Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

11
Abr05

Dia Mundial da Doença de Parkinson

Praia da Claridade

  
A Doença de Parkinson
  
Recortes de publicações e ...
... uma homenagem ao Papa João Paulo II,
falecido no último dia 2, e que sofria imenso com este problema.
 
 
"Recorde-se que neste mesmo dia, 11 de Abril do ano de 1755, nasceu James Parkinson, o médico inglês que em 1817, pela primeira vez, identificou e descreveu os sintomas da doença, a qual, por esse motivo, recebeu o seu nome."
 
"A doença de Parkinson é do foro neurológico, sendo crónica, de evolução lenta e progressiva, na qual se perdem os mensageiros químicos produzidos pelo cérebro, responsáveis pelo controlo dos movimentos. Daí ser classificada entre as chamadas «doenças do movimento»."
 
"A doença de Parkinson pode ser considerada uma das mais complexas desordens neurológicas, atinge aproximadamente 1% da população acima dos 60 anos. É uma doença do sistema nervoso central, que afecta as zonas do cérebro encarregadas do controle e da coordenação do movimento, do tónus muscular e da postura. A lentidão de movimentos e a falta de expressão facial são algumas das características iniciais."
 
"Quando os tremores começam, eles ficam mais evidentes em posição de descanso e em repouso. Levantar-se ou sentar-se numa cadeira ou na cama começa a ser feito com dificuldade e lentidão. Durante a marcha, os passos ficam curtos e arrastados e a cabeça tende a se abaixar, o que provoca a curvatura acentuada dos ombros e um desequilíbrio geral que pode causar quedas frequentes e perigosas."
 
"Em 1817, o médico inglês James Parkinson foi o primeiro a descrever a enfermidade, como uma doença que causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio e alterações na fala e na escrita, tendo escrito um livro que se tornou um clássico com o nome de 'Tratado sobre a paralisia agitante'."
 
"O mal de Parkinson pode aparecer em qualquer idade, mas é mais frequente a partir dos 60 anos, com uma incidência um pouco maior entre os homens."
 
"É importante que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível para que o paciente possa receber, e quando antes, os remédios que conseguem atrasar as primeiras manifestações do mal de Parkinson e, por isso, a ciência médica procura indicadores biológicos eficazes para identificar a doença antes dos primeiros sintomas."
 
"Um dos exemplos de luta contra o mal de Parkinson, além do papa João Paulo II, é o ex-campeão mundial de boxe Muhammad Ali, que sofre da doença há mais de vinte anos e tem uma família que entendeu perfeitamente a importância do apoio afectivo e social."
 
"A filha do lendário boxeador, Rasheda Ali, tornou-se uma activista na luta contra o mal de Parkinson, e escreveu um livro dedicado a seu pai que será distribuído no mundo todo."
 
"O livro "I'll Hold Your Hand So You Won't Fall" (Eu segurarei sua mão para você não cair) é um guia do mal de Parkinson para crianças, em que Rasheda conta a experiência dos seus filhos com seu pai e de como aprenderam a comunicar com o seu avô e entender as suas dificuldades."
 
"A melhoria na vida de quem tem o mal de Parkinson inclui uma boa educação sobre como conviver melhor com as incapacidades e uma rede social formada pela família e amigos que evitem o isolamento e que o doente se sinta perfeitamente bem e descontraído com aquilo que o rodeia, para evitar o mais possível a alteração do seu sistema nervoso, pois ficará seriamente prejudicado e com consequências imprevisíveis."
 
"Os critérios de selecção para uma cirurgia são muito rigorosos - por exemplo, não é indicada em idosos -, calculando-se que possa apenas beneficiar cerca de 1500 dos perto de 20 mil doentes existentes em Portugal. Por outro lado, esta intervenção implica grandes custos financeiros - cada neuroestimulador poderá custar mais de 20 mil euros. São necessários dois..."
 
"A cirurgia de Parkinson é uma das mais recentes esperanças para doentes de Parkinson. Trata-se de uma cirurgia complicada e demorada, durante a qual são introduzidos na base do cérebro dois eléctrodos que serão depois estimulados exteriormente. A cirurgia é feita com o doente acordado, de forma a que os especialistas possam ver como reage à estimulação. Depois é implantado um neuroestimulador (tipo pace-maker) na região subclavicular, que irá estar ligado aos eléctrodos, aos quais envia estímulos que vão alterar situações de tremores ou rigidez características destes doentes, que os impedem de ser auto-suficientes na sua vida diária."
 
"A doença Parkinson é caracterizada pela morte de neurónios que produzem a dopamina necessária para o funcionamento do circuito motor e execução dos movimentos. Quando a dopamina não é produzida naturalmente, há que ministrá-la sob a forma de comprimidos, mas estes, após um período mais ou menos longo de administração, podem revelar efeitos secundários."
 
"A doença de Parkinson, uma patologia que afectou o
Papa João Paulo II, afecta entre 15 a 20 mil pessoas em Portugal. Segundo a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson
(APDP), a faixa etária mais atingida situa-se entre os 50 e 70 anos, com o pico aos 60 anos, e a incidência da doença é ligeiramente maior nos homens do que nas mulheres. A doença de Parkinson - um desequilíbrio do sistema nervoso central que afecta milhares de pessoas - foi descrita pela primeira vez em 1817, por James Parkinson, e está associada aos idosos, mas os actuais meios de diagnóstico permitem detectar a doença cada vez mais cedo. A doença, crónica, surge mais a partir dos 55 anos, mas o crescimento da esperança de vida faz prever o aumento do número de casos. Alguns dos seus sintomas são os distúrbios de movimento, o tremor, a rigidez muscular, alterações da marcha e do equilíbrio."
 
..........................

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D