Quarta-feira, 18 de Julho de 2007

Computador: todo o cuidado é pouco...

 
Computador antigo

Computador antigo



Spyware consiste num programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento e sem o seu consentimento.
 
Diferem dos "
Cavalos de Tróia" por não terem como objectivo que o sistema do usuário seja dominado, seja manipulado, por uma entidade externa, por um cracker.
 
Os spywares podem ser desenvolvidos por firmas comerciais, que desejam monitorizar o hábito dos usuários para avaliar os seus costumes e vender estes dados pela Internet. Desta forma, esta firmas costumam produzir inúmeras variantes dos seus programas-espiões, aperfeiçoando-os, dificultando em muito a sua remoção.
 
Por outro lado, muitos vírus transportam spywares, que visam roubar certos dados confidenciais dos usuários. Roubam logins bancários, montam e enviam logs (registos) das actividades do usuário, roubam determinados arquivos ou outros documentos pessoais.
 
Com frequência, os spyware costumavam vir legalmente embutidos nalgum programa que fosse
shareware ou freeware. A sua remoção era por vezes, feita quando da compra do software ou de uma versão mais completa e paga.
 
 
E-mails e mensageiros

Eventualmente anexos de e-mails ou mensagens vindas de mensageiros como o
MSN e o ICQ, também podem conter spywares. Firmas comerciais exploram maldosamente a curiosidade dos usuários e desenvolvem novas formas de transmissão e de instalação de spywares.
 
Recentemente uma grande parte dos spywares são assimilados pelo navegador, como plug-ins. O usuário deve ser cuidadoso aos instalar os diversos plug-ins disponíveis na Internet.
 
Muitas vezes usa-se de forma genérica o termo spyware para os malware e adwares, que são programas indesejáveis. Os softwares anti-pestes, também denominados anti-spywares, são feitos para removê-los.
 
 
Adwares
 
Costuma-se incluir os adwares no estudo dos spywares, pois assemelham-se na sua forma de infecção e na sua forma de desinstalação. Seriam como se fossem um sub-grupo dos spywares.
 
Os adwares são conhecidos por trazerem para a tela do usuário algum tipo de propaganda.
 
Como geralmente são firmas comerciais que os desenvolvem, é comum os adwares virem embutidos em diversos programas de livre download (
freeware), com a autorização dos seus autores.
 
O
Kazaa oficial é um programa de compartilhamento de arquivos, sendo um exemplo do casamento de um software gratuito com adwares, pois estes proporcionam-lhe uma fonte de renda.
 
Inicialmente os adwares procuravam exibir propagandas em janelas, chamados "banners", pequenas janelas de propagandas, embutidas em softwares de terceiros. Caso o usuário gostasse deste software, poderia adquirir uma versão mais avançada, paga, livre destas propagandas.
 
Posteriormente os adwares passaram a monitorizar a actividade do usuário na Internet, podendo desta forma mostrar propagandas personalizadas, além de enviar dados sobre hábitos do usuário a certos sites, tendo então funções de spyware e adware, de forma simultânea.
 
Mais adiante certos adwares passaram a exibir janela do tipo pop-up, pequena janela de propaganda solta pela tela, em vez de banners.
 
Um pouco mais à frente os adwares passaram a instalar-se no navegador do usuário, acrescentando certas funcionalidades duvidosas, principalmente no Internet Explorer. Avanços (ou upgrade) no Internet Explorer, passaram a exigir o consentimento do usuário para a sua instalação.
 
Porém com o passar do tempo, os adwares sofisticaram-se, incluindo propagandas persistentes, com inúmeras variantes, onde a sua desinstalação passou a ser um tarefa bastante penosa ou mesmo impossível, sem uma ajuda externa. A insistência no aparecimento das propagandas e a sua difícil desinstalação, levaram os usuários a classificá-los como pragas ou spywares e não mais como simples adwares.
 
Certos adwares passaram a ser instalados no Internet Explorer, quando o usuário navegava em sites maliciosos.
 
Os adwares sofisticaram-se, tornarem-se pragas... Produzem alterações no registo do Windows e depois somem ou escondem-se para garantir que as alterações não sejam desfeitas, exigindo então não mais a acção de um antivírus ou de um simples anti-trojan, mas sim de um programa específico de reparação do registo.
 
Por vezes os adwares exibem propagandas pornográficas, falsas propagandas de infecção do sistema por vírus, falsa propaganda de venda de produtos e passaram também a causar instabilidade no sistema, principalmente no navegador.
 
Suspeita-se que possam tornar o sistema do usuário aberto a acção de
crackers, devido a falta de maiores cuidados na elaboração dos adwares.
 
