Sábado, 21 de Janeiro de 2006

Hovercraft

Hovercraft da marinha norte-americana
Hovercraft da marinha norte-americana


Um hovercraft é um veículo que se apoia num colchão de ar. É capaz de atravessar diversos tipos de solo e também se pode deslocar na água. Os hovercrafts também são chamados "veículos sobre colchão de ar".

O hovercraft foi inventado em 1952 pelo inventor britânico Sir Christopher Cockerell, que foi condecorado pelo seu trabalho como engenheiro em 1969.

Através de uma simples experiência envolvendo o motor de um aspirador de pó e dois tubos cilíndricos, ele demonstrou o princípio de funcionamento de um veículo suspenso num colchão de ar, empurrado para fora sob pressão, tornando possível movê-lo facilmente sobre várias superfícies. Este princípio permitiria-o deslocar-se sobre a lama, água, terrenos alagados e também sobre terra firme.

A empresa britânica Saunders Roe, fabricante de aviões, desenvolveu o primeiro hovercraft viável para transporte de passageiros, o SR-N1, o qual conduziu vários programas de teste entre 1959 e 1961 (a primeira exibição pública foi em 1959), incluindo uma travessia do Canal da Mancha. Descobriu-se nestes testes que a flutuação do hovercraft melhoraria com a adição de uma "saia" de tecido flexível ou de borracha em volta da sua borda, para reter o ar.

O SR-N1 era impulsionado por um motor a pistão, era propulsionado pelo ar expelido, e podia levar pouco mais do que o seu próprio peso e o de dois homens.

O primeiro hovercraft realmente desenvolvido para o transporte de passageiros era o Vickers VA-3, o qual, no verão de 1961, transportou regularmente passageiros ao longo da costa norte do País de Gales, desde a localidade de Wallasey até Rhyl. Era impulsionado por duas turbinas de avião e movido a hélice.

Durante a década de 1960, a Saunders Roe desenvolveu vários projectos em tamanho maior que poderiam transportar passageiros, incluindo o SR-N6, que operou uma linha para a Ilha de Wight por vários anos. As operações iniciaram-se a 24 de Julho de 1965 usando o SR-N6, que carregava apenas 38 passageiros. Dois modernos hovercrafts para 98 passageiros fazem agora esta linha, e mais de 20 milhões de passageiros usaram o serviço até 2004.

Em 1970 os maiores hovercrafts britânicos estavam em serviço, os SR-N4, transportando regularmente automóveis e passageiros através do Canal da Mancha, entre Dover (Reino Unido) e Calais (França). Este serviço foi extinto em 2002 quando o Eurotúnel, unindo a França à Inglaterra, tornou mais rápido o tráfego através do canal.

O sucesso comercial dos hovercrafts sofreu com o rápido aumento do preço dos combustíveis no final dos anos 70 em seguida ao conflito no Médio Oriente. Outros tipos de embarcações, como os aerobarcos utilizam menos combustível e podem efectuar a maioria das tarefas de um hovercraft no transporte aquático. Os hovercrafts têm sido desenvolvidos tanto para actividades civis quanto militares, porém hoje, exceptuando-se a travessia para a Ilha de Wight, os hovercrafts desapareceram das Ilhas Britânicas.

Tem crescido o número de pequenos hovercrafts de construção ou montagem caseiras, utilizados para o lazer e para competições, principalmente em lagos interiores e rios, mas também em áreas pantanosas e em alguns estuários.

Tipicamente, os hovercrafts têm dois ou mais motores separados. Um dos motores é responsável pelo levantamento do veículo ao empurrar o ar para o interior da saia de borracha. Um ou mais motores adicionais são usados para proporcionar força propulsora para deslocar o barco na direcção desejada.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Publicado por: Praia da Claridade às 00:10
Link do post | comentar
3 comentários:
De Anónimo a 21 de Janeiro de 2006 às 21:28
Que engraçado, andava na net em busca de uma imagem e cliqei num num site com um nome desconhecido e apareceu-me o teu blog. Mesmo que não quizesse cá vim parar. Já vi que a Lu já te visitou, por isso, pelo menos, não falhamos! Boa noite para tijo
(http://ecosdotempo.blogs.sapo.pt)
(mailto:mjoaojara@sapo.pt)


De Anónimo a 21 de Janeiro de 2006 às 13:31
O Homem é muito inventivo! Pensemos no que já se construiu depois do simples barco a remos! Depois vêm outros inventos que vão destronando os primeiros.
Pronto. Já vim à minha lição diária...Luisa
(http://ecosdotempo.blogs.sapo.pt)
(mailto:luisa34@netcabo.pt)


De Anónimo a 21 de Janeiro de 2006 às 11:46
Num fim de semana que deveria estar na aldeia a ver o céu acabei por ficar em Lisboa e cá estou eu:
Sobre o artigo do meu amigo Guilherme de Almeida um conselho para si-Na sua idade em que a pupila de saida dos seus oçhos já deverá ter descido dos 7mm para cerca de 5 o bin. que lhe convem é o 10x50 que não é caro e serve para tudo.
Stardust- é quase inacreditável o seu regresso, não é?
Um erro sobre a Lua: 22 é quarto minguante e não crescente Pois, se não estariamos a caminho de Lua cheia e não Lua Nova, não é isso? Vô-Zé
</a>
(mailto:martinsze@oniduo.pt)


Comentar Artigo

FILIPE FREITAS

Pesquisar neste blog

 

Os 50 Artigos mais Recentes

Batalha da Roliça

Revolução dos Cravos

Massacre de Lisboa de 150...

O Alasca foi vendido

Páscoa: este ano é muito ...

Feliz Dia de São Valentim...

Padre António Vieira

Centenário do Regicídio d...

Descoberta da Vacina

Daguerreótipo

Feliz Ano de 2008 !

Lua Azul

Fossa das Marianas

Flor-do-Natal

Calçada da Fama

Beatriz Costa

Frank Sinatra

Tubarão-touro

Miguel de Vasconcelos

Restauração da Independên...

Egas Moniz

Maiores campos de gelo e ...

Tumba de Herodes

A Bela Adormecida na Figu...

Bola de ténis

Qual a cidade mais fria d...

Tautologia

O maior grupo de lagos de...

Macaronésia

Chuva de estrelas

Erupções vulcânicas

Lenda de São Martinho

Mário Viegas

Muro de Berlim

Libelinha

Castanhas

Falha de Santo André

Quinze anos ao telemóvel

Fotografia Aérea com Papa...

Chuva de animais

Pseudo-fruto

Elevador da Glória

1.º avião do mundo

Maçã

Funicular

Amistad

Turbante

O primeiro satélite artif...

José Hermano Saraiva

Masseiras

Arquivos Mensais

Agosto 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Temas

acidentes

açores

actores

alimentação

ambiente

animais

arquitectura

artes

astrologia

astronáutica

astronomia

aves

aviação

brasil

cantinhos de portugal

cantores

capitais

ciências ocultas

civilizações

crustáceos

culinária

curiosidades

desportos

electrónica

energia

fenómenos

festividades

figueira da foz

filosofia

geografia

guerra

história de portugal

história mundial

humor

informática

insectos

lazer

lisboa

literatura

locais sagrados

madeira

máquinas

mar

medicina

medicina natural

mistérios

monumentos

música

natureza

oceanos

palácios

peixes

pensamentos

pessoas célebres

poemas

poetas

religião

relíquias

rios

saúde

superstições

tecnologias

tradições

transportes

turismo

união europeia

todas as tags