Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

27
Jan06

O Olho

Praia da Claridade

Um olho é um órgão que permite detectar a luz. É composto por um sistema sensível às mudanças de luz, capaz de transformá-las em impulsos eléctricos.

Os olhos mais simples não fazem mais do que detectar se as zonas ao seu redor estão iluminadas ou escuras. Os mais complexos servem para proporcionar o sentido da visão.

O cristalino, uma lente natural, focaliza a imagem.

Os olhos compostos que se encontram nos artrópodes (insectos e animais similares) são formados por muitas facetas simples que dão uma imagem pixelada (não imagens múltiplas, como frequentemente se crê).

Nos seres humanos e nos primatas superiores a retina é constituída por dois tipos de células, os bastonetes, que nos dão a percepção de claro e escuro, e os cones, que nos dão a percepção das cores. Os outros mamíferos só têm percepção de luz em preto e branco, então aquele mito de que o touro é atraído pelo vermelho não corresponde à realidade, pois o mesmo só vê em preto e branco.

O olho humano tem diâmetro antero-posterior de +- 24,15mm, diâmetros horizontal e vertical ao nível do equador de +- 23,48mm, circunferência ao equador de 75mm, pesa 7,5g e tem volume de 6,5cc. Três camadas compõem o mesmo: a externa, composta da esclera (porção adjacente branca), a média ou vascular, composta pelo cório (membrana do olho, fina, vascular, pigmentada, situada entre a esclerótica e a retina) ou uvea (conjunto formado pela coróide, íris e processos ciliares) e a interna, que é a retina.

Estrutura de um olho humano
Estrutura de um olho humano


Distúrbios de Refracção

Os distúrbios de refracção, causados por problemas no cristalino e/ou na córnea, são problemas de visão que são corrigidos com o uso de óculos ou lentes de contacto. São eles:


  • Miopia - Os portadores de miopia têm dificuldade para ver ao longe. Um míope não consegue ver objectos distantes com nitidez porque as imagens desses objectos formam-se antes da retina. Isso acontece por excesso de curvatura do cristalino ou da córnea do olho, ou dos dois, ou ainda por um excessivo alongamento do globo ocular. Para corrigir a miopia são usadas lentes divergentes que deslocam as imagens um pouco mais para trás. Outra opção é a cirurgia. 
  • Hipermetropia - Os portadores de hipermetropia têm dificuldades para ver perto. O Hipermétrope geralmente tem boa visão para longe, pois o seu grau, se não for muito elevado, é corrigido pelo aumento do poder dióptrico do cristalino, o que chamamos de acomodação. No entanto, quando vai focalizar a imagem para perto, o cristalino além de corrigir o grau de longe, ainda tem que aumentar mais 3 graus, para focalizar a imagem a 33 centímetros dos olhos, o que faz com que o mesmo ou não consiga focalizar a imagem ou sinta desconforto visual, geralmente referido como cansaço, ou dor de cabeça.
  • Presbiopia - Os portadores de presbiopia têm dificuldades para ver tanto ao longe como ao perto. É uma doença do olho popularmente conhecida como "vista cansada" e que atinge as pessoas, normalmente, a partir dos 40 anos. Pessoas com Hipermetropia ou Diabetes mellitus tendem a apresentar a presbiopia mais precocemente, ao redor dos 35 anos de idade.
  • Astigmatismo - É um defeito existente na curvatura do cristalino, resultando em dificuldade para ver uma recta em determinada posição e não noutra. É uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferenciados. É corrigido com lentes cilíndricas ou com cirurgia.

  • O cristalino é um citosistema altamente organizado que se localiza entre a íris e o vítreo. É constituído por células organizadas longitudinalmente, como uma casca de cebola, que perdem as suas organelas durante a formação, assumindo desta maneira sua característica de ser transparente. Tem de 7 a 9 mm de comprimento no seu maior eixo e 2 a 4 mm de diâmetro (a lente cresce continuamente durante a vida do indivíduo), com formato parecido com uma lentilha. Organelas são estruturas citoplasmáticas bem definidas e envolvidas por membranas que exercem funções específicas no metabolismo da célula.

    Córnea é a parte anterior transparente e protectora do
    olho dos vertebrados. Fica localizada na região polar anterior do globo ocular. A córnea e o cristalino têm a função de focar a luz através da pupila para a retina, como se fosse uma lente fixa. São as lágrimas (secreção lacrimal) que mantêm a córnea húmida e saudável.


    Uma lente de contacto sobre o olho
    Uma lente de contacto sobre o olho


    A lente de contacto é uma
    lente correctiva, cosmética ou, às vezes, protectora, colocada sobre a córnea do olho. A ideia de aplicar lentes correctivas directamente na superfície do olho foi proposta pela primeira vez em 1508 por Leonardo da Vinci, e ideias similares surgiram de René Descartes em 1636, mas foi somente em 1887 que o fisiologista alemão Adolf Eugen Fick construiu as primeiras lentes de contacto.
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
















Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D