Sexta-feira, 21 de Outubro de 2005

O Eurotúnel

Eurotunel_02.jpg


O Eurotúnel, Túnel da Mancha, Channel Tunnel, em inglês, le tunnel sous la Manche, em francês e ainda alcunhado pelos ingleses como The Chunnel, é um túnel ferroviário que liga a França à Inglaterra por debaixo de água. A sua construção foi bastante demorada e o início das obras sofreu algumas falsas partidas até à sua inauguração em 1994. É o segundo mais longo túnel ferroviário do mundo, apenas ultrapassado pelo ‘’Túnel de Seikan’’ no Japão.

Tentativas anteriores

Uma ligação entre a França e a Inglaterra já havia sido proposta em diversas ocasiões:

  • Em 1802, o engenheiro francês Matthieu Favier fez uma proposta para a construção de um túnel: os passageiros atravessariam o túnel em carruagens puxadas por cavalos; o caminho seria iluminado por lanternas de óleo e uma ilha a meio do túnel forneceria ar fresco para os cavalos. O custo, mesmo nessa altura, seria de um milhão de libras.
  • Em 1875, Peter Barlow, construtor do primeiro caminho de ferro subterrâneo, sugeriu que se colocasse um tubo de aço gigantesco flutuando sobre o canal. A ideia foi rejeitada.
  • Em 1876 são levados a cabo extensos estudos geológicos.
  • Em 1880 a companhia ‘’South Eastern Railway’’ faz perfurações experimentais do lado inglês.
  • Em 1881 uma máquina de perfurações ‘’Beaumont’’ escava um túnel de 820 metros ao longo dos penhascos do lado inglês.
  • Em 1922 começam novamente escavações do lado inglês, mas após estarem feitos 128 metros de túnel, foram lançadas objecções políticas e as obras pararam mais uma vez.

Foi só após o fim da Segunda Guerra Mundial que os técnicos acreditaram que o conhecimento tecnológico existente era o suficiente para a construção do túnel e começaram a dar-lhe a devida atenção.



O túnel actual

Estudo


Em 1957, foi formado o Grupo de Estudo para o Túnel do Canal (Channel Tunnel Study Group). No seu relatório, publicado em 1960, recomendava-se a construção de dois túneis ferroviários principais e um de serviço, mais pequeno. O projecto foi iniciado em 1973 mas, devido a problemas de financiamento, foi interrompido em 1975 quando já estavam construídos 250 metros de um túnel de teste.

Em 1984, a ideia foi relançada com uma proposta conjunta dos governos inglês e francês, para a construção do túnel com fundos privados. Das quatro propostas apresentadas, foi escolhida a que mais se assemelhava ao anterior projecto de 1973 e foi anunciada ao público em 20 de Janeiro de 1986. Em 12 de Fevereiro de 1986, os governos dos dois países, assinaram em Canterbury, o Fixed Link Treaty que foi ratificado em 1987.

O percurso planeado, ligava Calais na França a Folkestone na Inglaterra. Na maior parte do seu percurso, o túnel encontra-se a 40 metros abaixo do fundo do mar, sendo a secção sul mais funda do que a secção norte.

Construção

A escavação do túnel demorou sete anos e empregou 15.000 trabalhadores, sendo as operações conduzidas simultaneamente dos dois lados. O empreiteiro principal foi a TransManche Link, um consórcio que englobava 10 empresas e 5 bancos de ambos os países. Foram usadas grandes máquinas, tunnel boring machine (TBM). Estas máquinas, eram autênticas fábricas móveis que abriam o túnel, retiravam as terras e escoravam as paredes com betão. Quando as TBM’s se encontraram, sensivelmente a meio do túnel, a máquina francesa foi desmantelada, enquanto que a inglesa foi derivada para as rochas e aí, abandonada. Quase 4 milhões de metros cúbicos de cal foram escavados só do lado inglês; a maior parte foi deitada ao mar em Shakespeare Cliff, perto de Folkestone tendo com isso, roubado ao mar cerca de 360.000 m2.

O Túnel da Mancha é constituído por 3 túneis paralelos, dois principais ferroviários e um mais pequeno, de acesso. Este túnel de acesso, que é servido por veículos mais pequenos, é ligado ao outros através de passagens transversais em intervalos regulares para permitir que os trabalhadores da manutenção tenham acesso aos túneis principais e para fornecer uma saída de emergência em caso de acidente.

Detalhes Finais

O encontro dos dois túneis 40 metros abaixo do solo do Canal da Mancha em 1 de Dezembro de 1990, num crossover (passagens que permitem comboios passar de um túnel a outro), tornou possível caminhar em terra seca de Inglaterra à Europa pela primeira vez desde o fim da última glaciação, mais de 13 mil anos atrás. Os ingleses e franceses, usando métodos de cálculo e pesquisa a laser, encontraram-se com menos de 2 cm de erro.

O túnel foi oficialmente aberto pela Rainha britânica Elisabeth II e pelo Presidente francês François Mitterrand, em 6 de Maio de 1994.

