Sexta-feira, 9 de Dezembro de 2005

Obesidade


A obesidade é a acumulação de gordura no organismo além da necessidade. Tecnicamente, sempre que houver maior ingestão de calorias (através dos alimentos) do que o gasto energético do corpo, haverá acumulação de calorias na forma de gordura. O corpo humano armazena estas calorias extras nesta forma porque é o meio mais eficaz, armazenando o dobro de calorias no mesmo peso do que se estivesse armazenando como carboidrato ou proteína.

Com as facilidades da vida moderna, como elevadores, escadas rolantes, controles remotos e automóveis, o homem não precisa de se esforçar fisicamente. Isso diminui o gasto de energia na forma de calorias. Por outro lado, a facilidade em adquirir os “fast foods” e alimentos prontos congelados mudaram o padrão alimentar do homem moderno, que passou a consumir mais gordura na forma de frituras, óleos, maioneses, chocolates e gelados cremosos.


Índice de Massa Corpórea - IMC

Dividindo-se o peso em quilos pelo quadrado da altura em metros obtém-se um número que é chamado de Índice de Massa Corpórea – IMC. O IMC normal é de 18 a 24,9, sendo que de 25 a 29,9 é considerado excesso de peso. De 30 a 34,9 é obesidade grau I, de 35 a 39,9 é obesidade grau II e acima de 40 é obesidade grau III ou obesidade mórbida. Acima de 50 é chamado de super obesidade. A obesidade caracteriza-se também como um problema de natureza estética e psicológica, além de ser um grande risco para a saúde.

IMC ou Índice de Massa Corporal é uma medida internacional usada para calcular obesidade.
Ele equivale ao seu peso em quilos dividido pelo quadrado da sua altura.

IMC = Peso(kg)/Altura(m)²

Após isso, o resultado é comparado com uma tabela que indica o grau de obesidade do indivíduo.




Insatisfação com o peso corporal

Sabemos que a relação de um indivíduo para com os outros parte da forma como os nossos sentidos actuam e despertam em nós sensações de atracção ou de repugnância. Sendo a visão um dos sentidos, a imagem corporal que a pessoa possui é indispensável a uma vida saudável. A importância da mesma leva a que a pessoa se preze consigo, sabendo que a positividade deste factor contribui, não só para o desenvolvimento de relações com a sociedade, mas com a auto-estima e carisma presente em cada um de nós. Esta imagem corporal reflecte como vemos e o que vemos no Mundo. Através das interacções com os outros, modificamos a nossa imagem, em função do que gostamos e do ambiente que vivemos. Recolhendo todos estes dados, podemos afirmar que a imagem corporal é directamente influenciada por factores fisiológicos, psicológicos e sociológicos. E aqui entra o problema. O peso corporal está relacionado com a imagem corporal que transpomos. Dentro das possibilidades do peso corporal de uma pessoa, encontra-se uma fase em que a pessoa excede o peso ideal que deveria ter, sendo chamada de pessoa obesa. Assim, o peso corporal também é influenciado pelos factores acima referenciados e consequentemente a obesidade é um problema derivado do mesmo. Quando se sente um descontentamento grande em relação à imagem corporal que fazemos transparecer, a tendência generalizada é o começo de dietas inadequadas, ingestão emocional e compulsiva, distúrbios na alimentação que podem gerar problemas ainda mais graves (anorexia, bulimia), exercício excessivo e diminuição da capacidade cognitiva. São cada vez mais as pessoas que ficam descontentes com a sua imagem corporal devido a factores desta natureza. É por isso que a imagem corporal é também cada vez mais conhecida como um problema médico e psicológico. A referência a comportamentos perante a insatisfação com o peso corporal pode tender para um aumento excessivo de peso (quando a pessoa é/acha que é magra) ou para uma diminuição drástica de peso (quando a pessoa é/acha que é gorda). Neste momento, são muito mais as pessoas que tendem para comportamentos de perda de peso do que as outras. No entanto, é de salientar que embora muitas pessoas o tentem, são poucas aquelas que realmente conseguem atingir plenamente os objectivos propostos. A consciência de que é necessário mudar é dos pontos mais importantes nesta área. Se a pessoa está insatisfeita ou está mesmo com problemas graves de saúde, a iniciativa pessoal é essencial. Só assim se pode tornar uma pessoa receptiva à implementação de programas e tratamentos adequados à doença em questão.


