Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

16
Abr06

O Evangelho

Praia da Claridade

 
Representação da ressurreição de Jesus Cristo

Representação da ressurreição de Jesus Cristo,
fundamento do Cristianismo narrado nos evangelhos



Evangelho é uma mensagem, geralmente de conteúdo religioso, ou o livro que contém tal mensagem.
 
A expressão surgiu com o cristianismo e significava boas novas, ou boas notícias, uma referência à mensagem cristã. Desde Justino no ano 150 começou a ser dado o nome de "evangelho" aos livros que contivessem a mensagem do Evangelho, ou mais genericamente, narrassem qualquer parte a vida de Jesus Cristo ou elevassem os seus ensinamentos.
 
No mundo actual a palavra é usada indistintamente referindo-se a qualquer mensagem religiosa ou que seja pregada como solução completa para algum problema, como por exemplo, o evangelho dos usuários de Macintosh, computador pessoal fabricado pela Apple.
 

Os evangelhos como um género literário
 
Os evangelhos são um género único na literatura universal. Não são meros relatos, mas também um convite à adesão ao cristianismo. A sua primeira intenção não é o biográfica. Apresentam Cristo como Messias, filho de Deus e salvador da humanidade. Contém colecções de discursos, de parábolas e relatos, como o da paixão de Cristo e a sua ressurreição.
 

Evangelhos canónicos
 
Os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João são chamados evangelhos canónicos por serem os únicos que o Cristianismo primitivo admitiu como legítimos e hoje integram o Novo Testamento da Bíblia, sendo também os únicos aceites pelos grupos que sucederam (como os evangélicos). As igrejas cristãs só aceitam estes quatro evangelhos como tendo sido inspirados e fazendo parte do Cânon. As igrejas protestantes tem na Bíblia Sagrada, incluindo os evangelhos, a sua única regra de fé e de prática.
 

Evangelhos apócrifos
 
Centenas de outros evangelhos foram escritos na antiguidade, que são chamados evangelhos apócrifos. Entre os manuscritos encontrados no Mar Morto, conhecidos como Biblioteca de Nag Hammadi, figuram os evangelhos atribuídos a apóstolos de Cristo: o evangelho de Tomé, o evangelho de Filipe, o evangelho de Pedro e o evangelho de Judas (revela as relações de Judas com Jesus Cristo sob um ângulo diferente do traidor que vendeu Jesus aos romanos). Contêm também o evangelho de Maria (em que a mãe de Jesus narra as suas memórias a João Evangelista; seus pais sabiam que ela iria gerar o Messias).
 

Evangelhos contemporâneos
 
Nos dias actuais ainda são escritos evangelhos ou releituras deles, como "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" (um romance de José Saramago que conta a história da vida de Jesus duma maneira moderna e não-religiosa), "Operação Cavalo de Tróia" ou o recente best-seller "O Código da Vinci".
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D