 
Ransomware
 
Os Ransomwares são softwares maliciosos que, ao infectarem um computador,
criptografam todo ou parte do conteúdo do disco rígido. Os responsáveis pelo software exigem da vítima, um pagamento pelo "resgate" dos dados. Os Ransonwares são ferramentas para crimes de extorsão e são extremamente ilegais. Nomes de alguns Ransomwares conhecidos: Gpcode-B e PGPCoder.
 
 
Remoção
 
Antes de mais nada, certifique-se que a peste não tenha adicionado uma entrada em Adicionar ou remover programas, facilitando a sua desinstalação. Certas pestes como alguns redireccionadores do Internet Explorer, disponibilizam ferramentas de remoção, no item suporte ou help na página redireccionada.
 
Actualmente recomenda-se a instalação de algum programa anti-peste (ou anti-spyware em inglês), pois como já foi comentado, certos softwares trazem consigo spywares ou adwares, ou mesmo o Internet Explorer pode ser contaminado por algum spywares, pois ainda não há certeza absoluta que ele possa ficar imune, das variadas formas de adwares desenvolvidos por firmas comerciais.
 
 
Programas anti-spywares mais utilizados:
  • Microsoft Windows Defender - gratuito
  • SpyBot - gratuito
  • Ad-aware SE - versão gratuita
  • Spyware terminator - gratuito e com protecção residente, semelhante aos anti-vírus.
  • eTrust™ PestPatrol® Anti-Spyware
  • XoftSpy
 
Nota 1:
Ao contrário dos programas antivírus, em geral pode-se instalar um ou mais programas anti-pestes sem que entrem em conflito, sendo recomendado que apenas um anti-peste faça a pesquisa em tempo real.
 
Nota 2: Recentemente apareceram muitos programas anti-pestes no mercado, aparentemente menos eficientes que os anti-pestes acima indicados, sendo comum que acusem falsos positivos, inclusive apontando para arquivos do próprio Windows.
 
Nota 3: Têm aparecido falsos programas anti-pestes (anti-spywares), onde implantam adwares e relatam a existência de falsas pestes, exigindo que sejam comprados, para que possam remover as referidas pestes. Desta categoria, os mais ocorrentes são o Spy Sheriff e o Spywareblaster (o Spywareblaster tornou-se gratuito na sua última versão).
Fonte: Wikipédia. 
 

.......................
Publicado por: Praia da Claridade às 00:00
Link do post | comentar
5 comentários:
De soaresesilva a 18 de Julho de 2007 às 01:24
Com tudo o que descreves de espiões e pestes que podem entrar nos nossos computadores, acho que vou fechar o meu para nunca mais o abrir....


De maripossa a 18 de Julho de 2007 às 18:04
Amigo Filipe. Como sabe eu sou um pouco "atrevida"em instalar programas mas primeiro vou ver do que se trata, tenho o computador com os antivirus,como sabe, mas ninguém hoje esta livre de lhe entra algo que não estava a espera, mas que vamos fazer contra estas pragas, pois muitas vezes, os que vende Softwares,se calhar tem lá os Spywares,é uma troca? Filipe gostei deste esclarecimento, bom texto para ler.Amigo Filipe beijinho de amizade


De Manuela a 18 de Julho de 2007 às 18:05
Muito bom post.
Bom trabalho, daqui qualquer um sai esclarecido.
Pois é, mesmo com um bom anti-virus, nunca estamos completamente, seguros.
O big-brother está em todo o lado.


De Cöllyßry a 19 de Julho de 2007 às 18:31
Olá Filipe, pois todo o cuidado é pouco, e muitas pessoas não sabem, aqui fica a informação tão valiosa...
A imagem fiqcou um espetaculo, o meu bem haja...

Meu terno beijo


De Chicailheu a 19 de Julho de 2007 às 18:33
Filipe
Se antes já me baralhava com os nomes, agora é que baralhei de vez!
Meu Deus, tantos nomes, para tantas coisas, tantos Spyares, e outros afins...
Isso fica para ti, que és um "Expert" nestas matérias.
Mas gostei de ler, e sempre aprendi algo mais!
beijinhos e melhoras.
tua amiga
Chicailheu


Comentar Artigo

FILIPE FREITAS

Pesquisar neste blog

 

Figueira da Foz
PORTUGAL




Os meus outros cantinhos
Clique nas duas imagens:
 



  Clique na imagem seguinte
        para ver o vídeo do

    Mar da Figueira da Foz


       Fonte Luminosa
       Figueira da Foz

      
Video: Filipe Freitas



SELO da minha Praia
..... pode levá-lo .....




