Terça-feira, 30 de Maio de 2006

Os Labradores são cães de família...

 
Labradores, um amarelo e um preto
 
Labradores, um amarelo e um preto

 
 

Retriever do Labrador (ou carinhosamente, Labrador ou Lab), é uma das mais conhecidas raças de cão. Notabiliza-se pela sua amabilidade, inteligência e obediência. Por causa destas características, são frequentemente treinados para serem cães de caça, de assistência, como cães-guia ou de serviço. A raça Labrador é a mais popular tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido, o seu país de origem.
 
A origem do "retriever" do nome é a função, e o Labrador é uma das raças que tem como função original a busca da caça abatida, especialmente na água ou em áreas alagadas. É um excelente cão de companhia se tiver bastante companhia, educação e algum exercício diário.
 
 
Temperamento
 
Devemos lembrar que o comportamento é composto de duas partes: a genética e a educação (manejo, ambiente). Assim, vamos falar sobre como é o temperamento de um BOM Labrador, escolhido de pais que correspondam ao que se espera da raça e que recebam educação adequada, sem violência, mas também sem mimos excessivos.
 
Os Labradores são cães com bastante energia enquanto filhotes. Isso significa que eles são como crianças, e se deixados sozinhos com objectos perigosos por perto, irão fazer "arte". Quando adultos, diminuem a actividade física espontânea, mas não perdem o espírito brincalhão e amigo.
 
São cães fáceis de educar para as mais diversas actividades: companhia, busca de caça (especialmente aves e em terrenos alagados), guia de cegos, cão de terapia, cão assistente (deficientes); basta que o dono tenha um pouco de paciência e procure técnicas adequadas.
 
Definitivamente NÃO são cães de guarda. Podem até latir ao avistar uma situação ou pessoa estranha, mas não atacam. Os Labradores NECESSITAM de companhia para se desenvolverem de forma saudável. Se a ideia é ter um cão que fique bem sozinho em grande parte do dia, o Labrador NÃO é uma boa opção. Por fim, os Labradores são cães de família. Muitos não tem um dono predilecto...
 
 
Aparência
 
Os Labradores são cães de médio para grande porte. Pelo padrão, as fêmeas devem medir entre 54 e 56 cm na cernelha e os machos entre 56 e 57. A cernelha é o ponto mais alto do ombro, antes do pescoço. O tamanho é medido desse ponto até o chão. Labradores em boa forma (não gordos) pesam, em média, entre 37 e 42 quilos, dependendo do sexo e genética.
 
A pelagem é dupla: tem pêlo (mais duro e comprido) e sub-pêlo (que se vê abrindo a pelagem, parece uma lãzinha curta, macia e de cor mais opaca). São encontrados em três cores: amarelos (variando do creme claro ao avermelhado da raposa), chocolates ou pretos. A cor tem que ser sólida, e uma pequena mancha branca é aceita SOMENTE no peito, preferindo-se os inteiros de uma cor. O nariz, contorno dos olhos e lábios dos chocolates são marrons. Nos amarelos e pretos são pretos. Um nariz UM POUCO mais claro (não rosa, nem marrom... um preto desbotado) é aceite nos amarelos mais velhos ou durante frio intenso (nariz de Inverno). Os olhos nas três cores devem ser castanhos, podendo ser um pouco mais claros (mas ainda castanhos) nos exemplares chocolates.
 
Os Labradores amarelos com nariz, contorno dos olhos e lábios, rosas ou marrons, são considerados despigmentados. Essa falha de pigmentação leva o cão a ser mais susceptível a problemas de pele, inclusive queimaduras dos raios solares (e isso pode levar ao cancro de pele). Portanto, os Labradores despigmentados, devem ser muito amados como cães de companhia, mas NÃO devem reproduzir-se, e o dono deve tomar cuidados adicionais, como somente expô-lo ao sol em horários específicos (de manhã ou bem à tarde) e passar protector solar no nariz.
 
As orelhas são pendentes, triangulares e médias. O focinho deve ser médio e forte (largo). Os dentes fecham-se em tesoura (visto de frente, os dentes de cima ficam logo à frente dos debaixo, sem espaços).
 
As costelas e o rabo são bem característicos. As costelas são bem largas e arredondadas. Como é um cão que foi feito para caçar em águas geladas, precisa de um bom pulmão. Por isso as costelas têm esse formato, que lembra o de um barril. Às vezes isso dá a impressão de se tratar de um cão gordo. Se você colocar a mão sobre as costelas e conseguir senti-las com certa facilidade, verá que o exemplar não está fora do peso e sim que tem as costelas correctamente arqueadas.
 
