Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

07
Mai06

Basílica de Santa Sofia

Praia da Claridade

 
Basílica de Santa Sofia - Hagia Sophia, Istambul, Turquia
  
Basílica de Santa Sofia - Hagia Sophia, Istambul, Turquia
  
  
Interior da Hagia Sofia, Istambul, Turquia, Junho de 1994
  
Interior da Hagia Sofia, Istambul, Turquia, Junho de 1994
  
 
Cristo em mosaicos - Hagia Sophia, Istambul, Turquia
  
Cristo em mosaicos - Hagia Sophia, Istambul, Turquia
  
  
 

A Basílica de Santa Sofia, Hagia Sophia  (Grego: Άγια Σοφία, Hagia Sophia, significando "Sagrada Sabedoria"; escrito Ayasofya em Turco) foi a catedral de Constantinopla (actual Istambul, Turquia). A primeira grande igreja no local foi construída por Constantius, o filho do Constantino o Grande, mas foi destruída durante o Revolta de Nika de 532. O edifício foi reconstruído na sua forma actual em 532 - 537 sob a supervisão pessoal do imperador Justiniano I. É um exemplo principal de arquitectura Bizantina. De grande importância artística, o seu interior foi decorado com mosaicos, colunas e esculturas de mármore. O próprio templo foi assim ricamente e artisticamente decorado que Justiniano teria dito Νενίκηκά σε Σολομών  (Salomão, Eu superei você!).
 
[ Mosaico é um embutido de pequenas pedras ou de outras peças (pequenos bocados de vidro, mármore ou cerâmica) formando determinado desenho. O mosaico é uma forma de arte decorativa tendo-se utilizado vários tipos de materiais e aplicações ao longo dos tempos.]
 
Os seus arquitectos foram Isidoro de Mileto e Antemio de Tralles, professores de geometria da Universidade de Constantinopla.
 
Hagia Sophia é coberta por uma abóbada central 102 pés (31 m). De facto, "a sua primeira abóbada caiu após o terramoto 7 de Maio de 558 (faz hoje 1448 anos...); a sua recolocação em 563, teve um perfil mais elevado do que o original. Também teve que ser reparada após colapsos parciais adicionais..." em 989 e em 1346.
 
Durante 900 anos foi o assento do Patriarca ortodoxo de Constantinopla e um principal cenário para cerimónias imperiais.
 
Hagia Sophia foi convertida numa Mesquita na Queda de Constantinopla pelos Turcos Otomanos sob o Sultão Mehmed II em 1453. Os seus ricos mosaicos figurativos foram cobertos com emplastro. Foi por quase 500 anos a principal mesquita de Istambul. Hagia Sophia serviu como modelo para muitas das grandes mesquitas otomanas de Constantinopla tais como Mesquita Shehzade, Mesquita Suleiman, e Mesquita Rustem Pasha.
 
Após continuar como uma mesquita durante os anos da república da Turquia, em 1934 sob Kemal Atatürk foi secularizada e voltou para o Ayasofya Museu. Não obstante, os mosaicos coloridos remanesceram emplastrados na maior parte, e o edifício deteriorou-se. Uma missão da UNESCO em 1993 à Turquia notou a queda do emplastro, revestimentos de mármore sujos, as janelas quebradas, pinturas decorativas danificadas pela humidade, e falta de manutenção na ligação da cobertura do telhado. Desde então a limpeza, a cobertura de telha e a restauração têm sido empreendidas. Os mosaicos excepcionais do soalho e da parede, cimentados desde 1453, agora são escavados gradualmente.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D