Sábado, 1 de Julho de 2006

Cidade de Petrópolis - Brasil

 
Localização de Petrópolis - Rio de Janeiro - Brasil
 
Localização de Petrópolis - Rio de Janeiro - Brasil


Universidade Católica de Petrópolis
 
Universidade Católica de Petrópolis


Petrópolis - Catedral de São Pedro de Alcântara
 
Petrópolis - Catedral de São Pedro de Alcântara


 

Município e cidade de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro. Área de 774.606 km². População de 302.477 habitantes, em 2004, segundo o IBGE.
 
O município tem cinco distritos: Petrópolis, Cascatinha, Itaipava, Pedro do Rio, e Posse. Situa-se a 42 km da capital do estado pela rodovia BR-040 e a 463 km da cidade de São Paulo. O seu clima ameno, as suas construções históricas e a abundante vegetação servem como grandes atractivos turísticos. Além disso, a cidade possui um movimentado comércio e serviços além de produção agropecuária (com destaque para a fruticultura) e industrial. A cidade é constantemente chamada de Cidade Imperial, o seu apelido.
 
 
História
 
Petrópolis é talvez o mais notável exemplo dos esforços de imigração europeia para o Brasil no Segundo Reinado. Concebida pelo Major Julio Frederico Koeler, é tida como a primeira cidade projectada do Brasil, composta de um núcleo urbano, a Cidade, (hoje o centro da cidade) rodeado por "Quarteirões Imperiais" que receberam famílias de agricultores, principalmente alemãs mas também açorianas (Açores, oficialmente designados por Região Autónoma dos Açores, são um território autónomo da República Portuguesa, sito no Atlântico nordeste) e, posteriormente, de italianos para as indústrias de tecidos lá instaladas. O notável do projecto de Koeler foi o facto de baptizar os seus quarteirões com o nome da região de onde vinham os seus habitantes (Mosela, Bingen, Woerstadt, Darmstadt, Renânia, etc.) e dispô-los mais ou menos na mesma forma das respectivas regiões na Alemanha. Tais terras pertenciam à Fazenda do Córrego Seco, propriedade pessoal do imperador, donde o nome Petrópolis, cidade de Pedro, e foram arrendadas para Koeler e por este aos imigrantes, resultando num sistema de foro e laudémio [pensão que o foreiro paga ao senhorio directo] recebido pelos herdeiros de Dom Pedro II até a promulgação da Constituição de 1988.
 
Pedro II, "O Magnânimo" (Rio de Janeiro, 2 de Dezembro de 1825 — Paris, 5 de Dezembro de 1891), de nome completo: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Áustria, foi o segundo e último imperador do Brasil. Filho de Dom Pedro I e de Dona Leopoldina de Áustria, nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, e sucedeu a seu pai, que abdicou em seu favor no dia 7 de Abril de 1831 para retomar a coroa de Portugal.
 
D. Pedro I (Queluz, Portugal, 12 de Outubro de 1798 — Queluz, Portugal, 24 de Setembro de 1834) foi o primeiro Imperador do Brasil, de 12 de Outubro de 1822 a 7 de Abril de 1831, e ainda 29.º Rei de Portugal (título herdado de seu pai, D. João VI), durante um período de sete dias (entre 26 de Abril e 2 de Maio de 1826), como D. Pedro IV de Portugal.
 
Em Portugal, é conhecido como "O Rei-Soldado", uma vez que andou combatendo o irmão D. Miguel na Guerra Civil de 1832-34 ou "O Rei-Imperador". É também conhecido, de ambos os lados do Atlântico, como "O Libertador"  — Libertador do Brasil do jugo português; Libertador de Portugal do governo absolutista.

Petrópolis, por estar na Serra dos Órgãos, a mais de 700 metros do nível do mar, a cidade oferecia um clima agradável, principalmente aos diplomatas e outros estrangeiros que habitavam o Rio de Janeiro no século XIX, que nela se refugiavam durante o Verão. Além do frescor, a cidade era notável por não ser vítima das epidemias de febre amarela, obviamente pela impossibilidade de procriação do mosquito transmissor numa temperatura mais baixa, embora isto não fosse percebido na época.
 
Estes factores, mais a proximidade com a capital e a sua posição no caminho que leva à Província de Minas Gerais, deram à cidade um conjunto de palacetes sem igual, dos quais o mais conhecido é a sede da fazenda imperial, hoje o Museu Imperial, o que faz com que se diga que a Avenida Koeler, ladeada por vários tais palacetes e terminando na Catedral de São Pedro de Alcântara, seja a rua mais bela do Brasil. Por outro lado, lá encontram-se construções curiosas como a casa de Verão de Santos Dumont, a "Encantada", a velha casa da família Rocha Miranda na Avenida Ipiranga bem como a casa da mesma família em estilo seiscentista, o qual também define a célebre casa de Lúcio Costa no Bairro de Samambaia.
 