O rabo é um outro ponto importantíssimo. Ele serve de leme nas mudanças de direcção enquanto está nadando. O rabo deve ser largo, relativamente curto (se puxado para baixo deve atingir, no máximo, o jarrete ("calcanhar")) e recto. Rabos finos e curvados para cima não serviriam para a actividade original, e por isso, são penalizados nas pistas de exposição.
 
 
História
 
Na planície de Terra Nova (Canadá) existiam alguns cães que trabalhavam com os pescadores tanto puxando redes de pesca, quanto buscando peixes que escapavam entre as redes. Eram basicamente de dois tipos: um maior e mais peludo, outro menor e de pelagem mais curta, este também conhecido como Cão de Saint John.
 
Esses cães foram levados para a Grã-Bretanha, e alguns caçadores de aves (especialmente patos) descobriram que poderiam utilizar algumas das suas características para criar uma raça específica para a função. Mantiveram, através de acasalamentos seleccionados, características como a vontade de buscar objectos, o gosto pela água, a pelagem grossa e resistente, a boca "macia" (que carrega objectos sem danificá-los), a docilidade e a obediência. Os cães menores e com pelagem mais curta eram mais aptos ao trabalho, já que cabiam melhor nos barcos pequenos, eram mais fáceis de serem içados de volta à embarcação e a água não congelava entre os pêlos, como ocorria com cães de pelagem mais longa. Foram usados cães locais e cães de outras raças, além do Saint John. Eram seleccionados os filhotes mais aptos ao trabalho.
 
Com isso chegou-se ao Labrador. No início, apenas os pretos eram reconhecidos. Como nasciam cães de outras cores nas ninhadas, alguns criadores uniram-se e fundaram o Clube do Labrador Amarelo, que foi a segunda cor a ser reconhecida pelo TKC (The Kennel Club). Por último, reconheceram o chocolate, que também era comum, mesmo em ninhadas de pretos.
 
Assim, o local que originou a raça através da selecção é a Grã Bretanha. Apenas um Concelho de Criadores dessa localidade, sob aprovação do Kennel Club local, pode modificar as características descritas no padrão oficial.
 
 
Saúde
 
Quanto à saúde, os Labradores não costumam ter maiores problemas. Como são cães pesados e grandes, deve-se evitar a obesidade (que sobrecarrega patas, pernas e coluna), piso liso e escadas (especialmente com filhotes). Em países de clima quente, além das duas trocas anuais de pêlo, os Labradores acabam por fazer uma "muda contínua" durante todo o ano. Alimentação adequada e de boa qualidade, escovagens frequentes e poucos banhos com champô ou sabonete, melhoram um pouco a situação. Banhos de piscina ou de mangueira são livres, mas o dono deve secar as orelhas e ouvidos para evitar otites.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Temas:
Publicado por: Praia da Claridade às 00:00
Link do post | comentar
5 comentários:
De Paola Vannucci a 30 de Maio de 2006 às 16:52
Meu querido amigo,
boa tarde, olha estou aqui para pedir-lhe algo vc poe me mandar um email com a resposta que te passo o assunto..... Tenho pouco material e creio que na sua inteligencia vc possa me ajudar
Please

paola_vann@yahoo.com.br

Muito obrigada

Paola

Depois leio com calma seu blog...........


De Martuxa a 30 de Maio de 2006 às 17:47
são lindos lindos lindos, fofos, fofos, fofos =D
Sorrisos e beijos


De soaresesilva a 30 de Maio de 2006 às 20:12
Não tenho cães mas se tivesse algum seria um labrador. Acho-os lindos e muito meigos. Claro que desconhecia todos esses detalhes sobre eles e achei muito interessante, principalmente, o apuramento da raça feito em Inglaterra. Contigo estamos sempre a aprender!


De zalinha a 4 de Maio de 2007 às 19:36
:):)
Tenho agora um pequenino com 3 meses;)Preto,não é puro,mas é muito fofo,mas nem sei se vou ter a capacidade de o educar bem,sei que requere muito trabalho e paciência,mas fico tão ansiosa a pensar se ele está bem,se se sente feliz...eu nem queria um cão em casa,mas o filhote adorava e pronto lá está ele e digo,ele adora o miudo,quando ele não está chora:(
E quando tem que ficar sozinho em casa tb:(
Espero que ele se adapte bem a nós e nós a ele:)
Bjs


De karina a 30 de Setembro de 2008 às 13:17
eu teu uma labradora amarelada ela e muito linda eu adoro brinca com ela ela e muito brincalhona o pelo dela e macil e cheiroso e pura labradora


Comentar Artigo

FILIPE FREITAS

Pesquisar neste blog

 

Figueira da Foz
PORTUGAL




Os meus outros cantinhos
Clique nas duas imagens:
 



  Clique na imagem seguinte
        para ver o vídeo do

    Mar da Figueira da Foz


       Fonte Luminosa
       Figueira da Foz

      
Video: Filipe Freitas



SELO da minha Praia
..... pode levá-lo .....




