Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

01
Jul05

Amália Rodrigues

Praia da Claridade
Amália Rodrigues  (1920–1999)  foi uma cantora de fado portuguesa, além de ter participado como actriz em alguns filmes.

Nasceu em Lisboa, na Rua Martim Vaz, na freguesia de Pena. Em documentos oficiais, a sua data de nascimento aparece como sendo a 23 de Julho. Amália referia, no entanto, que o seu aniversário era a 1 de Julho  ("no tempo das cerejas").

AmaliaRodrigues.jpg

Tornou-se conhecida mundialmente como a "Rainha do Fado" e, por consequência, devido ao simbolismo que este género musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma embaixadora de Portugal.  Aparecia em vários programas de televisão, pelo mundo fora (incluindo Estados Unidos da América)  onde não só cantava fados como música de outras origens (por exemplo, música espanhola).

Bruno de Almeida realizou quatro filmes sobre Amália: "Amália, Live in New York City" (um filme-concerto de 1990 de um espectáculo em Nova Iorque no Town Hall - auditório da cidade),  "Amália - Uma Estranha Forma de Vida"  (um documentário de cinco horas, em formato de série),  "Amália - Expo'98" (a respeito de um dia dedicado a Amália Rodrigues, por ocasião da Exposição Mundial de 1998 em Portugal),  e "A Arte de Amália" (documentário de 90 minutos, pensado para uma audiência internacional, que se estreou no Cinema Quad", em Nova Iorque, em Dezembro de 2000).

A 6 de Outubro de 1999,  Amália Rodrigues morre com 79 anos.  Depois de vários protestos públicos, o seu corpo é trasladado para o Panteão Nacional, em Lisboa, onde repousam apenas personalidades consideradas expoentes máximos da nacionalidade.

O Fado é um estilo musical português. Geralmente é cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por viola e guitarra portuguesa. Os temas mais cantados no fado são a saudade, a nostalgia, o ciúme ou as pequenas histórias do quotidiano dos bairros típicos.

A palavra fado vem do latim "fatum",  ou seja, "destino". De origem obscura, terá surgido provavelmente na primeira metade do século XIX. Há quem aponte na sua génese uma síntese de géneros musicais brasileiros, na altura de grande popularidade em Lisboa, como o "lundum" e a "modinha".

A primeira cantadeira de fado de que se tem conhecimento foi Maria Severa.

O Fado de Lisboa


É cantado tipicamente nas "casas de fado" tanto por homens como por mulheres. As melhores casas de fado encontram-se nos bairros típicos de Alfama, Mouraria, Bairro Alto e Madragoa. Tem como característica fundamental o cantar com tristeza e com sentimento, mágoas passadas e presentes, mas também pode contar uma história divertida com ironia. Teve o seu expoente máximo com Amália Rodrigues.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.






Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D