Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

24
Jun05

Planetas: Plutão

Praia da Claridade
Apenas cinco dos nove planetas são visíveis a olho nu.
Urano, Neptuno e Plutão não são visíveis a olho nu e como estão muito afastados do Sol movem-se muito lentamente.

À pergunta  "qual o planeta que se encontra mais longe do Sol ?" ...
... é frequente responder  Plutão.
E tal resposta está certa… na maioria das vezes...

Isto porque o pequeno planeta Plutão é dotado de uma órbita estranha.  Está um pouco fora do plano dos restantes planetas e é mais excêntrica  (ou seja "mais elíptica")  que a destes.  Daqui resulta a peculiaridade de que Plutão por vezes está mais perto do Sol que Neptuno.  De facto, há um cruzar das duas órbitas sem que tal signifique que haja a possibilidade de choque entre os dois planetas.  D
urante cerca de 20 anos Plutão está  "para cá"  de Neptuno...

«Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Plutão».

Durante décadas, foram assim enumerados os planetas mais próximos de nós.
Mas, em 2004, a comunidade científica anunciou ter detectado um novo corpo celeste  – Sedna –  que gravita em volta do Sol numa órbita ainda mais distante e excêntrica que a de Plutão, passando pois a ser 10 os planetas que compõem o nosso Sistema Solar.  Ou será que não ?

Até mesmo através dos telescópios mais poderosos, Plutão — o mais afastado dos planetas do sistema solar — aparece apenas como um minúsculo ponto luminoso.  A sua descoberta foi uma vitória da  astronomia moderna, que determinou a sua posição antes da sua presença ser visualmente constatada.

Em 1905 o astrónomo americano Percival Lowell demonstrou as irregularidades dos movimentos de Urano e Neptuno, atribuindo-as à existência de um planeta desconhecido. Após a sua morte, o seu assistente Clyde Tombaugh prosseguiu as pesquisas. Em 1930, comparando fotografias tiradas em noites diferentes, observou que um dos pontos luminosos se havia deslocado da sua posição inicial. Concluiu, então, que esse ponto deveria ser o planeta desconhecido, porque situava-se bem próximo da posição assinalada pelos cálculos efectuados anteriormente por Lowell.

Com um diâmetro de 5.900 quilómetros, Plutão leva 248 anos para completar a sua órbita solar, cuja distância máxima está calculada em  7.375.000 quilómetros, e a mínima em  4.425.000 quilómetros. Em 1978, James Christi descobriu a existência de um satélite ao redor do planeta, Caronte, que estudos posteriores concluíram achar-se a uma distância de 2.400 quilómetros de Plutão.

A disposição da órbita de Plutão, em relação às dos demais planetas, tem contribuído para fortalecer a hipótese de que esse planeta teria sido um satélite de Neptuno. Afastando-se do planeta-mãe, Plutão teria criado a sua  própria órbita.  Mas essas considerações não passam ainda de conjecturas.

***
Plutão é o nono planeta em distância do sol.  Antigamente era o planeta mais distante do Sol, mas com uma descoberta em 1997 perdeu este posto.  Plutão tem sua órbita muito elíptica, faz com que ele passe pelo interior da órbita de Neptuno durante 20 anos dos 248 anos que leva para dar uma volta ao redor do Sol.
É tão pequeno e distante que pouco se conhece a seu respeito. É um planeta rochoso, provavelmente coberto de gelo e metano congelado.
A única lua conhecida, Caronte, é muito grande para ser considerada uma lua, pois tem metade do tamanho do seu planeta pai. Em razão da pequena diferença das suas dimensões, Plutão e Caronte são algumas vezes considerados como um sistema duplo de planetas.
Mas muito há para descobrir....

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D