Obesidade Mórbida

A obesidade mórbida é assim chamada devido ao facto de ser uma condição causadora de morbidade ou doença por si só. Obesos mórbidos tem mais tendência ao diabetes mellitus (açúcar no sangue), à hipertensão arterial (pressão alta) e a problemas cardíacos e pulmonares (coração e pulmão). O tratamento é a partir de dietas e medicamentos inibidores do apetite, podendo até culminar com a necessidade de cirurgias para os obesos mórbidos refractários ao tratamento medicamentoso e dietoterápico. Estes procedimentos cirúrgicos são em geral conhecidos como gastroplastias e só devem ser feitos após avaliação de um clínico, um nutricionista, uma psicóloga e uma fisioterapeuta, além do cirurgião. Equipes bem formadas podem também contar com enfermeiros, assistentes sociais, profissionais de educação física e outros.



Gastroplastia é, literalmente, a plástica do estômago (gastro = estômago, plastia = plástica). É uma cirurgia realizada em pessoas com o peso muito acima do ideal, os chamados obesos mórbidos. A técnica mais conhecida e estudada é a chamada de Cirurgia de Fobi e Capella ou de "Gastroplastia Vertical com colocação de anel e Y de Roux". A cirurgia inicia com uma laparotomia na técnica convencional ou com uma videolaparoscopia na técnica videolaparoscópica. Na sequência os procedimentos são idênticos. O estômago, que tem capacidade para cerca de dois litros é seccionado com um grampeador cirúrgico a cerca de 7 centímetros da sua junção com o esófago de maneira a se obter um novo estômago com capacidade para apenas 30 a 50 ml. Na saída deste novo estômago é colocado um pequeno anel de sylastic que previne a dilatação gástrica. Uma alça intestinal é anastomosada ao novo estômago para permitir a saída e a absorção dos alimentos. O funcionamento da cirurgia é através da restrição da ingestão de alimentos. Pacientes operados por esta técnica, em geral necessitam fazer várias pequenas refeições diárias e perdem em média 60% do excesso de peso ao final de dois anos. O emagrecimento acentuado pode requerer cirurgias plásticas para a retirada do excesso de pele.

Um outro grupo de cirurgias para redução de peso é o das cirurgias chamadas "predominantemente disabsortivas" e as principais representantes deste grupo são as realizadas pela técnica de Scopinaro e o "duodenal switch". Nestas cirurgias o estômago permanece com capacidade para cerca de 500 ml e o principal factor que faz o paciente emagrecer é disabsorção causada pelo encurtamento intestinal. O paciente pode apresentar diarreia ao ingerir alimentos gordurosos.

Em todas as técnicas o paciente precisa ser acompanhado de perto por uma equipe especializada e receber suplementos alimentares.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Publicado por: Praia da Claridade às 00:00
Link do post | comentar

FILIPE FREITAS

Pesquisar neste blog

 

Figueira da Foz
PORTUGAL




Os meus outros cantinhos
Clique nas duas imagens:
 



  Clique na imagem seguinte
        para ver o vídeo do

    Mar da Figueira da Foz


       Fonte Luminosa
       Figueira da Foz

      
Video: Filipe Freitas



SELO da minha Praia
..... pode levá-lo .....




Músicas



PRAIA da CLARIDADE nasceu em:

30/Janeiro/2005

Os 50 Artigos mais Recentes

Batalha da Roliça

Revolução dos Cravos

Massacre de Lisboa de 150...

O Alasca foi vendido

Páscoa: este ano é muito ...

Feliz Dia de São Valentim...

Padre António Vieira

Centenário do Regicídio d...

Descoberta da Vacina

Daguerreótipo

Feliz Ano de 2008 !

