Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

31
Jan06

SOS e Código Morse

Praia da Claridade

SOS é a sigla enviada em código morse em situações de emergência. Consiste de três pontos (a letra "S"), três traços (a letra "O") e novamente três pontos: ...---... (oralmente diz-se "di di dida da da di di di").

Não significa "Save our Souls" ou "Save our Ship" como correntemente é dito, mas porque a combinação dos três pontos, seguidos de três traços, seguidos de três pontos, é facilmente reconhecível numa transmissão em código morse, mesmo com interferências.


História

Este sinal foi primeiramente adoptado pelo governo da Alemanha nas regulamentações de rádio em 1 de Abril de 1905, e começou a ser um padrão mundial quando foi aceite na segunda International Radiotelegraphic Convention, firmada em 3 de Novembro de 1906 e tornando-se efectiva em 1 de Julho de 1908 (em substituição ao sinal CQD).

O primeiro navio a enviar um SOS pelo rádio foi o Arapahoe em 1909. Ele estava perdido ao norte do continente americano.


O fim do SOS

Em Janeiro de 1999 foi oficialmente aposentado o serviço de telegrafia Morse nas comunicações marítimas. A Autoridade de Segurança Marítima da Austrália foi a última organização internacional a deixar de reconhecer oficialmente o sistema. A Rádio Melbourne realizou a transmissão final em código Morse no seu Serviço Móvel Marítimo às 23:59 UTC do dia 31 de Janeiro de 1999.


Código Morse

O código morse é um sistema de representação de letras, números e sinais de pontuação através de um sinal codificado enviado intermitentemente. Foi desenvolvido por Samuel Morse e Alfred Vail em 1835, criadores do telégrafo eléctrico (importante meio de comunicação a distância), dispositivo que utiliza correntes eléctricas para controlar electroímanes que funcionam para emissão ou recepção de sinais.

Uma mensagem codificada em Morse pode ser transmitida de várias maneiras em pulsos (ou tons) curtos e longos:

  • pulsos eléctricos transmitidos em um cabo;
  • ondas mecânicas  (perturbações sonoras);
  • sinais visuais  (luzes acendendo e apagando);
  • ondas electromagnéticas  (sinais de rádio);

  • Este sistema representa letras, números e sinais de pontuação apenas com uma sequência de pontos, traços, e espaços.

    Samuel Morse
    Samuel Morse é o famoso inventor do código morse e do telégrafo.




    O norte-americano Samuel Morse nasceu em Charlestown, Massachusetts, em Abril de 1791. Aos quatro anos de idade mostrava grande interesse pelo desenho e, aos 14, ganhava o seu próprio dinheiro fazendo desenhos dos seus amigos e pessoas da cidade.

    Ainda na época de colégio, Morse escreveu uma carta aos pais dizendo que queria tornar-se um pintor. Os pais, preocupados com o futuro do filho, preferiram transformá-lo num vendedor de livros. Foi o que acabou por acontecer: Morse passou a vender livros e pintava à noite. Ante a persistência do artista, os pais decidiram mandar o filho para Londres para que estudasse artes na Royal Academy.
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.















1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D