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21
Jan06

Hovercraft

Praia da Claridade

Hovercraft da marinha norte-americana
Hovercraft da marinha norte-americana



Um hovercraft é um veículo que se apoia num colchão de ar. É capaz de atravessar diversos tipos de solo e também se pode deslocar na água. Os hovercrafts também são chamados "veículos sobre colchão de ar".

O hovercraft foi inventado em 1952 pelo inventor britânico Sir Christopher Cockerell, que foi condecorado pelo seu trabalho como engenheiro em 1969.

Através de uma simples experiência envolvendo o motor de um aspirador de pó e dois tubos cilíndricos, ele demonstrou o princípio de funcionamento de um veículo suspenso num colchão de ar, empurrado para fora sob pressão, tornando possível movê-lo facilmente sobre várias superfícies. Este princípio permitiria-o deslocar-se sobre a lama, água, terrenos alagados e também sobre terra firme.

A empresa britânica Saunders Roe, fabricante de aviões, desenvolveu o primeiro hovercraft viável para transporte de passageiros, o SR-N1, o qual conduziu vários programas de teste entre 1959 e 1961 (a primeira exibição pública foi em 1959), incluindo uma travessia do Canal da Mancha. Descobriu-se nestes testes que a flutuação do hovercraft melhoraria com a adição de uma "saia" de tecido flexível ou de borracha em volta da sua borda, para reter o ar.

O SR-N1 era impulsionado por um motor a pistão, era propulsionado pelo ar expelido, e podia levar pouco mais do que o seu próprio peso e o de dois homens.

O primeiro hovercraft realmente desenvolvido para o transporte de passageiros era o Vickers VA-3, o qual, no verão de 1961, transportou regularmente passageiros ao longo da costa norte do País de Gales, desde a localidade de Wallasey até Rhyl. Era impulsionado por duas turbinas de avião e movido a hélice.

Durante a década de 1960, a Saunders Roe desenvolveu vários projectos em tamanho maior que poderiam transportar passageiros, incluindo o SR-N6, que operou uma linha para a Ilha de Wight por vários anos. As operações iniciaram-se a 24 de Julho de 1965 usando o SR-N6, que carregava apenas 38 passageiros. Dois modernos hovercrafts para 98 passageiros fazem agora esta linha, e mais de 20 milhões de passageiros usaram o serviço até 2004.

Em 1970 os maiores hovercrafts britânicos estavam em serviço, os SR-N4, transportando regularmente automóveis e passageiros através do Canal da Mancha, entre Dover (Reino Unido) e Calais (França). Este serviço foi extinto em 2002 quando o Eurotúnel, unindo a França à Inglaterra, tornou mais rápido o tráfego através do canal.

O sucesso comercial dos hovercrafts sofreu com o rápido aumento do preço dos combustíveis no final dos anos 70 em seguida ao conflito no Médio Oriente. Outros tipos de embarcações, como os aerobarcos utilizam menos combustível e podem efectuar a maioria das tarefas de um hovercraft no transporte aquático. Os hovercrafts têm sido desenvolvidos tanto para actividades civis quanto militares, porém hoje, exceptuando-se a travessia para a Ilha de Wight, os hovercrafts desapareceram das Ilhas Britânicas.

Tem crescido o número de pequenos hovercrafts de construção ou montagem caseiras, utilizados para o lazer e para competições, principalmente em lagos interiores e rios, mas também em áreas pantanosas e em alguns estuários.

Tipicamente, os hovercrafts têm dois ou mais motores separados. Um dos motores é responsável pelo levantamento do veículo ao empurrar o ar para o interior da saia de borracha. Um ou mais motores adicionais são usados para proporcionar força propulsora para deslocar o barco na direcção desejada.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




















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