Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2007

Ilha de Santo Antão

 
Arquipélago de Cabo Verde

Arquipélago de Cabo Verde



 
Vista do interior da ilha de Santo Antão, Cabo Verde

Vista do interior da ilha de Santo Antão, Cabo Verde




Santo Antão é uma das 9 ilhas habitadas de Cabo Verde, localizada no grupo do Barlavento, a noroeste, a segunda maior do arquipélago em superfície e a terceira em população, com aproximadamente 40 km de extensão longitudinal e cerca de 20 km de largura. De origem vulcânica, Santo Antão é a ilha mais ocidental de Cabo Verde e a mais afastada do continente africano. O canal de São Vicente separa-a da ilha mais próxima, a ilha de São Vicente.
 
Descoberta em 1462, começou a ser colonizada, com pouco sucesso, em 1548. Uma cadeia de montanhas, tida durante muito tempo como intransponível, separa a ilha entre norte e sul.
 
Os principais aglomerados populacionais são a vila da Ribeira Grande – a capital da ilha –, o Porto Novo – porta de entrada de gentes e mercadorias vindas de São Vicente – e a Ponta do Sol – onde se localiza o aeródromo da ilha.
 
Geografia
 
O ponto mais elevado da ilha é o Tope da Coroa, com 1.979 m, que é um vulcão inactivo, seguido do Pico da Cruz, com 1.814 m, a noroeste, e o Gudo de Cavaleiro, com 1.811 m, a sudeste.
 
Desde 1999 tem sido observada contínua elevação da temperatura da água do mar na região da Ponta do Sol, o que leva os vulcanólogos a admitir que é crescente o risco de novas erupções naquela área.
 
A parte da ilha voltada a sudeste é quase completamente árida, enquanto que a zona noroeste goza de chuvas relativamente regulares e é razoavelmente verde. Não é de estranhar, pois, que a maioria da população se concentre nesta parte de Santo Antão.
 
Os vales acusam uma forte erosão. Muitos vulcões são relativamente jovens e têm caldeiras. As montanhas são compostas de basalto e erguem-se a centenas de metros de altura.
 
História
 
O nome Santo Antão foi dado pelo navegador português Diogo Afonso que descobriu a ilha no dia 17 de Janeiro de 1462, faz hoje 545 anos, em consonância com o santo do dia da descoberta, tal como ocorreu com outras ilhas do grupo: São Vicente, São Nicolau e Santa Luzia.
 
A colonização começou em 1548. No século XVII, as populações das ilhas de Santiago e do Fogo com colonos vindos do norte de Portugal fundaram a Povoação, a actual vila da Ribeira Grande na zona norte da ilha.
 
Economia
 
A pesca tem um papel importante na economia da ilha. As principais produções agrícolas são cana-de-açúcar, inhame, mandioca, banana, manga e milho. Um das principais produções da ilha é o groge, um tipo de cachaça produzido localmente e muito popular em todo o arquipélago.
 
Nos últimos anos o turismo tem-se vindo a tornar uma indústria com importância crescente. A paisagem íngreme, contrastando áreas verdes com regiões absolutamente secas, é um forte atractivo para os turistas com gosto por longas caminhadas, o turismo-aventura e o eco-turismo. Prevê-se para breve a abertura de um hotel de quatro estrelas em Paul e unidades de três estrelas em diversos pontos da ilha de Santo Antão.
 
Divisão administrativa
 
Santo Antão está dividida em três concelhos – Paul, Porto Novo e Ribeira Grande – e sete freguesias – Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Livramento, Santo Crucifixo, São Pedro Apóstolo, Santo António das Pombas, São João Baptista e Santo André.
 
Língua
 
Para além do português, língua oficial, o crioulo cabo-verdiano é usado no dia-a-dia pela grande maioria da população de Santo Antão. Existe uma variante local do crioulo cabo-verdiano.
Fonte: Wikipédia. 
 

.......................
Temas:
Publicado por: Praia da Claridade às 00:00
Link do post | comentar
10 comentários:
De aquimetem a 17 de Janeiro de 2007 às 11:54
Bom dia ! Que não seja por falta de saúde ou de problemas criados à nossa revelia que tem navegado com menos dinâmica - eu não notei. Força !
Achei curiosa a escolha do título que escolheu para este data, é que a Igreja festeja canonicamente neste dia, 17 de Janeiro, Santo Antão, um santo de séc. III. Do nosso ex-império, só conheço a Madeira, e nos Açores, a Terceira. Mas conheço muitos cabo-verdianos, e o meu Amigo também !!!
Um abração e bom resto de semana


De soaresesilva a 17 de Janeiro de 2007 às 13:41
Cada vez que pões um post deste género, apetece-me largar tudo e ir conhecer o local. As ilhas de Cabo Verde, toda a gente diz, têm um encanto especial pelos seus contrastes. Com grande pena minha não conheço nenhuma mas conheço muitos cabo-verdeanos que fazem descrições nostálgicas das suas ilhas que, infelizmente, não lhes dão o pão de cada dia.


