Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

07
Fev06

A Coroa Solar

Praia da Claridade

Ejecção de gás da Coroa Solar Interna
Ejecção de gás da Coroa Solar Interna




A Coroa Solar é o envoltório luminoso do Sol constituído de plasma com aproximadamente dois milhões de graus centígrados. A elevada temperatura provoca uma reacção constante dos átomos que a compõem e que provavelmente produz o vento solar, que é definido como um fluxo contínuo de partículas carregadas ionicamente que influem inclusive no clima terrestre. As partículas da Coroa Solar podem ser electrões e protões além de sub-partículas ou sub-atómicas (as menores porções de matéria-energia  conhecidas).

As variações na Coroa Solar devido à rotação do Sol, e das suas actividades magnéticas, fazem o vento solar ficar variável e instável exercendo influência nos gases ao redor da Estrela e Planetas próximos. As manchas solares e o seu ciclo também afectam o seu comportamento e dimensão. Exemplo do efeito do vento solar são as Caudas Cometárias, que têm a sua orientação conduzida pela direcção do vento solar que também influi nos campos magnéticos planetários, as magnetosferas, pois deflectem as partículas, impedindo-as de chegar às superfícies dos planetas.

A coroa é a camada mais larga e externa da atmosfera solar, medindo aproximadamente 13.000.000 km a partir da fotosfera, não tem limites definidos, pois varia a sua forma e tamanho; esta acompanha o Ciclo Solar. Tem duas regiões, uma interna, outra externa; a primeira denominada coroa K, é formada por um espectro contínuo com raias brilhantes de emissão; a segunda, chamada coroa F, apresenta um espectro idêntico ao espectro de Fraunhofer normal.


O Ciclo Solar ocorre quando grupos de manchas solares ressurgem em intervalos de cerca de 11 anos.


Manchas Solares

As manchas solares são regiões onde ocorre uma redução da temperatura e pressão das massas gasosas no Sol, estando intimamente relacionadas ao seu campo magnético, cuja intensidade média é de 1 Gauss, chegando a milhares de Gauss próximo a elas. Quanto maior a sua quantidade, maiores são as alterações na ionosfera terrestre, influindo nas comunicações de rádio no planeta Terra.


Composição


Como a composição do Sol é basicamente hidrogénio em forma de plasma, a sua rotação é diferenciada, sendo de 30 dias nos pólos e 26 dias no equador. Durante a rotação, as linhas do campo magnético comprimem-se e, por consequência, carregam o plasma junto até à sua compressão máxima, aumentando dessa forma a pressão e temperatura até à ruptura da massa e a libertação da energia comprimida em forma de explosões, expulsando a matéria da fotosfera em direcção das linhas, com consequente queda de temperatura e pressão após a libertação da energia acumulada. Nas regiões em que os laços magnéticos saem e retornam à fotosfera, estes possuem polaridades magnéticas opostas e assim surgem as manchas, com temperatura média de 4300 Kelvin, enquanto que, normalmente, na sua superfície, o Sol tem cerca de 6.000 K nas regiões ausentes de manchas.


Aparência das manchas solares

As manchas solares são de coloração avermelhada, e não negras como as vemos. Esta ilusão de óptica dá-se por causa do contraste com as regiões vizinhas.


Comportamento

As manchas podem surgir isoladas ou em grupos, o campo magnético associado é bem mais intenso no período conhecido como ciclo solar (de onze anos). O tamanho das manchas solares é bem diversificado, geralmente maiores que o nosso planeta. Elas são medidas em termos de milionésimos da área visível do Sol.
Uma mancha é considerada grande quando mede entre 300 e 500 milionésimos do disco solar. A maior já registada foi em 1947, com 6.132 milionésimos - quase 1/7 do disco solar.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




















2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D