipe, e que depois segue para o Mar Morto.
 
O Mar da Galileia fica a 213 metros abaixo do nível do Mediterrâneo. Nos tempos do Novo Testamento, ficavam nas suas costas a cidade de Tiberíades — fundada por Herodes Antipas ao tempo da infância de Jesus —, Cafarnaum, Betsaida e Genesaré.
  
A nascente do Mar da Galileia, ficam os montes Golã (um planalto na fronteira entre Israel, Líbano, Jordânia e Síria).
 
 
História
 
Era bíblica
 
Grande parte do ministério de Jesus Cristo decorreu nas margens do Lago de Genesaré. Naqueles tempos havia uma faixa de povoamentos à volta do lago e muito comércio e transporte por barco. Os evangelhos de Marcos (1:14-20) e Mateus (4:18-22) descrevem como Jesus recrutou quatro dos seus apóstolos nas margens do Lago de Genesaré: o pescador Pedro e o seu irmão André, e os irmãos João e Tiago. Um famoso episódio evangélico, o Sermão da Montanha, teve lugar numa colina com vista para o lago. Muitos dos seus milagres também aconteceram aqui: caminhada pela água, acalmar uma tempestade, alimentar cinco mil pessoas e muitos outros.
 
Em 135, a segunda revolta judaica contra os Romanos, chamada de "revolta de Bar Cosiba " (líder da revolta contra Roma), foi derrotada. Os romanos responderam com o exílio forçado de todos os judeus de Jerusalém. O centro da cultura judaica passou então a ser esta região do Quineret, particularmente a cidade de Tiberíades. Foi provavelmente nesta região que o chamado "Talmud de Jerusalém" foi compilado.
 
O Talmud é uma compilação, que data de 499 d.C, de leis e tradições judaicas, consistindo-se em 63 (sessenta e três) tratados de assuntos legais, éticos e históricos. O Judaísmo ortodoxo e o conservador baseiam suas leis geralmente nas decisões encontradas no Talmud.
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D