Músicas



PRAIA da CLARIDADE nasceu em:

30/Janeiro/2005

Os 50 Artigos mais Recentes

Batalha da Roliça

Revolução dos Cravos

Massacre de Lisboa de 150...

O Alasca foi vendido

Páscoa: este ano é muito ...

Feliz Dia de São Valentim...

Padre António Vieira

Centenário do Regicídio d...

Descoberta da Vacina

Daguerreótipo

Feliz Ano de 2008 !

Lua Azul

Fossa das Marianas

Flor-do-Natal

Calçada da Fama

Beatriz Costa

Frank Sinatra

Tubarão-touro

Miguel de Vasconcelos

Restauração da Independên...

Egas Moniz

Maiores campos de gelo e ...

Tumba de Herodes

A Bela Adormecida na Figu...

Bola de ténis

Qual a cidade mais fria d...

Tautologia

O maior grupo de lagos de...

Macaronésia

Chuva de estrelas

Erupções vulcânicas

Lenda de São Martinho

Mário Viegas

Muro de Berlim

Libelinha

Castanhas

Falha de Santo André

Quinze anos ao telemóvel

Fotografia Aérea com Papa...

Chuva de animais

Pseudo-fruto

Elevador da Glória

1.º avião do mundo

Maçã

Funicular

Amistad

Turbante

O primeiro satélite artif...

José Hermano Saraiva

Masseiras

Arquivos Mensais

Agosto 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Temas

acidentes

açores

actores

alimentação

ambiente

animais

arquitectura

artes

astrologia

astronáutica

astronomia

aves

aviação

brasil

cantinhos de portugal

cantores

capitais

ciências ocultas

civilizações

crustáceos

culinária

curiosidades

desportos

electrónica

energia

fenómenos

festividades

figueira da foz

filosofia

geografia

guerra

história de portugal

história mundial

humor

informática

insectos

lazer

lisboa

literatura

locais sagrados

madeira

máquinas

mar

medicina

medicina natural

mistérios

monumentos

música

natureza

oceanos

palácios

peixes

pensamentos

pessoas célebres

poemas

poetas

religião

relíquias

rios

saúde

superstições

tecnologias

tradições

transportes

turismo

união europeia

todas as tags

Hora e Temperatura locais (clique, veja a sua zona)

Click for Coimbra, Portugal Forecast

........ Anjo da Paz ........

Anjo da PAZ

Blogues Amigos



À Beira Mar


A Iluminura


A Magia das Palavras


A Papoila


A Serpente Emplumada


Acerca do Mundo


Amicus Ficaria


Ana Luar


Arodla 2006


As the world turns


Barão da Tróia


Bella Mistura


Bióloga Poetisa


Blog da Berenice


Blog da Dalva


Blog das Trevas


Blogamizade


Blog Blogs SAPO


Boanova


Cantinho da Florinda


Cantinho da TiBéu


Canto da Conchita


Chica Ilhéu - Açores


Chuviscos


Cidália Santos


Competências


Confraria das Bifanas


Continua a Sorrir


Dador de Madula Óssea


Deixa-me !...


Doença de Parkinson


Domínio dos Anjos


Dreamers of the Night


Ecos do Tempo


Escrevinhando com o Coração


Eterna Parte de Mim


Evasões Bárbaras


Ex-Improviso


Fadinha Arodla


Fallen Angel - Marisocas


Fátima Cidade de Acolhimento


Floresta de Lórien


FLP - Aloé Vera


Formas & Meios


Formiguinha Atómica


Gatinhos Voadores


Ideias e Ideais - Terceira


Isis


Janela Aberta


José Lessa


Lua e Estrela


Mar y Sol


Menina Marota


Momentos a Dois


Mudar o Template


Noites do Amanhecer


O Atónito


O Estrelado


O PALHETAS -Figueira da Foz-


O Sal da Nossa Pele


O Sino da Aldeia


O Teu Doce Olhar


Paraquedista


Paredes de Coura


Parkinson Campinas


PAVANN


Por Terras do Rei Wamba


Princesa do Mar


Putoreguila


Quinto Poder


Rumo ao Sul


Sabor Latino


Sabor da Cozinha


Segunda Vida


Sem Imaginação


Sentimentos


Som & Tom


Sombreiro


Terena, vila Alentejana


Uma caracol falante


Virtual Realidade






Utilitários



FIGUEIRA DA FOZ
on-line

O seu browser não suporta flash. Necessita instalar o "plug-in".



Meteorologia




Portal dos Sites