De Maria Papoila a 17 de Janeiro de 2007 às 18:39
Belíssima foto de Santo Antão e fica a vontade de conhecer Cabo Verde.
Espero que a saúde melhore. Os textos esses continuam a ser de grande oportunidade e qualidade.
Beijo


De Maria Elisa a 17 de Janeiro de 2007 às 19:05
Filipe..Como sempre grandes textos de qualidade,então sobre este de( CABO VERDE)uma maravilha da natureza,pois toda a ilha o deve ser,pena é ser tão longe enão haver a oportunidade de conhecer,sempre foram para mim umas férias de sonho,pois sinto uma magia com terras de África,e as Ilhas de Cabo Verde e suas ilhas do Sal?..Deve ser um espanto,quem sabe um dia não poderei fazer essa viagem...Muito gostaria.
Bom trabalho amigo Filipe como sempre,beijinho.
Maria Elisa


De Maria Elisa a 17 de Janeiro de 2007 às 19:05
Filipe..Como sempre grandes textos de qualidade,então sobre este de( CABO VERDE)uma maravilha da natureza,pois toda a ilha o deve ser,pena é ser tão longe enão haver a oportunidade de conhecer,sempre foram para mim umas férias de sonho,pois sinto uma magia com terras de África,e as Ilhas de Cabo Verde e suas ilhas do Sal?..Deve ser um espanto,quem sabe um dia não poderei fazer essa viagem...Muito gostaria.
Bom trabalho amigo Filipe como sempre,beijinho.
Maria Elisa


De aldoramira a 17 de Janeiro de 2007 às 21:23
Já hoje aqui estive mas não consegui deixar comentário porque a minha net tem tido cortes, agora parece que já está boa, eles tem estado em manutenção.
Um durante muito tempo pensei ir a Cabo Verde a minha Filipa esteve lá e perdi um pouco a vontade dês que ela me falou daquelas baratas gigantes a voar a noite, e a vida lá ser muito cara, onde tudo falta, tinha uma amiga que quando vinha de férias cá tinha que levar tudo daqui almofadas bidões para guardar a agua, porque lá tudo isso custava uma fortuna, o leite era caro.
A Filipa falou da Ilha do Sal em que tomou banho nas salinas e ficava totalmente a boiar por causa do sal, deve ser uma sensação engraçada.
Beijinhos
Arodla


De Florinda a 17 de Janeiro de 2007 às 22:53
Oi Filipe ! Que bom ver teu blog de novo, e agora com mais uma linda ilha, tenho algumas amigas em cabo verde, e lá deve ser muito lindo, já tiveste lá?
Olha no comentário que fizeste no meu blog, disseste que "Nem Tudo Corre Bem Na Vida" fiquei preocupada , afinal o que se passa amigo?
Se precisares desabafar fica sabendo que aqui tens uma amiga não de sempre mas sim que espera ser para sempre. Beijinhos e aconteça o que acontecer nunca disistas do teu blog porque ele é muito lindo para se deitar para o lado . Fica bem


De JOSÉ LESSA a 24 de Janeiro de 2007 às 21:09
Olá Filipe
São estes amigos como a Florinda que não nos deixam "cair da escada". Hoje sei que as coisas por vezes não são como nós queremos mas a fé tem de ser a última a perder-se. Com 56 anos o Filipe sabe que por vezes se nos fecha uma porta mas logo a seguir uma nova janela se abre... Coragem e muita fé e quando quiser sabe o meu E-mail...
Um abraço.
José Lessa


De TiBéu ( Isa) a 25 de Janeiro de 2007 às 22:19
Filipe... que se passa por estes lados??? Não, não desistir !!!! Nada disso. Que giro és da minha idade e se pensas que só tu tens problemas... nada disso, mas vamos aguentando e cara alegre, porque as tristezas não pagam dividas (andava quase tudo triste se assim fosse) Temos que ir fazendo o que nos dá mais prazer na vida, lembra-te que já não voltamos a fazer outros tantos anos, VAMOS APROVEITAR ESTES QUE NOS FALTAM DA MELHOR FORMA POSSÍVEL , concordo com os dois comentários anteriores. Aparece bj gr


De Florinda a 26 de Janeiro de 2007 às 00:08
Oi Sr.José! Bigada pelo comentário no meu blog, e por ter falado com o Filipe de mim, mas agora quem fala com o Filipe sou eu (Filipe achas que graças a ti ganhei mais um amigo? ) pois bem deixo mais um comentário aqui e como aqui em são miguel ainda não passou da meia noite, desejo aos dois um Feliz Dia dos amigos e é com doi beijinhos ao Filipe Freitas [(k)] e ao José Lessa [(k)]. Até ao próximo comentário. PS: Nunca Deixem De Sorrir


Comentar Artigo

FILIPE FREITAS

Pesquisar neste blog

 

Figueira da Foz
PORTUGAL




Os meus outros cantinhos
Clique nas duas imagens:
 



  Clique na imagem seguinte
        para ver o vídeo do

    Mar da Figueira da Foz


       Fonte Luminosa
       Figueira da Foz

      
Video: Filipe Freitas



SELO da minha Praia
..... pode levá-lo .....