Petrópolis foi palco de acontecimentos e episódios diversos da história do Brasil, como a assinatura do tratado que incorporou o Acre ao Brasil (Acre, estado brasileiro situado no sudoeste da região Norte), do suicídio do escritor austríaco Stefan Zweig e muitas das reuniões que levaram ao Golpe de 1964. Antes de Brasília, funcionava como capital de Verão do Brasil, quando o Presidente da República permanecia no Palácio Rio Negro. Refúgio de artistas, figura nas páginas de Machado de Assis e de Stanislaw Ponte Preta e lá Jorge Amado concluiu o seu "Gabriela Cravo e Canela". Vinicius de Moraes, Gabriela Mistral e Sarah Vaughan estavam entre os seus frequentadores.
 
Como consequência da transferência da capital e do crescimento demográfico do Rio de Janeiro, durante a década de 1970, Petrópolis perdeu consideravelmente a sua importância no contexto político do país.
 
 
Turismo
 
São muitos os pontos turísticos em Petrópolis:
 
-  Museu Imperial de Petrópolis
-  Catedral de São Pedro de Alcântara com o Mausoléu Imperial
-  Palácio Quitandinha
-  Palácio de Cristal
-  Palácio Grão Pará
-  Palácio Rio Negro
-  Casa de Santos Dumont
-  Casa da Princesa Isabel
-  Casa do Visconde de Mauá
-  Casa de Joaquim Nabuco
-  Trono de Fátima
-  Florália
-  Morro Açu (Parque Nacional da Serra dos Órgãos)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Publicado por: Praia da Claridade às 00:55
Link do post | comentar
14 comentários:
De cristiano a 1 de Julho de 2006 às 13:03
Meu pai foi nessa linda cidade, ha uns anos..conheci por fotos!


De Rute a 1 de Julho de 2006 às 13:55
Deve ser uma cidade bonita... não conheço o Brasil mas espero vir a conhecer um dia.
Obrigado pela visita ao meu jardim.
Até à próxima.



De Cláudia a 1 de Julho de 2006 às 14:00
Sem dúvida um local encantador e ideal para turismo. Lindo! Beijos *


De PAOLA VANNUCCI a 1 de Julho de 2006 às 14:36
Mo muito o meu país amado


De * a 1 de Julho de 2006 às 14:41
Já lá estive!


De smareis a 1 de Julho de 2006 às 15:13

Olá!
Vi seu link no blog de uma amiga, e resolvi dá uma chegadinha pra uma visitinha. Eu adorei seu blog é muito encantador e acolhedor.
Lindissimo as imagens.
Ótimo fim de semana pra vc!
Bjs em seu coração!


De Iara a 1 de Julho de 2006 às 18:01
Olá tudo bem? Obrigado por haver retribuído a minha visita. Apesar de está no Brasil não conheço Petrópolis . Mesmo assim conhecer mais sobre o nosso país é sempre prazeroso . Bom final de semana. Beijos


De arodla a 1 de Julho de 2006 às 20:06
Olá foste escolher um lugar que conheço bem porque a minha cunhada casada com meu irmão mora lá, ela é de descendência japonesa mas acho que sempre viveu em Petrópolis. Fez-me lembrar a nossa Sintra eles no Rio gostam muito desse lugar por ser mais frio. eu vi o Museu imperial que me fizeram calçar um chinelôes fofinhos para não estragar o chão. O museu lá dentro faz lembrar o palácio de Queluz, estou a contar isto e se calhar conheces melhor que eu!, fui a catedral, e gostei de passear num ambiente muito a cheirar a Portugal. muitos beijinhos Arodla


De leonoretta a 1 de Julho de 2006 às 21:57
ola filipe. bem digo eu: devagarinho vais colocando aqui no teu blog um manancial de informação. parabéns. abraço da leonoreta


De Fallen Angel a 1 de Julho de 2006 às 22:47
Um grande beijoca fofa e carinhosa. Já agora agradeço por mostrares uma cidade que deve ser lindissima, num país pobre mas enriquecedor na alegria e animação.


Comentar Artigo

FILIPE FREITAS

Pesquisar neste blog

 

Figueira da Foz
PORTUGAL




Os meus outros cantinhos
Clique nas duas imagens:
 



  Clique na imagem seguinte
        para ver o vídeo do

    Mar da Figueira da Foz


       Fonte Luminosa
       Figueira da Foz

      
Video: Filipe Freitas



SELO da minha Praia
..... pode levá-lo .....




