Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

16
Fev05

MEIO AMBIENTE

Praia da Claridade

O Protocolo de Quioto entrou hoje em vigor após anos de controvérsia...
É um dos tratados internacionais mais importantes das Nações Unidas, sobre mudanças climáticas. Plano crucial da ONU, visando travar o aquecimento global do planeta, o Protocolo de Quioto pretende impor um limite às emissões de gases nocivos, que segundo os cientistas são responsáveis pelo "efeito de estufa", que provoca mudanças climáticas, ameaçando a agricultura e milhares de espécies no planeta. O protocolo, assinado por 114 países, não conta com o endosso do maior poluidor do planeta, os Estados Unidos, responsáveis por 25 por cento das emissões de gases na atmosfera, 4 vezes mais do que a Rússia, o segundo maior emissor. Em 2001, o presidente George W. Bush retirou a adesão dos EUA ao Protocolo de Quioto, afirmando que o tratado era caro demais e que falhava em isentar países em desenvolvimento de sua previsão. O Programa das Nações para o Meio Ambiente (PNUMA) sustenta que as mudanças climáticas representam a maior ameaça a longo prazo à sobrevivência da humanidade.
Quioto entrou em vigor graças à ratificação da Rússia, um dos grandes poluidores do mundo. Especialistas dizem que o acordo terá poucos efeitos práticos. Todavia, representa um comprometimento de muitos governos com o combate das mudanças climáticas e, por isso, é considerado um avanço político.
O tratado entrou em vigor porque foi ratificado por países industrializados que respondem, juntos, por 55% das emissões mundiais de gases-estufa. A Rússia sozinha responde por 17% dessas emissões. Porém, os EUA, os maiores poluidores do mundo, estão fora do tratado.
O Protocolo de Quioto pede que os países desenvolvidos reduzam suas emissões em 5% em relação aos níveis de poluição de 1990. Essas metas deverão ser atingidas no primeiro período de compromisso do Protocolo, entre 2008 e 2012. Dois princípios ambientais da Convenção de Mudança Climática devem ser destacados, o princípio da precaução e o das responsabilidades comuns, porém diferenciadas.

      poluicao2.jpg            Poluicao.jpg



"Quando o mundo foi entregue ao homem, era um jardim. O homem transformou-o em um sarçal cheio de veneno. Nada serve agora para purificar a casa do homem.
É necessária uma acção mais profunda, que só pode vir do céu."
                                                  

Padre Pio







Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D