Músicas



PRAIA da CLARIDADE nasceu em:

30/Janeiro/2005

Os 50 Artigos mais Recentes

Batalha da Roliça

Revolução dos Cravos

Massacre de Lisboa de 150...

O Alasca foi vendido

Páscoa: este ano é muito ...

Feliz Dia de São Valentim...

Padre António Vieira

Centenário do Regicídio d...

Descoberta da Vacina

Daguerreótipo

Feliz Ano de 2008 !

Lua Azul

Fossa das Marianas

Flor-do-Natal

Calçada da Fama

Beatriz Costa

Frank Sinatra

Tubarão-touro

Miguel de Vasconcelos

Restauração da Independên...

Egas Moniz

Maiores campos de gelo e ...

Tumba de Herodes

A Bela Adormecida na Figu...

Bola de ténis

Qual a cidade mais fria d...

Tautologia

O maior grupo de lagos de...

Macaronésia

Chuva de estrelas

Erupções vulcânicas

Lenda de São Martinho

Mário Viegas

Muro de Berlim

Libelinha

Castanhas

Falha de Santo André

Quinze anos ao telemóvel

Fotografia Aérea com Papa...

Chuva de animais

Pseudo-fruto

Elevador da Glória

1.º avião do mundo

Maçã

Funicular

Amistad

Turbante

O primeiro satélite artif...

José Hermano Saraiva

Masseiras

Arquivos Mensais

Agosto 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Temas

acidentes

açores

actores

alimentação

ambiente

animais

arquitectura

artes

astrologia

astronáutica

astronomia

aves

aviação

brasil

cantinhos de portugal

cantores

capitais

ciências ocultas

civilizações

crustáceos

culinária

curiosidades

desportos

electrónica

energia

fenómenos

festividades

figueira da foz

filosofia

geografia

guerra

história de portugal

história mundial

humor

informática

insectos

lazer

lisboa

literatura

locais sagrados

madeira

máquinas

mar

medicina

medicina natural

mistérios

monumentos

música

natureza

oceanos

palácios

peixes

pensamentos

pessoas célebres

poemas

poetas

religião

relíquias

rios

saúde

superstições

tecnologias

tradições

transportes

turismo

união europeia

todas as tags

Hora e Temperatura locais (clique, veja a sua zona)

Click for Coimbra, Portugal Forecast

........ Anjo da Paz ........

Anjo da PAZ

Blogues Amigos



À Beira Mar


A Iluminura


A Magia das Palavras


A Papoila


A Serpente Emplumada


Acerca do Mundo


Amicus Ficaria


Ana Luar


Arodla 2006


As the world turns


Barão da Tróia


Bella Mistura


Bióloga Poetisa


Blog da Berenice


Blog da Dalva


Blog das Trevas


Blogamizade


Blog Blogs SAPO


Boanova


Cantinho da Florinda


Cantinho da TiBéu


Canto da Conchita


Chica Ilhéu - Açores


Chuviscos


Cidália Santos


Competências


Confraria das Bifanas


Continua a Sorrir


Dador de Madula Óssea


Deixa-me !...


Doença de Parkinson


Domínio dos Anjos


Dreamers of the Night


Ecos do Tempo


Escrevinhando com o Coração


Eterna Parte de Mim


Evasões Bárbaras


Ex-Improviso


Fadinha Arodla


Fallen Angel - Marisocas


Fátima Cidade de Acolhimento


Floresta de Lórien


FLP - Aloé Vera


Formas & Meios


Formiguinha Atómica


Gatinhos Voadores


Ideias e Ideais - Terceira


Isis


Janela Aberta


José Lessa


Lua e Estrela


Mar y Sol


Menina Marota


Momentos a Dois


Mudar o Template


Noites do Amanhecer


O Atónito


O Estrelado


O PALHETAS -Figueira da Foz-


O Sal da Nossa Pele


O Sino da Aldeia


O Teu Doce Olhar


Paraquedista


Paredes de Coura


Parkinson Campinas


PAVANN


Por Terras do Rei Wamba


Princesa do Mar


Putoreguila


Quinto Poder


Rumo ao Sul


Sabor Latino


Sabor da Cozinha


Segunda Vida


Sem Imaginação


Sentimentos


Som & Tom


Sombreiro


Terena, vila Alentejana


Uma caracol falante


Virtual Realidade






Utilitários



FIGUEIRA DA FOZ
on-line

O seu browser não suporta flash. Necessita instalar o "plug-in".



Meteorologia




Portal dos Sites