Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

06
Jul05

Insectos

Praia da Claridade

  • Insectos são animais artrópodes  ( invertebrados  –  que não têm espinha dorsal ou coluna vertebral  -  com patas articuladas)  cujo corpo está dividido em cabeça, com um par de antenas, e tórax com 3 pares de patas. Podem ter asas.

  • Existem 900 mil espécies de insectos em todo o mundo. Os cientistas descobrem de 7 mil a 10 mil novas por ano. Eles suspeitam que possam existir de espécies ainda desconhecidas.

  • Há uma média de 200 milhões de insectos para cada ser humano na Terra.

  • Há espécies com olhos simples (que detectam a luz, mas não formam imagens) ou compostos (que possuem milhares de celas capazes de compor uma imagem cada uma).

  • Alguns insectos vivem em comunidade chamadas colónias, onde o trabalho é bem distribuído. É o caso das formigas e das abelhas.

  • A maioria desses animais possui dois pares de asas. Mas em determinados casos, como o do escaravelho, o primeiro par é uma espécie de capa dura que esconde o segundo par, usado para voar.

  • Muitos insectos "escutam" com os pêlos de suas antenas. Por meio delas, os bichos também conseguem detectar feromónios  -  compostos emitidos por animais para atrair outros da mesma espécie e sexo oposto, ou para demarcar território  –  a grandes distâncias.

  • Em 13 de Janeiro de 2005, um grupo de cientistas da Universidade de Jena, na Alemanha, divulgou que haviam descoberto o fóssil de um insecto de 39 milhões de anos. O bicho é o mais antigo já encontrado na Terra. Ele mede oito milímetros de comprimento, tem dentes para se alimentar e asas em forma de leque. Os estudiosos baptizaram-no com o nome de Protoxenos Janzeni.

  • Um enxame de gafanhotos é formado por cerca de 50 milhões desses insectos, quantidade que conseguiria preencher uma área de mil de quilómetros quadrados.  Um enxame de gafanhotos come diariamente um volume equivalente à alimentação de 2500 pessoas.

    (Recebido por e-mail / desconheço a origem)
  • </font>

    2 comentários

    Comentar post

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Arquivo

      1. 2008
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2007
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2006
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2005
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D