Domingo, 1 de Outubro de 2006

República Popular da China

 
República Popular da China
 
 
Hong Kong - República Popular da China
 
Hong Kong
 
 
 

A República Popular da China é o terceiro maior Estado do mundo em área (ou o quarto, dependendo de como se contabilizem algumas áreas disputadas com outros países) e o mais populoso do planeta. Ocupa uma parte considerável da Ásia oriental. As suas fronteiras ao Norte são com o Quirguistão, com o Kazaquistão, com a Mongólia e com a Rússia, a Leste com a Coreia do Norte, com o Mar Amarelo (do outro lado do qual se encontra a Coreia do Sul), com o Mar da China Oriental e com o Estreito de Taiwan, que a separa de Taiwan (país que reivindica), a Sul com o Mar da China Meridional, com o Vietname, com o Laos, com Myanmar, com a Índia, com o Butão e com o Nepal e a Oeste com o Paquistão, o Afeganistão e o Tadjiquistão.
 
História
 
A República Popular da China foi fundada em 1 de Outubro de 1949, faz hoje 57 anos, por Mao Tsé-Tung. A partir de então iniciaram-se as reformas. Uma das mais importantes foi a reforma agrária tão requisitada pelos camponeses. E também o restabelecimento da economia.
 
Em 1950, a China alia-se à União Soviética, aliança que duraria cerca de dez anos. Com apoio militar e económico soviético, houve desenvolvimento em áreas sociais.
 
A partir de 1956, uma série de políticas foram adoptadas, sem grande sucesso, como a Campanha das Cem Flores em 1956, e o Grande Salto Adiante de 1958, que pretendia tornar a China uma potência económica em poucos anos.
 
Consequência do fracasso dessas políticas foi o afastamento de Mao Tsé-Tung do poder, e pouco depois conflitos com a aliada URSS.
 
Em 1966, Tsé-Tung com o apoio da Guarda Vermelha e do exército chinês, lança a Grande Revolução Cultural Proletária, que derruba os lideres do Partido, e retoma sua influência sobre o mesmo. Tsé-Tung morre em 1976.
 
Em 1978, o desenvolvimento económico foi colocado como prioridade e uma nova política foi adoptada: a das Quatro Modernizações – indústria, defesa, agricultura, ciência e tecnologia.
 
Em 1982, foi estabelecida a nova Constituição e Li Xiannian foi eleito presidente da República no ano seguinte.
 
Subdivisões
 
A República Popular da China é subdividida em 23 províncias, 5 regiões autónomas, 4 cidades administradas directamente pelo governo central e 2 Regiões Administrativas Especiais.
 
Geografia
 
Com uma área de aproximadamente 9.600.000 km2, a República Popular da China é o terceiro maior país do mundo, tendo uma linha fronteiriça de cerca de 22.000 km. O território chinês no seu conjunto forma uma escadaria colossal que em patamares vem descendo desde os pontos mais altos do Tibete até ao oceano Pacífico. Junto à costa há mais de 3.000 ilhas.
 
A extensão total da fronteira da China com as nações vizinhas totaliza 22.117 km, sendo dividido este número com os seguintes países: Afeganistão (76 km), Butão (470 km), Kazaquistão (1533 km), Coreia do Norte (1416 km), Índia (3380 Km), Laos (423 km), Mianmar (2185 km), Mongólia (4677 km), Nepal (1236 km), Paquistão (523 km), Quirguistão (858 km), Rússia (3645 km), Tajiquistão (414 km) e Vietname (1281 km).
 
Economia
 
A República Popular da China autointitula-se um Estado socialista com sistema económico de socialismo de mercado, o que significa uma economia de mercado onde a iniciativa do Estado se sobrepõe à iniciativa privada. Esse peculiar sistema económico, chamado erroneamente de "capitalismo", tem sido uma das principais causas do acelerado crescimento que a economia chinesa conheceu nas últimas décadas. A economia da China já é a 4ª mais poderosa do planeta (atrás apenas dos EUA, Japão e Alemanha), tendo a maior taxa de crescimento anual entre os países com mais de 100 milhões de habitantes (com a incrível marca de 9% ao ano). A China investe maciçamente em tecnologia e já possui um dos maiores e mais poderosos parques industriais do mundo, com uma produção diversificada que vai muito além das "bugigangas" exportadas pelos chineses por todo o mundo.
 
Demografia
 
A China destaca-se como o país de maior população de todo planeta com 1 bilião e 313 milhões de habitantes (estimativa para Julho de 2006).
 
A economia da China equipara-se a países de 1º mundo, como os Estados Unidos, o Japão e a França, e sua qualidade de vida, pelo método do PIB per capita, compara-se a pequenos e pobres países africanos. Enquanto que as grandes metrópoles chinesas não perdem em nada para cidades como Tóquio e Nova Iorque, a população rural - e a maioria absoluta da população concentra-se no campo - vive em condições de miséria totais, em alguns casos vivendo em condições idênticas a centenas de anos.
 