Lua Azul

Fossa das Marianas

Flor-do-Natal

Calçada da Fama

Beatriz Costa

Frank Sinatra

Tubarão-touro

Miguel de Vasconcelos

Restauração da Independên...

Egas Moniz

Maiores campos de gelo e ...

Tumba de Herodes

A Bela Adormecida na Figu...

Bola de ténis

Qual a cidade mais fria d...

Tautologia

O maior grupo de lagos de...

Macaronésia

Chuva de estrelas

Erupções vulcânicas

Lenda de São Martinho

Mário Viegas

Muro de Berlim

Libelinha

Castanhas

Falha de Santo André

Quinze anos ao telemóvel

Fotografia Aérea com Papa...

Chuva de animais

Pseudo-fruto

Elevador da Glória

1.º avião do mundo

Maçã

Funicular

Amistad

Turbante

O primeiro satélite artif...

José Hermano Saraiva

Masseiras

Arquivos Mensais

Agosto 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Temas

acidentes

açores

actores

alimentação

ambiente

animais

arquitectura

artes

astrologia

astronáutica

astronomia

aves

aviação

brasil

cantinhos de portugal

cantores

capitais

ciências ocultas

civilizações

crustáceos

culinária

curiosidades

desportos

electrónica

energia

fenómenos

festividades

figueira da foz

filosofia

geografia

guerra

história de portugal

história mundial

humor

informática

insectos

lazer

lisboa

literatura

locais sagrados

madeira

máquinas

mar

medicina

medicina natural

mistérios

monumentos

música

natureza

oceanos

palácios

peixes

pensamentos

pessoas célebres

poemas

poetas

religião

relíquias

rios

saúde

superstições

tecnologias

tradições

transportes

turismo

união europeia

todas as tags

Hora e Temperatura locais (clique, veja a sua zona)

Click for Coimbra, Portugal Forecast

........ Anjo da Paz ........

Anjo da PAZ

Blogues Amigos



À Beira Mar


A Iluminura


A Magia das Palavras


A Papoila


A Serpente Emplumada


Acerca do Mundo


Amicus Ficaria


Ana Luar


Arodla 2006


As the world turns


Barão da Tróia


Bella Mistura


Bióloga Poetisa


Blog da Berenice


Blog da Dalva


Blog das Trevas


Blogamizade


Blog Blogs SAPO


Boanova


Cantinho da Florinda


Cantinho da TiBéu


Canto da Conchita


Chica Ilhéu - Açores


Chuviscos


Cidália Santos


Competências


Confraria das Bifanas


Continua a Sorrir


Dador de Madula Óssea


Deixa-me !...


Doença de Parkinson


Domínio dos Anjos


Dreamers of the Night


Ecos do Tempo


Escrevinhando com o Coração


Eterna Parte de Mim


Evasões Bárbaras


Ex-Improviso


Fadinha Arodla


Fallen Angel - Marisocas


Fátima Cidade de Acolhimento


Floresta de Lórien


FLP - Aloé Vera


Formas & Meios


Formiguinha Atómica


Gatinhos Voadores


Ideias e Ideais - Terceira


Isis


Janela Aberta


José Lessa


Lua e Estrela


Mar y Sol


Menina Marota


Momentos a Dois


Mudar o Template


Noites do Amanhecer


O Atónito


O Estrelado


O PALHETAS -Figueira da Foz-


O Sal da Nossa Pele


O Sino da Aldeia


O Teu Doce Olhar


Paraquedista


Paredes de Coura


Parkinson Campinas


PAVANN


Por Terras do Rei Wamba


Princesa do Mar


Putoreguila


Quinto Poder


Rumo ao Sul


Sabor Latino


Sabor da Cozinha


Segunda Vida


Sem Imaginação


Sentimentos


Som & Tom


Sombreiro


Terena, vila Alentejana


Uma caracol falante


Virtual Realidade






Utilitários



FIGUEIRA DA FOZ
on-line

O seu browser não suporta flash. Necessita instalar o "plug-in".



Meteorologia




Portal dos Sites