Sábado, 28 de Janeiro de 2006

Os Bróculos

Bróculos
 

Brócolis
, bróculos ou brócolos é um vegetal da família Brassicaceae (Crucíferas) (1) , uma das formas cultivadas de couve, Brassica oleracea, tal como a couve-flor, o repolho, couve de bruxelas, kohlrabi entre outros. As folhas, as flores e os pedúnculos florais são comestíveis.


Uso medicinal
  • Graças ao seu elevado teor de cálcio em média 400mg em 100g de flores e 518 em 100g de folhas, cerca de cinco vezes a dose existente no leite, esse vegetal é bom construtor dos ossos e dos dentes.
  • Segundo pesquisas publicada recentemente pela Ag. Reuters, os brócolos e o repolho ajudam a evitar o cancro da próstata ao consumirmos três porções diárias de vegetais como os brócolos e o repolho, pode reduzir até pela metade o risco de cancro da próstata. Baseou-se num estudo do Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, em Seattle, Estados Unidos.

Todas as revistas masculinas nos EUA dizem que comer molho de tomate reduz o risco de cancro da próstata, mas nós não encontramos nenhuma relação  - Relato de Alan Kristal, um dos pesquisadores do estudo. Kristal disse que os vegetais da família das crucíferas, como brócolos, couve-flor e repolho são mais eficazes para reduzir o risco da doença, porque contém uma substância fitoquímica que induz à produção de enzimas particularmente activas na próstata. O estudo foi realizado num grupo de 1.230 homens entre 40 e 64 anos. Os resultados mostraram que aqueles que comiam três ou mais porções de vegetais diariamente tinham risco 48% menor de desenvolver cancro da próstata, comparados àqueles que comiam apenas uma porção diária. Em todos os níveis de consumo de vegetais, com o aumento da percentagem de vegetais crucíferos, o risco de cancro da próstata diminuiu  - Afirmou Kristal

  • Já o professor Lelington Lobo Franco, químico, fitologista, autor de mais de vinte livros sobre saúde, afirma que os brócolos contem crómio, um elemento químico essencial, que existe em pequena quantidade no organismo dos diabéticos. Portanto a glicémia pode ser controlada fazendo sumo de 5 g de brócolos, num liquidificador com um copo de água e uma pitada de sal (opcional). Tomar 2 copos ao dia para o controle da hiperglicémia (2) . É claro que tem que haver controle na alimentação.

(1) - Brassicaceae - brassicáceas (ou, como também eram antes designadas, as Cruciferae - crucíferas) é uma família botânica composta por 350 géneros e 3.200 espécies. São plantas de grande importância para a alimentação humana e produção de óleos e gorduras vegetais. São cultivadas praticamente no mundo todo, entre elas destaca-se o género Brassica, nativa da Europa, que compreende todos os repolho, couve, nabo e mostarda.

(2)  - Em medicina, chama-se hiperglicemia ou hiperglicémia ao excesso de açúcar no sangue.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 
Pouca caloria, muita vitamina


O brócolo é uma hortaliça de inflorescência, originária da região do Mediterrâneo, pertencente à família Brassicácea, assim como a couve-comum, a couve-flor, o repolho, a mostarda, o rabanete e o agrião.
O brócolo é uma hortaliça com poucas calorias, sendo recomendável em regimes de emagrecimento. Possui considerável teor de vitamina C.  O seu teor de vitamina A é elevado quando comparado com o repolho e a couve-flor, mas inferior ao da couve-comum. Também é fonte de fósforo, ferro, cálcio e fibras. Os teores de cálcio são próximos aos do espinafre, com a vantagem de serem mais digestíveis no caso dos brócolos.

As mulheres que têm uma dieta abundante em alfaces, brócolos, espinafres e óleo de colza e de soja, que contêm ácido alfa-linolénico, têm menos risco de sofrer de doenças cardiovasculares.

Brócolos é um vegetal que contém vitaminas e minerais essenciais em abundância. Os brócolos, além de possuírem diversas propriedades benéficas, também podem ser denominados de alimentos fitoquímicos. Uma chávena de brócolos (+- 120g) contém somente 40 Kcal, 130 mg de cálcio, 1,2 mg de ferro e 5 g de proteínas. Além disso, esta quantidade de brócolos cozidos também contém mais de 2,5 g de fibras e de laxativos naturais, sendo por isso recomendado para prevenir prisão de ventre.

Mesmo podendo ser consumidos crus, a maioria das pessoas prefere comê-los cozidos. É possível preservar a maior parte dos seus nutrientes cozinhando-os no vapor até ficarem crocantes e tenros, enquanto que ao cozinhá-los numa grande quantidade de água destrói boa parte dos nutrientes e vitamina C.

Os brócolos são um alimento que nos abastece sem nos encher. É um óptimo prato de baixas calorias. Pode juntar às massas, saladas e até mesmo com galinha. Fica um prato mais colorido e mais saudável.
 

Publicado por: Praia da Claridade às 00:12
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1 comentário:
De Anónimo a 28 de Janeiro de 2006 às 16:14
Ainda ontem jantei peixe assado acompanhado de bróculos... É excelente variarmos a nossa alimentação. Temos em Portugal tantas e tantas variedades de frutos e legumes que podemos introduzir diariamente na nossa alimentação sem ter de recorrer ao "fast-food" para despachar a cozinha...Luisa
(http://ecosdotempo.blogs.sapo.pt)
(mailto:luisa34@netcabo.pt)


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