Músicas



PRAIA da CLARIDADE nasceu em:

30/Janeiro/2005

Os 50 Artigos mais Recentes

Batalha da Roliça

Revolução dos Cravos

Massacre de Lisboa de 150...

O Alasca foi vendido

Páscoa: este ano é muito ...

Feliz Dia de São Valentim...

Padre António Vieira

Centenário do Regicídio d...

Descoberta da Vacina

Daguerreótipo

Feliz Ano de 2008 !

Lua Azul

Fossa das Marianas

Flor-do-Natal

Calçada da Fama

Beatriz Costa

Frank Sinatra

Tubarão-touro

Miguel de Vasconcelos

Restauração da Independên...

Egas Moniz

Maiores campos de gelo e ...

Tumba de Herodes

A Bela Adormecida na Figu...

Bola de ténis

Qual a cidade mais fria d...

Tautologia

O maior grupo de lagos de...

Macaronésia

Chuva de estrelas

Erupções vulcânicas

Lenda de São Martinho

Mário Viegas

Muro de Berlim

Libelinha

Castanhas

Falha de Santo André

Quinze anos ao telemóvel

Fotografia Aérea com Papa...

Chuva de animais

Pseudo-fruto

Elevador da Glória

1.º avião do mundo

Maçã

Funicular

Amistad

Turbante

O primeiro satélite artif...

José Hermano Saraiva

Masseiras

Arquivos Mensais

Agosto 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Temas

acidentes

açores

actores

alimentação

ambiente

animais

arquitectura

artes

astrologia

astronáutica

astronomia

aves

aviação

brasil

cantinhos de portugal

cantores

capitais

ciências ocultas

civilizações

crustáceos

culinária

curiosidades

desportos

electrónica

energia

fenómenos

festividades

figueira da foz

filosofia

geografia

guerra

história de portugal

história mundial

humor

informática

insectos

lazer

lisboa

literatura

locais sagrados

madeira

máquinas

mar

medicina

medicina natural

mistérios

monumentos

música

natureza

oceanos

palácios

peixes

pensamentos

pessoas célebres

poemas

poetas

religião

relíquias

rios

saúde

superstições

tecnologias

tradições

transportes

turismo

união europeia

todas as tags

Hora e Temperatura locais (clique, veja a sua zona)

Click for Coimbra, Portugal Forecast

........ Anjo da Paz ........

Anjo da PAZ

Blogues Amigos



À Beira Mar


A Iluminura


A Magia das Palavras


A Papoila


A Serpente Emplumada


Acerca do Mundo


Amicus Ficaria


Ana Luar


Arodla 2006


As the world turns


Barão da Tróia


Bella Mistura


Bióloga Poetisa


Blog da Berenice


Blog da Dalva


Blog das Trevas


Blogamizade


Blog Blogs SAPO


Boanova


Cantinho da Florinda


Cantinho da TiBéu


Canto da Conchita


Chica Ilhéu - Açores


Chuviscos


Cidália Santos


Competências


Confraria das Bifanas


Continua a Sorrir


Dador de Madula Óssea


Deixa-me !...


Doença de Parkinson


Domínio dos Anjos


Dreamers of the Night


Ecos do Tempo


Escrevinhando com o Coração


Eterna Parte de Mim


Evasões Bárbaras


Ex-Improviso


Fadinha Arodla


Fallen Angel - Marisocas


Fátima Cidade de Acolhimento


Floresta de Lórien


FLP - Aloé Vera


Formas & Meios


Formiguinha Atómica


Gatinhos Voadores


Ideias e Ideais - Terceira


Isis


Janela Aberta


José Lessa


Lua e Estrela


Mar y Sol


Menina Marota


Momentos a Dois


Mudar o Template


Noites do Amanhecer


O Atónito


O Estrelado


O PALHETAS -Figueira da Foz-


O Sal da Nossa Pele


O Sino da Aldeia


O Teu Doce Olhar


Paraquedista


Paredes de Coura


Parkinson Campinas


PAVANN


Por Terras do Rei Wamba


Princesa do Mar


Putoreguila


Quinto Poder


Rumo ao Sul


Sabor Latino


Sabor da Cozinha


Segunda Vida


Sem Imaginação


Sentimentos


Som & Tom


Sombreiro


Terena, vila Alentejana


Uma caracol falante


Virtual Realidade






Utilitários



FIGUEIRA DA FOZ
on-line

O seu browser não suporta flash. Necessita instalar o "plug-in".



Meteorologia




Portal dos Sites