Músicas



PRAIA da CLARIDADE nasceu em:

30/Janeiro/2005

Os 50 Artigos mais Recentes

Batalha da Roliça

Revolução dos Cravos

Massacre de Lisboa de 150...

O Alasca foi vendido

Páscoa: este ano é muito ...

Feliz Dia de São Valentim...

Padre António Vieira

Centenário do Regicídio d...

Descoberta da Vacina

Daguerreótipo

Feliz Ano de 2008 !

Lua Azul

Fossa das Marianas

Flor-do-Natal

Calçada da Fama

Beatriz Costa

Frank Sinatra

Tubarão-touro

Miguel de Vasconcelos

Restauração da Independên...

Egas Moniz

Maiores campos de gelo e ...

Tumba de Herodes

A Bela Adormecida na Figu...

Bola de ténis

Qual a cidade mais fria d...

Tautologia

O maior grupo de lagos de...

Macaronésia

Chuva de estrelas

Erupções vulcânicas

Lenda de São Martinho

Mário Viegas

Muro de Berlim

Libelinha

Castanhas

Falha de Santo André

Quinze anos ao telemóvel

Fotografia Aérea com Papa...

Chuva de animais

Pseudo-fruto

Elevador da Glória

1.º avião do mundo

Maçã

Funicular

Amistad

Turbante

O primeiro satélite artif...

José Hermano Saraiva

Masseiras

Arquivos Mensais

Agosto 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Temas

acidentes

açores

actores

alimentação

ambiente

animais

arquitectura

artes

astrologia

astronáutica

astronomia

aves

aviação

brasil

cantinhos de portugal

cantores

capitais

ciências ocultas

civilizações

crustáceos

culinária

curiosidades

desportos

electrónica

energia

fenómenos

festividades

figueira da foz

filosofia

geografia

guerra

história de portugal

história mundial

humor

informática

insectos

lazer

lisboa

literatura

locais sagrados

madeira

máquinas

mar

medicina

medicina natural

mistérios

monumentos

música

natureza

oceanos

palácios

peixes

pensamentos

pessoas célebres

poemas

poetas

religião

relíquias

rios

saúde

superstições

tecnologias

tradições

transportes

turismo

união europeia

todas as tags

Hora e Temperatura locais (clique, veja a sua zona)

Click for Coimbra, Portugal Forecast

........ Anjo da Paz ........

Anjo da PAZ

Blogues Amigos



À Beira Mar


A Iluminura


A Magia das Palavras


A Papoila


A Serpente Emplumada


Acerca do Mundo


Amicus Ficaria


Ana Luar


Arodla 2006


As the world turns


Barão da Tróia


Bella Mistura


Bióloga Poetisa


Blog da Berenice


Blog da Dalva


Blog das Trevas


Blogamizade


Blog Blogs SAPO


Boanova


Cantinho da Florinda


Cantinho da TiBéu


Canto da Conchita


Chica Ilhéu - Açores


Chuviscos


Cidália Santos


Competências


Confraria das Bifanas


Continua a Sorrir


Dador de Madula Óssea


Deixa-me !...


Doença de Parkinson


Domínio dos Anjos


Dreamers of the Night


Ecos do Tempo


Escrevinhando com o Coração


Eterna Parte de Mim


Evasões Bárbaras


Ex-Improviso


Fadinha Arodla


Fallen Angel - Marisocas


Fátima Cidade de Acolhimento


Floresta de Lórien


FLP - Aloé Vera


Formas & Meios


Formiguinha Atómica


Gatinhos Voadores


Ideias e Ideais - Terceira


Isis


Janela Aberta


José Lessa


Lua e Estrela


Mar y Sol


Menina Marota


Momentos a Dois


Mudar o Template


Noites do Amanhecer


O Atónito


O Estrelado


O PALHETAS -Figueira da Foz-


O Sal da Nossa Pele


O Sino da Aldeia


O Teu Doce Olhar


Paraquedista


Paredes de Coura


Parkinson Campinas


PAVANN


Por Terras do Rei Wamba


Princesa do Mar


Putoreguila


Quinto Poder


Rumo ao Sul


Sabor Latino


Sabor da Cozinha


Segunda Vida


Sem Imaginação


Sentimentos


Som & Tom


Sombreiro


Terena, vila Alentejana


Uma caracol falante


Virtual Realidade






Utilitários



FIGUEIRA DA FOZ
on-line

O seu browser não suporta flash. Necessita instalar o "plug-in".



Meteorologia




Portal dos Sites