Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

12
Nov07

Erupções vulcânicas

Praia da Claridade

 
Fluxos piroclásticos descem através das encostas do Vulcão Mayon, nas Filipinas, em 1984

Fluxos piroclásticos descem através das encostas do Vulcão Mayon, nas Filipinas, em 1984

Clique aqui para ampliar a imagem




Os fluxos piroclásticos (também conhecidos como nuvem piroclástica) são o resultado devastador de algumas erupções vulcânicas. Constituem corpos fluidos, velozes, compostos de gás quente e piroclastos (cinza e pedra) que podem viajar com velocidade até 160 km por hora. O gás está normalmente numa temperatura entre 100 e 800 graus Celsius. Os fluxos piroclásticos normalmente deslocam-se rente ao solo, acompanhando as irregularidades do relevo.
 
Os volumes das nuvens variam de cem metros cúbicos a mais de mil quilómetros cúbicos, e os maiores podem viajar por centenas de quilómetros, embora nenhum nessa escala tenha ocorrido em cem mil anos. A maioria dos fluxos são ao redor de um a dez quilómetros cúbicos e viajam por vários quilómetros. Os fluxos normalmente consistem em duas partes - o fluxo acompanha o chão e contém pedras grossas grandes e lança fragmentos, enquanto outras partes da nuvem de cinza saem por cima da nuvem mais intensa por causa da turbulência entre o fluxo e o ar sobrejacente.
 
Enquanto se move, a energia cinética das pedras aplainam árvores e edifícios no seu caminho. Os gases quentes e a velocidade alta são letais. Por exemplo, os povoados de Pompeia e Herculaneum na Itália foram engolidos por eles em 1979 com grande perda de vidas e em Junho 1997 os fluxos mataram 20 pessoas na ilha de Caraíbas de Montserrat.
 
Em, 1903, no Monte Pelair (ou Monte Pelée), vulcão jovem situado em Saint Pierre, na Martinica, foi o causador da mais devastadora erupção vulcânica de que se tem conhecimento.
 
Sabe-se que cerca de 30 mil pessoas morreram em detrimento da erupção, o que deu uma completa nova concepção aos estudos vulcânicos. O fluxo piroclástico, uma cinza vulcânica com cerca de 300 oC, cobriu 20km ao longo de toda cidade de Saint Pierre seguida pela lava, de aproximados 1000 oC.
 
O efeito do fluxo piroclástico foi tão devastador que em 3 minutos exterminou aquele povoado, derreteu casas, prédios. Para se ter noção da força vulcânica, regista-se que conseguiu arremessar pedras do tamanho de uma casa. Entretanto, ninguém na cidade sobreviveu, com excepção de um único homem, Ludger Cilbaris. Ele estava preso numa cela na cadeia e, justamente por isso, safou-se da morte. De facto, as várias camadas de parede que constituíam a sua "cela", filtraram as partículas de magma que fazem parte do fluxo piroclástico. Ainda assim, o homem maravilhoso (como ficou conhecido), sofreu sérias queimaduras e, antes de ser encontrado por 4 jovens estudantes, passou 4 dias de agonia, fome e medo.
Fonte: Wikipédia. 
 

..................................................................

3 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D