Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

11
Jun06

O Palácio de Westminster

Praia da Claridade

 
Palácio de Westminster em Londres
 
Palácio de Westminster em Londres
 
 
 

O Palácio de Westminster - também conhecido como Casas do Parlamento (Houses of Parliament, em inglês) é a sede do parlamento britânico. É considerado um dos edifícios mais célebres do mundo.
 
O primeiro palácio foi construído por Eduardo, o Confessor, que subiu ao trono em 1042. 45 anos depois, Guilherme Rufus, filho de Guilherme, o conquistador, fez acrescentar aos apartamentos a Westminster Hall - a mais elegante da Europa - e aqui se baqueteou [tocou tambor com baquetas] em 1099.
 
Henrique III, no século XIII, juntou-lhe a Câmara Pintada e, durante o seu reinado, o Parlamento (do francês "parler") teve aqui a sua origem. Em 1265 os cavaleiros das regiões e os burgueses das cidades reuniram-se ali. Trinta anos mais tarde um Parlamento Modelo, mais democrático, reuniu-se com os representantes eleitos, em lugar de serem nomeados. Por volta de 1550 os membros dos Comuns e dos Lordes encontraram-se separadamente, reunindo-se com os membros do Parlamento na magnífica Capela do Santo Estêvão, desconsagrada.
 
Entretanto, a impressionante Westminster Hall tinha sido reconstruída: tecto de traves descobertas e canto entalhados. Quando Carlos II subiu ao trono em 1660, o crânio de Cromwell ficou enfiado num sabre do telhado, ficou apodrecido por 25 anos. Com o século XIX a falta de espaço tornou-se o problema principal.
 
Apressavam-se de maneira dramática os projectos de reconstrução quando o céu nocturno de Londres foi iluminado por chamas violentas. O Palácio de Westminster foi submerso por um mar de chamas no incêndio de 1834. Sir Charles Barry recebeu o encargo da reconstrução, no esplendor do estilo gótico, com a ajuda de August Pugin que realizou a pitoresca decoração. A Capela do Santo Estêvão passou a ser Hall de Santo Estêvão - um amplo corredor com quadros e esculturas em mármore e uma placa de latão no pavimento, a indicar o lugar onde era colocada a cadeira do Speaker. A cripta sobrevive, tal como a Westminster Hall, ainda que a adjacente Câmara dos Comuns tenha sido de novo destruída duramente na Segunda Guerra Mundial.
 
Todos os cidadãos britânicos têm o direito tradicional de pedir para verem os seus membros do Parlamento, encontrando-se na descoradíssima Central Lobby. Durante as reuniões do Parlamento é possível assistir aos debates, das Strangers' Galleries. Até a Rainha está sujeita a restrições. Durante o State Opening of Parlament deve sentar-se no trono entre os Lordes enquanto o Primeiro-Ministro e os membros do Gabinete são convidados a entrar pela Câmara dos Comuns - um costume que remonta à intrusão arbitrária de Carlos I para pedir a prisão de cinco membros do Parlamento.
Mas falhou no seu propósito.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D