Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

05
Mar05

FIGUEIRA antiga

Praia da Claridade

 
Com este título vou começar a publicar fotografias antigas da
Figueira da Foz.
 
Fotografias maravilhosas que nos mostram como era esta cidade.
Recorde-se que a Figueira da Foz foi elevada a vila no ano de 1771.
Nessa altura tinha 2.350 habitantes.
Foi elevada à categoria de cidade a 20 de Setembro de 1882.

Mais um pouco de história, como introdução:

«Rainha das praias à sombra da serra

Nove praias nos quinze quilómetros continuam a atrair milhares à cidade que apresenta novas e diversificadas propostas culturais

                                           
PAULO DÂMASO

"Não tem outro remédio, senão vir à Figueira quem quiser ver a mais linda praia de Portugal!", escrevia Ramalho Ortigão, no final do século XIX. Quiaios, Murtinheira, Cabo Mondego, Buarcos, Figueira da Foz, Cabedelo- Cova, Gala, Costa de Lavos e Leirosa, são as nove praias ao longo dos 15 quilómetros de costa que transformam a cidade, durante o verão, num local de encontros onde se revêem velhos amigos e se conquistam novas amizades.

Elevada à categoria de cidade a 20 de Setembro de 1882, a Figueira da Foz é famosa pelo seu areal, conhecido como "Praia da Claridade", que atraía a banhos a aristocracia de variados pontos do país, uma "prática" iniciada pelo primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, que aqui se teria deslocado a conselho médico. Talvez por isso, a Figueira recebeu a designação de "Rainha das praias de Portugal".

Mas nem só de praia vive esta cidade, que oferece ainda a quem a visita a foz do rio Mondego e a Serra da Boa Viagem. Ex-libris da Figueira da Foz, pelo menos até 1993, altura que foi quase completamente dizimada por um gigantesco incêndio, na Serra da Boa Viagem subsistem alguns locais intactos, como é o caso da zona que inclui o Vale dos Cedros, adjacente à capela de Santo Amaro e o Abrigo da Montanha, um verdadeiro miradouro sobre a cidade.

Espaços verdes

Como local privilegiado de desporto e ocupação de tempos livres, a Figueira da Foz possui o Parque das Abadias, espécie de fronteira entre a zona marginal e a parte mais antiga da cidade, uma zona que tem vindo a ser melhorada pela autarquia, nos últimos anos.

Entre o Parque das Abadias e o Rio Mondego encontra-se o Jardim Municipal, que dispõe de parque infantil e ainda um coreto onde, especialmente nos meses de Verão, têm lugar diversos espectáculos musicais. Na zona norte do concelho destaque ainda para a Mata Nacional de Quiaios, que se estende por terrenos desta freguesia e do Bom Sucesso. Praias quase desertas e as lagoas das Braças e Vela são alguns dos locais a merecer uma visita. 

No capítulo cultural e de lazer as opções são muitas. Desde a Biblioteca Municipal ao Museu Municipal Dr. Santos Rocha, passando pelo recém inaugurado Centro de Artes e Espectáculos, com um vasto programa cultural que ao longo do Verão e do ano promete grandes momentos culturais. 

Ainda na área cultural, o Palácio Sotto Mayor apresenta uma rica colecção de pintura e mobiliário. É pertença da Sociedade Figueira Praia, empresa que detém igualmente a propriedade e gestão do Casino da Figueira da Foz.

Um Forte com séculos de história

Erguido na margem Norte da foz do rio Mondego, o Forte e a Capela de Santa Catarina são o cartão de visita para quem visita a Praia da Claridade. Ignora-se a sua história relativamente às épocas anteriores à constituição da nacionalidade, avançando-se com a hipótese de que a fortaleza lusitana, sucessivamente restaurada, tivesse resistido à dominação romana e aos tempos posteriores, desempenhando assim o papel de defesa e de atalaia. 

Remodelado em 1602, após o ataque de piratas ingleses, o forte voltou, em 1640, a ser alvo de um novo restauro, por ordem de D. João IV, tendo sido construída a grande bateria, que incluía 15 peças de artilharia, a fim de defender a barra do Mondego de eventuais ataques. 

Dentro do forte há a capela de Santa Catarina, com uma imagem da padroeira, do século XVIII.

Recentemente, numa acção conjunta da autarquia e da capitaniam o seu farol foi totalmente recuperado sendo este o primeiro verão em que poderá ser visitado com a sua nova roupagem.»

Fonte:  http://jn2.sapo.pt/ferias/fige.html


Fotografias antigas da Figueira da Foz,
como refiro no início deste artigo.
Esta será a primeira, uma fotografia maravilhosa,
um local que ainda muitos recordam...
         
Actualmente ainda se ouve dizer:
"ainda me recordo quando o mar batia no Forte".
Sim, eu próprio me recordo e assisti à construção do actual paredão que fez aumentar muito a praia e deu a esta zona um visual muito diferente...

 

Marginal e Praida da Figueira da Foz

Como era antigamente a praia junto da Torre do Relógio
e do Forte de Santa Catarina, no qual as ondas batiam...
Que grande diferença que encontramos hoje !
        
Continue a visitar esta página...
"Não perca os próximos capítulos..."
Porque... vão aparecer mais fotografias e novos assuntos... diários.
E não se esqueça: deixe o seu comentário !


Fonte: www.figueira.net/fotosantigas/slideshow.html

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D