Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

05
Ago05

O estômago

Praia da Claridade

O estômago, nos humanos, é a parte do tubo digestivo em forma de bolsa, situado entre o esófago (órgão oco que, em muitos animais, une a faringe ao estômago) e o duodeno (tubo de cerca de 2 a 3 centímetros de diâmetro que liga o estômago ao intestino delgado).
Encontra-se situado por debaixo do diafragma (músculo indispensável na respiração humana), no lado esquerdo do abdómen. Apresenta duas comunicações: uma superior chamada cárdia, que o comunica ao esófago e outra inferior, chamada piloro, que o comunica ao intestino delgado.

É no interior do estômago que se encontram as glândulas gástricas que produzem o suco gástrico. No estômago, o suco gástrico é envolvido nos alimentos em digestão, através dos movimentos peristálticos (movimentos que empurram o bolo alimentar ao longo do sistema digestivo, por meio de contracções na musculatura lisa do intestino), e o bolo alimentar é transformado em quimo (o alimento que chega ao intestino está transformado num liquido pastoso chamado quimo). Inicia-se aí a digestão das proteínas, pois esse suco contém muitas enzimas, dentre essas está a pepsina, que é responsável pela digestão das proteínas.

O adjectivo gástrico refere-se ao estômago. Assim, a retirada cirúrgica do estômago ou parte dele chama-se gastrectomia. A colocação de tubos no estômago através do abdómen chama-se gastrostomia. A modificação do estômago chama-se gastroplastia.

Gastroplastia é, literalmente, a plástica do estômago (gastro = estômago, plastia = plástica). É uma cirurgia realizada em pessoas com o peso muito acima do ideal, os chamados obesos mórbidos. A técnica mais conhecida e estudada é a chamada de Cirurgia de Fobi e Capella ou de "Gastroplastia Vertical com colocação de anel e Y de Roux". A cirurgia inicia-se com uma laparotomia na técnica convencional ou com uma video-laparoscopia na técnica video-laparoscópica. Na sequência os procedimentos são idênticos. O estômago, que tem capacidade para cerca de dois litros é seccionado com um grampeador cirúrgico a cerca de 7 centímetros da sua junção com o esófago de maneira a se obter um novo estômago com capacidade para apenas 30 a 50 ml. Na saída deste novo estômago é colocado um pequeno anel de sylastic que previne a dilatação gástrica. Uma alça intestinal é anastomosada ao novo estômago para permitir a saída e a absorção dos alimentos. O funcionamento da cirurgia é através da restrição da ingestão de alimentos. Pacientes operados por esta técnica, em geral necessitam fazer várias pequenas refeições diárias e perdem em média 60% do excesso de peso ao final de dois anos. O emagrecimento acentuado pode requerer cirurgias plásticas para a retirada do excesso de pele.

Um outro grupo de cirurgias para redução de peso é o das cirurgias chamadas "predominantemente disabsortivas" e as principais representantes deste grupo são as realizadas pela técnica de Scopinaro e o "duodenal switch". Nestas cirurgias o estômago permanece com capacidade para cerca de 500 ml e o principal factor que faz o paciente emagrecer é disabsorção causada pelo encurtamento intestinal. O paciente pode apresentar diarreia ao ingerir alimentos gordurosos.

Em todas as técnicas o paciente precisa ser acompanhado de perto por uma equipe especializada e receber suplementos alimentares.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

3 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D