Estatísticas

O túnel possui 50 km de comprimento, sendo que 39 deles estão debaixo do mar. A profundidade média é 40 metros abaixo do solo do mar. Foi aberta para uso comercial ainda em 1994, e os comboios carregam ambos veículos e passageiros. Quase 7 milhões de passageiros fazem a travessia de 35 minutos todo ano.

A Sociedade Americana de Engenheiros Civis declararam o túnel uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Incêndio

O único sério incidente no Eurotúnel aconteceu em 18 de Novembro de 1996, quando o fogo se alastrou num comboio transportando camiões. Os passageiros foram evacuados num comboio vindo na direcção oposta. Ninguém morreu, devido à acção rápida das autoridades francesas e britânicas, mas o fogo causou sérios danos ao túnel e aos trilhos, num raio de 200 metros do acidente. O túnel foi reaberto para uso limitado em 21 de Novembro do mesmo ano, mas transporte de passageiros ficou temporariamente paralisado.



Operação


O túnel é operado por Eurotunnel plc.
Existem quatro distintos tipos de serviço:


  • Eurostar: um comboio de passageiros de alta velocidade. Liga a estação londrina de comboios de Waterloo (ironicamente nomeada em referência à última das batalhas napoleónicas, entre o Reino Unido e a França) com a Estação do Norte (Gare du Nord) em Paris, e a estação Midi/Zuid, em Bruxelas, com paragens em Ashford, Calais e Lille.

  • Le Shuttle: transporta carros, autocarros e veículos comerciais através do túnel (como se fosse um ferry-boat, balsa), serviço entre Calais (França) e Folkstone (Inglaterra).

  • Transporte de camiões: carrega camiões no comboio (que viajam em vagões abertos), e os motoristas viajam em autocarros, separados dos seus veículos.

  • Serviço de transporte de carga convencional.

Apesar de comboios do Eurostar viajarem em alta velocidade na França (onde os carris são modernos e especialmente feitos para os comboios TGV que viajam a uma velocidade de 300 km/h) e dentro do túnel (a uma média de 160 km/h), a velocidade em terras inglesas, especialmente perto da cidade de Kent, é limitado pelos carris de baixa velocidade usado pelos comboios. O governo britânico instituiu um projecto (Channel Tunnel Rail Link, Ligação de Carril ao Túnel do Canal, em português), com parte das  suas verbas vindas do governo, cujo objectivo é construir uma linha de comboio de Londres até à entrada do túnel, especialmente dedicada aos comboios de alta velocidade do Eurostar. No final de 2003, aproximadamente metade da linha estava completa (secção de Kent a Cheriton).

Busca por Asilo

O túnel tornou-se um meio popular em pessoas que buscam asilo, com a esperança que as hipóteses de receberem asilo sejam maiores no Reino Unido do que na França,  entrando ilegalmente no Reino Unido. Houve algumas tentativas de tais pessoas que tentaram caminhar ao longo do túnel ou entrar nos comboios (de passageiros) ilegalmente, mas a maioria prefere tentar esconder-se em vagões de carga ou em camiões usando o túnel. Em 2002, as autoridades britânicas adicionaram um sistema sofisticado de microfones em Kent, esperando ouvir os batimentos cardíacos ou a respiração de tais pessoas. No começo de 2003, o governo britânico pressionou as autoridades francesas a fecharem o centro para pessoas que buscam asilo em Sangatte, que incentiva tais pessoas a entrar ilegalmente no Reino Unido, na opinião dos britânicos.

O Eurotúnel em Filmes

Dado seu status como um dos maiores feitos de engenharia do século XX, é talvez surpreendente o facto que o Eurotúnel não se tornou um ícone cultural (apesar de ser claramente uma das maravilhas do mundo moderno tal como a Ponte Golden Gate, em São Francisco; ou o prédio Empire State, em Nova Iorque). O clímax do filme Missão Impossível, em que Tom Cruise, acima de um vagão de um comboio em alta velocidade é caçado por um helicóptero, dentro no que é supostamente o Eurotúnel.

Tal cena (gerada com a ajuda de computadores) contém muitos erros (além da clara impossibilidade de tal voo). Dois dos mais significantes erros são o uso de um TGV francês dentro do "Eurotúnel" - tais comboios não operam no túnel  -  e mostrando um único túnel rectangular com duas linhas de comboio. De facto, o Eurotúnel usa dois túneis fisicamente separados, para ambas as direcções de viagem.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Publicado por: Praia da Claridade às 00:07
Link do post | comentar
1 comentário:
De Anónimo a 21 de Outubro de 2005 às 20:37
Túneis! he he! pela primeira vez que fui ao continente axei um piadão passar pelos túneis, mas depois de umas historias nunca mais passei por eles, ,lol! enfim... xinhux fofux e bom fim de semana!-=|(/)¡¢ä§|=-
(http://micasmicas.blogs.sapo.pt)
(mailto:sol22lua@msn.com)


Comentar Artigo

FILIPE FREITAS

Pesquisar neste blog

 

Figueira da Foz
PORTUGAL




Os meus outros cantinhos
Clique nas duas imagens:
 



  Clique na imagem seguinte
        para ver o vídeo do

    Mar da Figueira da Foz


       Fonte Luminosa
       Figueira da Foz

      
Video: Filipe Freitas



SELO da minha Praia
..... pode levá-lo .....




