Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

21
Abr05

Roma

Praia da Claridade

 
Roma
é a capital da Itália e foi a capital do Império Romano. É a capital da região do Lácio. No interior da cidade encontra-se também o estado do Vaticano, residência do Papa. É uma das cidades com maior importância na história mundial, sendo um dos símbolos da civilização europeia. Conserva inúmeras ruínas e monumentos na parte da cidade antiga. Tem cerca de 2,56 milhões de habitantes, com mais de 3,33 milhões na sua zona metropolitana.
 
História
 
Segundo a tradição Roma teria sido fundada no ano de 753 a.C. por Rómulo. No começo governada por reis, mas tornou-se uma República em 509 a.C.. (de acordo com a tradição) A cidade crescia, e no final da República, a cidade de Roma era a capital de um vasto império no Mar Mediterrâneo. A população de Roma crescia, tanto que no seu auge chega a possuir mais de um milhão de habitantes.
 
Com o fortalecimento do Cristianismo na cidade, no século 3, o Bispo (que depois passaria a ser chamado de Papa) de Roma tornou-se a maior autoridade religiosa na Europa Ocidental.
 
A partir de meados do século 3, com o começo das invasões bárbaras no Império Romano, que eventualmente invadiriam por várias vezes a cidade, causou um fluxo de habitantes da cidade para o campo; quando o Império Romano ruiu, pouco mais de 50 mil habitantes ainda moravam na cidade. A cidade de Roma estaria em mãos bárbaras (e apoiada economicamente e politicamente pelos Impérios Bizantinos) por pelo menos mais quatro séculos, quando em 756, Pepino III derrotou os Lombardos. Roma passaria a ser capital dos Estados Pontifícios até 1870, onde o Papa era a autoridade máxima do Estado.
 
Roma passou a ser a capital da nova Itália unificada, em 1871. Em 11 de Fevereiro de 1929, Benito Mussolini estabeleceu, numa série de acordos com o papado cristão, o Estado independente do Vaticano, cedendo um pedaço de 0.44 km² da cidade de Roma ao novo país.
 
Roma sofreu pesados bombardeamentos e foi também o palco de várias batalhas, na Segunda Guerra Mundial, embora a cidade tenha sofrido menos danos que outras cidades controladas pelo Eixo (como Berlim ou Varsóvia). Roma foi capturada pelos aliados em 4 de Junho de 1944, a primeira capital de uma potência central do Eixo a cair.
 
A cidade foi palco de um crescimento acelerado nos anos que se seguiram à guerra. Com cerca de 240 mil habitantes na época da unificação italiana, a cidade cresceu para 692 mil em 1921 e 1.6 milhão em 1962.
 
Em 1960, a cidade sediou as Olimpíadas de Verão.
 
 
Economia
 
O turismo possui um papel vital na economia de Roma, dado o status da cidade como um dos mais famosos e mais conhecidos destinos turísticos do mundo.
 
A cidade é também um centro bancário e financeiro.
Outros destaques são o marketing e a moda (roupas de griffe).
 
 
Símbolos e curiosidades
 
Cores: amarelo e vermelho, representando, respectivamente, o cristianismo e o império.
 

Feriados municipais:

21 de Abril:   fundação (comemora-se HOJE o aniversário da cidade)
26 de Junho:   festa dos padroeiros da cidade

Provérbios:

-
Todos os caminhos vão dar a Roma
- Em Roma, faça como os romanos fazem
- Roma não foi construída num só dia
 
Fonte: Wikipédia

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D