A população dos grandes centros (onde a população das cidades chega às cifras dos milhões) vivem razoavelmente bem. O mesmo não se verifica nas áreas rurais.
 
A China possuí muitas das cidades que se destacam entre as maiores do planeta, sendo possível encontrar cidades do interior do tamanho de São Paulo (a maior cidade da América do Sul com 10.677.019 habitantes em 2000, e que forma junto às suas cidades vizinhas a 4ª maior Região Metropolitana do mundo com 18,3 milhões de habitantes, ficando atrás apenas de Tóquio, Cidade do México e Nova Iorque).
 
Entre elas podemos citar:
 
Xangai  - região metropolitana: 12.887.000 em 2000; cidade: 9.537.000 em 1998;
Pequim (capital) - também chamada de Beijing - região metropolitana: 10.839.000 em 2000; cidade: 7.336.000 em 1998;
Tianjin  - 9.156.000;
Wuhan  - 5.169.000;
Chongqing  - 4.900.000;
Shenyang  - 4.828.000;
Guangzou (Cantão)  - 3.893.000 - (aglomerações urbanas - 2000).

 
O governo da China vem há bastante tempo tomando providências para conter a alta taxa de natalidade do país, sendo que umas das medidas tomadas é a de estimular que os casais tenham apenas 1 filho (excepção ao caso de gémeos), punindo financeiramente aqueles casais que tenham mais filhos, entre outras medidas discriminatórias.
Fonte: Wikipédia.
 
 
Publicado por: Praia da Claridade às 00:00
Link do post | comentar
8 comentários:
De jo a 1 de Outubro de 2006 às 00:14
Venho-te deixar um grande abraço e agradecer as tuas palavras no ecos. Um bom e repousante fim de semana é o que desejo.


De soaresesilva a 1 de Outubro de 2006 às 14:40
A China é um mundo que vamos conhecendo pouco a pouco. Longe vão os tempos duma China afastada do Ociente por uma série de costumes, religião e hábitos seculares. Hoje tornou-se uma potência caoaz de competir com qualquer grande país. Desconhecemos, é verdade, o que se passa no meio rural que, como dizes, parece continuar a viver miseravelmente. Afinal qual é a verdadeira China?


De mary90 a 1 de Outubro de 2006 às 16:21
Boa tarde.
Venho agradecer a visita ao meu cantinho.
Conheço bem a Figueira da Foz já passei por lá várias vezes e, até fiz a visita no comboio.
A China é uma grande potência mas o povo vive miseravelmente, trabalha muitas horas e quase não sabe o que são férias....
Boa semana. Mary90


De Maria Elisa a 1 de Outubro de 2006 às 17:04
Olá meu amigo!..Neste dia da Música,que ela leve a todos os corações do Mundo a sua beleza,entre os quais aos países como a "Potência da China"porque o é,uma maior liberdade de direitos,pelas pessoas e dar realmente aos Povos aquilo que os mesmos tem direito,não há escravatura,e se isso fosse respeitado,pois a vida toda seria "Música no Coração dos Homens"nem de prepósito adoroa sua música de fundo do Blog,sou fá pois esta Música tem o meu nome,ou seja" Para Elisa"não sei se seria algum Amor deste compositor,pois se foi obrigado a ele.
Amigo para si neste Domingo de Chuva por menos aqui,que ele seja feliz e com muita Música no Coração eu por menos não passo sem ela,é uma grande paixão.
Beijinhos Maria Elisa


De Maria Papoila a 1 de Outubro de 2006 às 20:14
Um artigo que mais uma vez nos aporta informação sobre essa grande potência mundial que é a China.
Apesar da sua abertura a Ocidente e da invasão do mercado pelos seus produtos tão pouco sabemos ainda como realmente vive o seu povo principalmente nas áreas rurais.
Beijo


De Edimar Suely a 1 de Outubro de 2006 às 20:57
Gosatei de saber muitass coisas que desconhecia. Legal! Um belo domingo com muita paz e amor.
Edimar Suely
edi_suely.blig.ig.com.br


De Fallen Angel a 1 de Outubro de 2006 às 22:33
As histórias que este senhor sabe.
Um grande beijinho cheio de carinho


De smareis a 1 de Outubro de 2006 às 23:00
Oi Meu amigo!
Muito bonita essa imagem , deve ser muito linda China.
O Amor é plantado,e com carinho cultivado,a Amizade vem faceira,e com troca de alegria e tristeza,torna-se uma grande e querida companheira.
Obrigada por sua amizade .Meu blog está atualizado, e fala sobre o tragico acidente de avião que estava com 155 pessoas , sendo 10 pessoas aqui da minha cidade, tudo amigos.
Ótimo começo de semana pra ti!
Bjs em seu coração.