Músicas



PRAIA da CLARIDADE nasceu em:

30/Janeiro/2005

Os 50 Artigos mais Recentes

Batalha da Roliça

Revolução dos Cravos

Massacre de Lisboa de 150...

O Alasca foi vendido

Páscoa: este ano é muito ...

Feliz Dia de São Valentim...

Padre António Vieira

Centenário do Regicídio d...

Descoberta da Vacina

Daguerreótipo

Feliz Ano de 2008 !

Lua Azul

Fossa das Marianas

Flor-do-Natal

Calçada da Fama

Beatriz Costa

Frank Sinatra

Tubarão-touro

Miguel de Vasconcelos

Restauração da Independên...

Egas Moniz

Maiores campos de gelo e ...

Tumba de Herodes

A Bela Adormecida na Figu...

Bola de ténis

Qual a cidade mais fria d...

Tautologia

O maior grupo de lagos de...

Macaronésia

Chuva de estrelas

Erupções vulcânicas

Lenda de São Martinho

Mário Viegas

Muro de Berlim

Libelinha

Castanhas

Falha de Santo André

Quinze anos ao telemóvel

Fotografia Aérea com Papa...

Chuva de animais

Pseudo-fruto

Elevador da Glória

1.º avião do mundo

Maçã

Funicular

Amistad

Turbante

O primeiro satélite artif...

José Hermano Saraiva

Masseiras

Arquivos Mensais

Agosto 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Temas

acidentes

açores

actores

alimentação

ambiente

animais

arquitectura

artes

astrologia

astronáutica

astronomia

aves

aviação

brasil

cantinhos de portugal

cantores

capitais

ciências ocultas

civilizações

crustáceos

culinária

curiosidades

desportos

electrónica

energia

fenómenos

festividades

figueira da foz

filosofia

geografia

guerra

história de portugal

história mundial

humor

informática

insectos

lazer

lisboa

literatura

locais sagrados

madeira

máquinas

mar

medicina

medicina natural

mistérios

monumentos

música

natureza

oceanos

palácios

peixes

pensamentos

pessoas célebres

poemas

poetas

religião

relíquias

rios

saúde

superstições

tecnologias

tradições

transportes

turismo

união europeia

todas as tags

Hora e Temperatura locais (clique, veja a sua zona)

Click for Coimbra, Portugal Forecast

........ Anjo da Paz ........

Anjo da PAZ

Blogues Amigos



À Beira Mar


A Iluminura


A Magia das Palavras


A Papoila


A Serpente Emplumada


Acerca do Mundo


Amicus Ficaria


Ana Luar


Arodla 2006


As the world turns


Barão da Tróia


Bella Mistura


Bióloga Poetisa


Blog da Berenice


Blog da Dalva


Blog das Trevas


Blogamizade


Blog Blogs SAPO


Boanova


Cantinho da Florinda


Cantinho da TiBéu


Canto da Conchita


Chica Ilhéu - Açores


Chuviscos


Cidália Santos


Competências


Confraria das Bifanas


Continua a Sorrir


Dador de Madula Óssea


Deixa-me !...


Doença de Parkinson


Domínio dos Anjos


Dreamers of the Night


Ecos do Tempo


Escrevinhando com o Coração


Eterna Parte de Mim


Evasões Bárbaras


Ex-Improviso


Fadinha Arodla


Fallen Angel - Marisocas


Fátima Cidade de Acolhimento


Floresta de Lórien


FLP - Aloé Vera


Formas & Meios


Formiguinha Atómica


Gatinhos Voadores


Ideias e Ideais - Terceira


Isis


Janela Aberta


José Lessa


Lua e Estrela


Mar y Sol


Menina Marota


Momentos a Dois


Mudar o Template


Noites do Amanhecer


O Atónito


O Estrelado


O PALHETAS -Figueira da Foz-


O Sal da Nossa Pele


O Sino da Aldeia


O Teu Doce Olhar


Paraquedista


Paredes de Coura


Parkinson Campinas


PAVANN


Por Terras do Rei Wamba


Princesa do Mar


Putoreguila


Quinto Poder


Rumo ao Sul


Sabor Latino


Sabor da Cozinha


Segunda Vida


Sem Imaginação


Sentimentos


Som & Tom


Sombreiro


Terena, vila Alentejana


Uma caracol falante


Virtual Realidade






Utilitários



FIGUEIRA DA FOZ
on-line

O seu browser não suporta flash. Necessita instalar o "plug-in".



Meteorologia




Portal dos Sites