Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

28
Abr06

As Pontes Cobertas

Praia da Claridade

 
A Ponte Coberta em New Hampshire, EUA
 
A Ponte Coberta em New Hampshire, EUA
 
 
Ponte Coberta - Imes Bridge, Condado de Madison - Iowa, EUA
 
Ponte Coberta - Imes Bridge, Condado de Madison - Iowa, EUA
  
 
 

As pontes cobertas são geralmente construídas com paredes, tecto e em sentido único, utilizando madeira como a sua principal matéria prima. Mesmo as construídas recentemente, usando cimento ou estruturas metálicas de apoio, tem a madeira como componente relevante.Uma curiosidade sobre este tipo de edificação é a razão pela qual elas são erguidas com cobertura. A explicação é simples: o telhado protegem-nas dos efeitos causados pelo clima, em regiões onde a amplitude térmica pode chegar a 60 graus centígrados e uma ponte convencional de madeira duraria apenas 10 anos. Com o auxílio da cobertura, podem chegar a 70 ou mesmo 80 anos. Outro motivo é facilitar a travessia do gado: com as paredes o rebanho fica menos propenso a dispersão uma vez que elas têm a forma de um "curral".
 
Bastante edificado em áreas rurais dos Estados Unidos e Canadá durante os séculos XVIII, XIX e XX , estes curiosos exemplares de ponte, persistem como monumentos históricos, em quase todos os Estados americanos. O filme "As Pontes do Madison" tornaram-nas muito populares, atraindo a atenção de pessoas e turistas do mundo inteiro. Hoje as pontes são largamente visitadas, tanto que alguns estados americanos chegam a oferecer roteiros para conhecer as suas pontes cobertas. Vermont é o estado com o maior número de pontes cobertas dos Estados Unidos. As famosas pontes do Madison estão localizadas no Condado do Madison no Estado de Iowa.
 
 
Pontes Cobertas na América do Norte
 
Essas pontes são encontradas comummente no interior dos Estados Unidos e Canadá, sendo constantemente vítimas de vandalismo, pixações (pinturas, grafitados...) e também sofrem com o desgaste causado por enchentes e outras causas naturais. As famosas Pontes do Madison, são monitorizadas 24H por um sistema de câmaras e alarmes, visando conter a depredação que vinham sofrendo. Os locais com maior concentração de pontes cobertas são: Condado de Chester, Pensilvânia , Condado de Lancaster, Pensilvânia, Condado de Lane , Oregon, Condado de Madison , Iowa e Condado de Parke, Indiana. Partes de Ohio, Michigan, Kentucky, Maryland, Virgínia, Delaware e os estados da Nova Inglaterra, com destaque para Vermont, possuindo todos muitas pontes ainda conservadas. Pode afirmar-se, de modo genérico, que este tipo de pontes está bem difundido em praticamente todas as regiões da América do Norte, com excepção ao México.
 
Inaugurada em 4 de Julho de 1901, com 390 metros, a ponte que cruza o rio São João, na altura de Hartland, New Brunswick, no Canadá, é a ponte coberta mais larga do mundo, ainda em operação, sendo considerada um monumento histórico registado e relevante do Canadá. Em 1900 existiam mais de 400 pontes cobertas em New Brunswick, 100 em Quebec e apenas 5 em Ontário. Em 2006 foram contabilizadas 94 remanescentes em Quebec e somente 65 em New Brunswick.
 
A ponte coberta mais longa do mundo, com 1980 metros, foi a situada entre Columbia e Wrightsville, no estado da Pensilvânia sobre o rio Susquehanna. Essa ponte era utilizada por carruagens, pedestres e também pelo transporte ferroviário. Sob ela, em dois canais escavados, havia intenso tráfego de barcos e vapores. Essa popular ponte, sobre a qual havia cobrança de pedágio, foi queimada em 1863, pelo Exército da União, durante a guerra civil americana, como medida preventiva ao seu uso pelo Exército Confederado, na campanha de Gettysburg. A ponte construída para repor a então incendiada, foi destruída por uma tempestade de vento, poucos anos mais tarde, sendo posteriormente substituída por uma ponte de estrutura metálica convencional.
 
 
Pontes Cobertas na Ásia
 
Existem várias pontes cobertas na Ásia, chamadas de Wind and Rain Bridges, principalmente na província de Guizhou, na China e no Condado de Taishun, em Zhejiang província essa que tem mais de 900 pontes cobertas, muitas com centenas de anos. Neste local existe um museu sobre pontes cobertas.
 
 
Pontes Cobertas na Europa
 
Entre as famosas está a ponte de Rialto em Veneza, Itália, que é uma da série de três sobre o Grande Canal constituindo uma importante atracção turística. Dignas de citação existem ainda as Bridge of Sighs em Veneza, Cambridge e Oxford, no Reino Unido.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

10 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D