Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

12
Mai06

O Monte Branco

Praia da Claridade

 
O Monte Branco
  
  
 

O Monte Branco  é a mais alta montanha da Europa Ocidental, atingindo uma altitude de 4.810 metros embora possa variar um pouco de ano para ano, em função das condições climatéricas.
 
Conquanto partes significativas da montanha dividam-se por França e Itália, a localização exacta do pico mais alto em relação à fronteira permanece um tema de certa forma controverso. O cume parece coincidente com a fronteira nos mapas italianos, mas completamente no lado de França nos mapas franceses.
 
As duas mais conhecidas cidades junto ao Monte Branco são Chamonix, (França) e Courmayeur, (Itália).
 
 
A altitude
 
A altitude máxima do Monte Branco estava de há muito estabelecida em 4.807 metros acima do nível do mar, mas medições efectuadas através de GPS (Sistema de Posicionamento Global) em 2001 e 2003 mostram uma variação de vários metros de ano para ano, consideradas o resultado de flutuações, provocadas por diferentes condições climatéricas, na espessura do glaciar que cobre o cume. Essa espessura das neves eternas que recobrem o monte desde a sua meia encosta até ao cimo varia de 15m a 23m.
 
De notar que o Monte Branco é o mais alto pico da Europa ocidental. Se considerarmos que a Europa se estende até ao Cáucaso, conforme a visão geopolítica do Conselho da Europa, aí encontraremos quatro picos de altitude superior, sendo o Monte Elbrus, na Rússia, com os seus 5.642m, o mais alto de todos.
 
Esta montanha tem alguns glaciares deslizando lentamente pelos seus flancos. O maior destes glaciares é conhecido por Mar de Gelo.
 
 
A subida
 
A primeira escalada de que há notícia ocorreu em 8 de Agosto de 1786, efectuada por Jacques Balmat e Michel Paccard. A primeira mulher a atingir o cume foi Marie Paradis em 1808. As primeiras ascensões marcaram este local como berço do alpinismo moderno.
 
Hoje em dia, um teleférico faz o percurso do centro da cidade de Chamonix  (1.030m) ao cume da agulha do Midi  (3.842m) em vinte minutos. Em cada dia, cerca de 5.000 pessoas utilizam este meio para subir ao monte.
 
Existe a falsa ideia de que a escalada deste monte, apesar de longa, é fácil para quem estiver bem treinado e habituado às grandes altitudes. No entanto, em cada ano que passa, numerosos montanhistas vão engrossar a já extensa lista das vítimas do maciço do Monte Branco. Na realidade, trata-se de uma escalada longa e cheia de passagens perigosas que não deve ser tentada sem o acompanhamento de um guia experiente.
 
 
O túnel
 
Iniciado em 1957 e terminado em 1965, o túnel do Monte Branco percorre cerca de 11.600 metros pelo interior da montanha e é uma das maiores vias de comunicação entre França e Itália.
 
 
Turismo
 
O Monte Branco constitui um popular destino turístico, sendo Chamonix uma das mundialmente mais famosas estâncias de desportos de Inverno, com excepcionais condições para a prática de montanhismo e esqui.
 
 
Protecção
 
O maciço do Monte Branco está classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em função do seu importante significado cultural, como local de nascimento e símbolo do alpinismo.
 
Mas o próprio sucesso do Monte Branco como destino turístico, com muitos milhares de visitantes exercendo uma perigosa pressão sobre a natureza do local, coloca em perigo este estatuto de lugar excepcional, único no mundo.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D