Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

27
Jan06

Portal do Astrónomo (207)

Praia da Claridade

www.portaldoastronomo.org


NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia
Newsletter n.º 207



O Tema do Mês de Janeiro, sobre a iniciação à observação astronómica, chegou esta semana ao fim com um capítulo intitulado: "O telescópio ideal". Se está a pensar em comprar um telescópio, não o faça antes de ler esta última parte do Tema do Mês.  Não se esqueça é só ir a:

http://portaldoastronomo.org/tema.php?id=24

Se é daquelas pessoas que gosta de comemorar datas, esta semana, temos uma para si. A nossa newsletter fez 4 anos no passado dia 25 de Janeiro. Possivelmente nessa altura, ainda não nos tinha descoberto, pois em Janeiro de 2002 o Portal do Astrónomo, dava ainda os seus primeiros passos. Mas se quiser fazer uma viagem ao passado connosco pode dar uma vista de olhos pelas notícias que publicámos em Janeiro de 2002. Veja em:

http://portaldoastronomo.org/noticias.php?ano=2002&mes=01

No próximo dia 29, às 14h15 UT a Lua, que neste momento se encontra a minguar, vai passar pela fase de Lua Nova. Por isso, durante a próxima semana, vamos poder, mais uma vez, observar o nosso satélite natural a surgir de dia para dia mais iluminada no horizonte oeste ao inicio da noite, proporcionando boas oportunidades de observação através de um pequeno telescópio.

Durante a próxima semana vamos também poder testemunhar o ressurgimento de Vénus no horizonte Leste, antes do nascer do Sol. Vénus já nasce antes da nossa estrela há alguns dias, mas só agora começa a mostrar convenientemente o seu brilho de magnitude -4,5 e uma fase de apenas 7,5% (amanhã) evoluindo rapidamente para atingir mag. -4,6 e 12,7% de fase na próxima sexta-feira.

---

Cientistas encontram horizonte de eventos dos buracos negros

http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=613

Uma equipa de cientistas do MIT e do Centro Harvard-Smithsonian para a Astrofísica descobriu que um determinado tipo de explosões de raios-X habituais nas estrelas de neutrões nunca é observado em torno dos buracos negros, como se o gás que serve de combustível a estas explosões se dissipasse completamente sem deixar rasto. A equipa considera estar perante uma forte evidência da existência de uma fronteira, que a teoria prevê existir em torno dos buracos negros, à qual se dá o nome de horizonte de eventos, um ponto para lá do qual nada, nem sequer a luz, pode escapar.

Descoberto exoplaneta mais parecido com a Terra

http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=615

A utilização de um novo método para detectar planetas extra-solares, que tira proveito do efeito das microlentes gravitacionais, permitiu descobrir um exoplaneta mais parecido com a Terra do que os outros que se conhecem. O novo planeta, chamado OGLE-2005-BLG-390Lb, tem uma massa cerca de 5,5 vezes a massa da Terra, orbita uma estrela anã vermelha em cada 10 anos, a uma distância aproximada de 390 milhões de quilómetros, o que, no nosso Sistema Solar, equivale a uma órbita entre a de Marte e a de Júpiter.



Fontewww.portaldoastronomo.org  -  O Portal do Astrónomo.















Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D