Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

18
Jul06

Atol

Praia da Claridade

 
Um atol visto do espaço
 
Um ATOL visto do espaço
 
 

Um Atol é uma ilha em forma de anel feita de corais e outros invertebra­dos, aproximadamente circular, constituindo no seu in­terior uma laguna.
 
Kiritimati ou ilha Christmas é uma ilha do Pacífico, parte da república de Kiribati. É considerada o maior atol do mundo. Tem 642 km² de superfície emersa o que representa 70% do território de Kiribati.
 
É o primeiro local habitado do mundo a ver o nascer em cada dia. Tem cerca de 5 mil habitantes.
 
Kiritimati foi descoberta por James Cook em 1774. Foi reclamada pelos Estados Unidos em 1854, mas foi anexada pelos britânicos em 1888. Em 1957 foi efectuado aqui o primeiro teste da bomba de hidrogénio britânica. Tornou-se parte de Kiribati em 1979.
 
O Kiribati (ou Quiribati) é um país da Micronésia e Polinésia que ocupa uma área muito vasta do Oceano Pacífico, mas que é bastante pequeno em termos de área terrestre. Compreende vários grupos de ilhas. De oeste para leste: a ilha de Banaba, as ilhas Gilbert, as ilhas Phoenix e as Espórades Equatoriais à excepção de algumas possessões norte-americanas a norte do arquipélago. Tem fronteira marítima com as Ilhas Marshall, a noroeste, com a possessão dos Estados Unidos da América das ilhas Howland e Baker, a norte, com as três possessões dos Estados Unidos da América nas Espórades Equatoriais, também a norte (Kingman, Palmyra e Jarvis), com o território francês da Polinésia Francesa, a sueste, com as possessões neo-zelandesas das Ilhas Cook e de Tokelau, a sul, com Tuvalu, também a sul, e com Nauru, a oeste. Capital: Bairiki.
 
As Espórades Equatoriais ou Ilhas da Linha (do Equador, por o atravessarem) são um grupo de 11 ilhas coralinas no Oceano Pacífico, a sul do Havai e a norte da Polinésia Francesa. Pertencem à república de Kiribati, com excepção das duas mais a norte, que pertencem aos Estados Unidos da América, Palmyra e Jarvis, que são desabitadas. Têm cerca de 9.000 habitantes de origem gilbertina (ilhas Gilbert), principalmente em Kiritimati, que é o maior atol do mundo.
 
Estas ilhas formam uma zona horária peculiar: UTC + 14, ou seja, têm a mesma hora que no Havai, mas no dia seguinte e chegam a ter 25 horas de diferença de outras ilhas da Oceania, em virtude da Linha Internacional de Mudança de Data  (International Date Line, no mapa abaixo).
 
O Havai localiza-se num arquipélago no meio do Oceano Pacífico, podendo ser considerada o Estado americano mais isolado em relação ao resto do país. A sua capital e maior cidade, Honolulu, localiza-se a mais de 3,8 mil quilómetros longe de qualquer outro Estado americano. O Havai é o estado mais meridional de todo o país. O Havai é considerado parte dos Estados do Pacífico. A economia do Estado está baseada primariamente no turismo.
 
Linha Internacional de Mudança de Data
 
                                     Algumas ilhas mencionadas no texto
                              e a Linha Internacional de Mudança de Data
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D