Comentar Artigo

FILIPE FREITAS

Pesquisar neste blog

 

Figueira da Foz
PORTUGAL




Os meus outros cantinhos
Clique nas duas imagens:
 



  Clique na imagem seguinte
        para ver o vídeo do

    Mar da Figueira da Foz


       Fonte Luminosa
       Figueira da Foz

      
Video: Filipe Freitas



SELO da minha Praia
..... pode levá-lo .....




Músicas



PRAIA da CLARIDADE nasceu em:

30/Janeiro/2005

Os 50 Artigos mais Recentes

Batalha da Roliça

Revolução dos Cravos

Massacre de Lisboa de 150...

O Alasca foi vendido

Páscoa: este ano é muito ...

Feliz Dia de São Valentim...

Padre António Vieira

Centenário do Regicídio d...

Descoberta da Vacina

Daguerreótipo

Feliz Ano de 2008 !

Lua Azul

Fossa das Marianas

Flor-do-Natal

Calçada da Fama

Beatriz Costa

Frank Sinatra

Tubarão-touro

Miguel de Vasconcelos

Restauração da Independên...

Egas Moniz

Maiores campos de gelo e ...

Tumba de Herodes

A Bela Adormecida na Figu...

Bola de ténis

Qual a cidade mais fria d...

Tautologia

O maior grupo de lagos de...

Macaronésia

Chuva de estrelas

Erupções vulcânicas

Lenda de São Martinho

Mário Viegas

Muro de Berlim

Libelinha

Castanhas

Falha de Santo André

Quinze anos ao telemóvel

Fotografia Aérea com Papa...

Chuva de animais

Pseudo-fruto

Elevador da Glória

1.º avião do mundo

Maçã

Funicular

Amistad

Turbante

O primeiro satélite artif...

José Hermano Saraiva

Masseiras

Arquivos Mensais

Agosto 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Temas

acidentes

açores

actores

alimentação

ambiente

animais

arquitectura

artes

astrologia

astronáutica

astronomia

aves

aviação

brasil

cantinhos de portugal

cantores

capitais

ciências ocultas

civilizações

crustáceos

culinária

curiosidades

desportos

electrónica

energia

fenómenos

festividades

figueira da foz

filosofia

geografia

guerra

história de portugal

história mundial

humor

informática

insectos

lazer

lisboa

literatura

locais sagrados

madeira

máquinas

mar

medicina

medicina natural

mistérios

monumentos

música

natureza

oceanos

palácios

peixes

pensamentos

pessoas célebres

poemas

poetas

religião

relíquias

rios

saúde

superstições

tecnologias

tradições

transportes

turismo

união europeia

todas as tags

Hora e Temperatura locais (clique, veja a sua zona)

Click for Coimbra, Portugal Forecast

........ Anjo da Paz ........

Anjo da PAZ

Blogues Amigos



À Beira Mar


A Iluminura


A Magia das Palavras


A Papoila


A Serpente Emplumada


Acerca do Mundo


Amicus Ficaria


Ana Luar


Arodla 2006


As the world turns


Barão da Tróia


Bella Mistura


Bióloga Poetisa


Blog da Berenice


Blog da Dalva


Blog das Trevas


Blogamizade


Blog Blogs SAPO


Boanova


Cantinho da Florinda


Cantinho da TiBéu


Canto da Conchita


Chica Ilhéu - Açores


Chuviscos


Cidália Santos


Competências


Confraria das Bifanas


Continua a Sorrir


Dador de Madula Óssea


Deixa-me !...


Doença de Parkinson


Domínio dos Anjos


Dreamers of the Night


Ecos do Tempo


Escrevinhando com o Coração


Eterna Parte de Mim


Evasões Bárbaras


Ex-Improviso


Fadinha Arodla


Fallen Angel - Marisocas


Fátima Cidade de Acolhimento


Floresta de Lórien


FLP - Aloé Vera


Formas & Meios


Formiguinha Atómica


Gatinhos Voadores


Ideias e Ideais - Terceira


Isis


Janela Aberta


José Lessa


Lua e Estrela


Mar y Sol


Menina Marota


Momentos a Dois


Mudar o Template


Noites do Amanhecer


O Atónito


O Estrelado


O PALHETAS -Figueira da Foz-


O Sal da Nossa Pele


O Sino da Aldeia


O Teu Doce Olhar


Paraquedista


Paredes de Coura


Parkinson Campinas


PAVANN


Por Terras do Rei Wamba


Princesa do Mar


Putoreguila


Quinto Poder


Rumo ao Sul


Sabor Latino


Sabor da Cozinha


Segunda Vida


Sem Imaginação


Sentimentos


Som & Tom


Sombreiro


Terena, vila Alentejana


Uma caracol falante


Virtual Realidade






Utilitários



FIGUEIRA DA FOZ
on-line

O seu browser não suporta flash. Necessita instalar o "plug-in".



Meteorologia




Portal dos Sites