Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

PRAIA DA CLARIDADE

Figueira da Foz - Portugal

16
Jul06

O Babirusa

Praia da Claridade

 
O Babirusa
 
 
 

O babirusa (Babyrousa babyrussa) é um mamífero suídeo de aspecto incomum, típico da Indonésia. Os caninos superiores do macho emergem na vertical dos alvéolos do maxilar, penetram pela pele do nariz e então saem em curva para cima e na frente da face; uma característica sem igual em mamíferos. Os caninos da mandíbula do macho também crescem em cima da frente da face. Esta particularidade aparece no macho de adulto (os caninos da fêmea ou estão ausentes ou notadamente reduzidos).
 
Este tipo de dente levou as pessoas acharem que ele era parecido com um antílope, por isso o seu nome (i.e. ' babi' = porco e ' rusa' = cervo). A função destes dentes é desconhecida. São bastante frágeis, e então facilmente se quebram; eles são raramente usados em combate entre machos. Muitas das informações disponíveis na história natural e biologia desta espécie são derivadas ao estudo de espécimes cativos de jardins zoológicos.
 
O babirusa é o representante vivo exclusivo do sub-família Babyrousinae. Acreditam os estudiosos que o Babyrousa se desenvolveu desde a escala de tempo geológico de Oligoceno (25 milhões de anos atrás) ao longo de uma linha evolutiva separada.
 
A Babirusa em cativeiro pode tornar-se sexualmente madura com cinco a dez meses de idade, e vivem em torno de 24 anos. Porém, é improvável que se reproduzem antes de 1 ano de idade. O ciclo estro dura entre 28 e 42 dias, e fêmeas em cativeiro geralmente entram novamente no cio dentro de 3 meses após o parto. O cio dura de 2-3 dias, e a duração de gestação normalmente é de 155-158 dias, entretanto já ocorreu casos de durar 171 dias. O número de filhotes é um ou dois, mas às vezes foram registados nascimentos de trigémeos ambos em cativeiro e na vida selvagem já foram encontrados 4 fetos no ventre de uma fêmea. As fêmeas normalmente são bastante dóceis em cativeiro, mas ficam bastante agressivas quando estão com filhotes e até duas semanas após o nascimento.
 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D